É possível voltar a ter fimose?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Existe sim, e é o que chamamos de fimose secundária. A fimose secundária pode surgir tanto na adolescência quanto na vida adulta e, além do câncer de pênis, quando não tratada pode causar problemas também no desempenho sexual.

Entre os principais tratamentos para fimose menos invasivos e com eficácia comprovada, é possível mencionar os exercícios específicos para retração do prepúcio e o uso de pomadas corticoides. Há também procedimentos cirúrgicos, como a colocação do anel de plástico e também a tradicional postectomia.

O diagnóstico da fimose é feito apenas pelo exame físico, durante avaliação clínica pelo médico urulogista, que constata que a glande (cabeça do pênis) não consegue ser exposta quando a pele é retraída, ou seja, a única forma de confirmar a presença da fimose é tentar retrair a pele que recobre a glande do pênis ...

Cerca de 99% dos bebés do sexo masculino nascem com fimose fisiológica e apenas 1% dos adolescentes com 17 anos apresentam ainda fimose.

O problema pode ser de origem congênita. Mas algumas doenças, como o diabete e infecções repetidas da pele do pênis, podem ocasionar o fechamento gradual do prepúcio, levando à fimose. A fimose no homem adulto é uma das principais causas do câncer de pênis.

Embora seja mais raro, a Fimose também pode acontecer em adolescentes entre 16 e 18 anos e nos adultos. Nesse artigo, explicaremos melhor os tipos de fimose e os graus de classificação da doença.

Quanto custa uma cirurgia de fimose? O valor de uma cirurgia de fimose pode variar bastante a depender de uma série de fatores como os honorários médicos, a região, custos hospitalares, entre outros. Porém, esse procedimento pode ser encontrado na rede particular por valores que variam de R$ 1.000,00 a R$ 5.000,00.

A fimose fisiológica desaparece espontaneamente em 90% dos casos até os 3 anos de idade e em 99% até a adolescência. Portanto, nas crianças mais velhas e nos adultos, o esperado é que o prepúcio encubra todo o pênis quando ele está flácido, mas se retraia, expondo a glande quando o mesmo está ereto.

O rompimento provavelmente causará um sangramento, pois trata-se de uma região irrigada por veias e artérias. Se o rompimento for parcial, parte da pele ficará exposta, o que causa incômodo.

Fimose grau 4: no quarto grau, existe tanta pele acumulada que a retração do prepúcio é muito pequena, não se conseguindo expor a glande; Fimose grau 5: o quinto nível é a forma mais grave do problema, em que não se consegue puxar a pele do prepúcio, não se conseguindo expor em nada a glande.

A movimentação adequada na região do prepúcio do seu filho durante a hora do banho pode garantir um tratamento eficaz para “eliminar” a fimose, garantindo que essa condição fisiológica desapareça naturalmente com o tempo, mesmo nos primeiros anos de vida.

A fimose pode causar um certo desconforto na vida sexual do homem, já que há excesso de pele no órgão. Nesses casos, os homens podem relatar dor, laceração, inchaço ou sangramento. Mas o impacto dessa condição vai muito além disso, já que o prepúcio pode dificultar a limpeza da área íntima, especialmente da glande.

Até que idade é normal ter fimose? Em geral, é normal ter algum grau de fimose até os 5 anos de idade. A retração pode acontecer naturalmente muitos anos depois, até na adolescência, mas a partir dos 5 anos recomenda-se ficar de olho junto com o pediatra para decidir sobre o início de algum tratamento.

São dois os tipos de fimose: a fimose fisiológica e a fimose secundária.Na fimose fisiológica, o paciente já apresenta esse excesso de pele, sendo que cabe ao médico pediatra realizar o acompanhamento para saber se a pele está se retraindo normalmente ou não.

Só existe uma maneira de identificar a fimose, que é tentando retrair manualmente a pele do prepúcio. Caso não seja possível, é necessário recorrer a uma consulta médica para avaliação de grau e tratamento.

Em adultos, o tratamento para a fimose é apenas cirúrgico ou, é recomendado o uso de sabonetes neutros e cremes hidratantes na tentativa de restabelecer a lubrificação da pele o mais próximo do normal possível.

Pode ser antes ou depois de ter iniciado a vida sexual. O médico costuma dar orientações sobre sexualidade, como prevenir DSTs, higiene e fazer uma revisão do sistema genial.

Essa pele se chama prepúcio e em muitos casos ela pode ser acometida por problemas. Pacientes que apresentam excesso de pele peniana e não conseguem expor a glande são portadores de fimose. Se o paciente tem muita pele mas consegue expor a glande, ele possui excesso de prepúcio.

Quando a cirurgia de fimose é necessária? A cirurgia de fimose é frequentemente realizada em garotos acima de 5 ou 6 anos, que já estão crescidos e já passaram pelo tratamento conservador. Crianças mais novas e bebês, dependendo do caso clínico, também podem ter que passar pelo procedimento cirúrgico.

A cirurgia de fimose o pode ser feita tanto em crianças quanto em adultos, mas não é a primeira recomendação em todos os casos.

Após 7 a 10 dias da realização do procedimento é possível que começam a perceber que alguns dos pontos ao redor da glande começam a se soltar ou simplesmente a desaparecer. Não precisam ficar preocupados, pois é assim mesmo!