É possível voltar a ser feliz depois de uma traição?

Perguntado por: imuniz . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Os psicólogos são praticamente unânimes ao dizer que depois da traição, se o relacionamento continuar, não voltará a ser como antes. O que não quer dizer que será pior. “Pode até melhorar, dependendo de como o casal vai lidar com o problema”, diz Olga Tessari.

Tentar superar uma traição é difícil, mas impossível quando apenas uma parte quer. Se a decisão for a de manter a relação, é importante agir de acordo, comprometendo-se a salvar o casamento. Isso inclui abrir espaço para que o parceiro traído manifeste sua dor, raiva e tristeza. E isso pode levar anos para ser curado.

Traiu uma vez, trairá sempre
Ao final do experimento, os participantes que reportaram serem infiéis no primeiro relacionamento tinham três vezes mais chances de serem infiéis na segunda relação. E ser traído parece que é uma constante também.

De fato, perdoar é um ato nobre do ser humano. Contudo, perdoar uma traição não significa de forma alguma que se queira retomar o relacionamento com a pessoa que traiu. Para algumas pessoas, realmente traição é algo imperdoável, principalmente quando o ato aconteceu diversas vezes e com várias pessoas.

Além disso, uma traição amorosa pode levar a pessoa a sofrer transtornos psicológicos, como a depressão.
...
2. Veja abaixo quais são as principais consequências de uma traição:

  • 2.1. Agressividade. ...
  • 2.2. Negação/choque. ...
  • 2.3. Rompimento com o cotidiano. ...
  • 2.4. Raiva. ...
  • 2.5. Tristeza. ...
  • 2.6. Depressão. ...
  • 2.7. Aceitação.

A traição simboliza quebra de confiança. Quando isso acontece, o traído passa por um período de luto. Como algo muito importante é perdido, o pesar é semelhante ao de quando alguém amado morre. As emoções são tão intensas que podem causar um trauma emocional.

Superar a ferida da traição

  1. Avaliar a situação. É importante tornar claras as circunstâncias nas quais a traição aconteceu. ...
  2. Não se culpar. Ainda que o traído seja a vítima, muitas vezes cai na tentação de se recriminar pelo ocorrido. ...
  3. Aceitar o ocorrido. ...
  4. Dar tempo a si mesmo. ...
  5. Fazer um balanço. ...
  6. Buscar o caminho do perdão.

Além disso, as crenças da pessoa traída em relação aos relacionamentos podem sofrer mudanças radicais. Ela pode passar a desacreditar no amor, não ver mais sentido no casamento ou em relacionamentos longos, ou crer que é impossível confiar em alguém de verdade.

Veja 8 passos para fortalecer o casamento após uma traição

  1. Terminar o caso imediatamente. Gentilmente, completamente, totalmente. ...
  2. Repensar o relacionamento. ...
  3. Nada de segredos. ...
  4. Parar de correr e enfrentar a dor. ...
  5. Caminhar sobre brasas. ...
  6. Assumir a responsabilidade. ...
  7. Perdão. ...
  8. Tempo.

Raiva, mágoa ou desejo de vingança são sentimentos comuns após a descoberta de uma traição, mas é importante não se deixar levar por eles – para cada ação ou decisão que tomamos em nossa vida, há uma consequência para ela.

Muitas vezes, as pessoas traem pois buscam a satisfação de vários desejos, como o desejo pela novidade, pela autonomia e por resgatar partes perdidas de si mesmo. Quando busca a atenção do outro, nem sempre está virando as costas ao parceiro, mas à pessoa que se tornou.

Uma das razões mais comuns para a infidelidade por parte dos homens é a rotina sexual. Quando isso acontece é muito comum que eles não deixem suas parceiras para não perder a estabilidade econômica, social e emocional que já conquistaram. Em resumo: eles já têm o que precisam. Passar por um divórcio não é fácil.

De acordo com o Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa, (2001) uma das definições dadas para “traição” é, por analogia, “infidelidade no amor”. Já a palavra “infidelidade”, está definida mais precisamente como “falta de respeito, de fidelidade àquilo com que se deveria estar comprometido”.

Quem trai também sofre? Pode ser que a pessoa que traiu também sofra, sobretudo quando ela reconhece quais foram os sentimentos que seu ato causou em quem foi vítima da traição.

A decisão de manter ou não o relacionamento após uma traição é somente sua. Mesmo que você opte pela separação, é importante perdoar para que você possa deixar essa situação no passado e retomar a sua vida sem ressentimentos. Encare o perdão como algo benéfico para você, e não somente para a pessoa que te traiu.

Ele vai terminar seu caso imediatamente
Ele não pode esperar reconquistá-la enquanto ainda está em contato com ela (mesmo que esteja dividido entre duas mulheres). Não dê a ele essa opção. Se ele está disposto a acabar com tudo e parar de conhecê-la completamente, é um sinal de que ele se arrepende de ter traído.