É possível viver em Mercúrio?

Perguntado por: dbelem . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.7 / 5 6 votos

Mercúrio possui uma camada muito fina de atmosfera. Seres humanos não conseguiriam viver lá. A superfície de Mercúrio possui buracos provocados por choques de objetos tais como meteoritos e asteróides.

Devido à sua velocidade, foi batizado com o nome de Mercúrio por ser o deus do comércio, das viagens e da malandragem. É o planeta mais rápido do Sistema Solar, perfazendo 47,87 quilômetros por segundo ao redor do Sol. A superfície é semelhante à da Lua, rochosa e com diversas crateras.

427 graus Celsius

A temperatura na superfície do lado de Mercúrio mais perto do Sol chega a 427 graus Celsius, uma temperatura quente o suficiente para derreter estanho. No lado oposto, ou lado da noite, a temperatura desce a -182 graus Celsius.

Mercúrio não possui satélites conhecidos, assim como Vênus, e, por essa razão, são chamados de planetas sem lua. O movimento de rotação de Mercúrio está diretamente ligado ao período orbital, que gira uma volta e meia a cada órbita.

A proximidade de Mercúrio com o Sol (é o planeta mais próximo dessa estrela) torna o desenvolvimento da vida nesse planeta bastante difícil, pois há altas e baixas temperaturas, instabilidades climáticas, atmosfera fraca e uma superfície escura, talvez devido à presença de grafite ou mesmo pelas altas temperaturas, que ...

Kepler-186f

Kepler-186f é um exoplaneta que orbita a Kepler-186. Trata-se do primeiro planeta de tamanho semelhante ao da Terra, descoberto na zona habitável de uma estrela.

Mercúrio é um planeta rochoso, composto, principalmente de ferro, níquel e silicato, isso o torna de uma cor marrom acinzentada devido à composição de sua superfície e que sofre na sua fina atmosfera o constante impacto de partículas e ventos solares.

São em número de 5 os planetas visíveis a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Geralmente eles são mais brilhantes do que as estrelas e, quando observados num céu límpido, não apresentam o fenômeno de "cintilação", isto é, eles não "piscam".

A inalação ou ingestão de grandes quantidades de mercúrio, no entanto, pode resultar em sérias consequências neurológicas. Os sintomas podem incluir tremores, insônia, perda de memória, dores de cabeça, fraqueza muscular e — em casos extremos — morte.

NETUNO

NETUNO. Translação: 164,79 anos Circunferência da órbita: 28.263.736.967 km Netuno leva 60.190 dias terrestres para completar uma volta ao redor do Sol. Ele realiza esse movimento a 19,5 quilômetros por hora, aproximadamente, sendo o planeta com órbita mais lenta do Sistema Solar.

Atualmente, o mercúrio é usado na fabricação de lâmpadas fluorescentes, de pilhas e baterias, alguns tipos de medicamentos e de fungicidas e na fabricação do PVC.

A superfície de Mercúrio é relativamente semelhante à da Lua, com uma grande quantidade de crateras formadas pelo impacto dos meteoritos que atingiram o planeta. A ausência de agentes erosivos de transformação do relevo faz com que essas crateras permaneçam conservadas durante muito tempo.

Já Mercúrio, possuindo uma fina e pouquíssima densa atmosfera, não consegue prender minimamente a imensa quantidade de energia que chega do Sol até ele.

O planeta é formado de aproximadamente 70% de material metálico e 30% de silicatos. Sua densidade é a segunda maior do sistema solar, de 5,427 g/cm³, um pouco menor apenas do que a terrestre, de 5,515 g/cm³.