É possível viver com pseudoartrose?

Perguntado por: eneves9 . Última atualização: 27 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Sim, é possível se obter a consolidação, existem métodos cirúrgicos próprios para as fraturas que falharam em consolidar (pseudartroses).

A instabilidade e a falta de vascularização adequada são os principais fatores que conduzem à pseudartrose. Infecção, falta de cooperação do paciente e neuropatias também devem ser consideradas na gênese da falta de consolidação.

O que acontece quando o osso não se regenera? A pseudartrose é mais comum do que se imagina, podendo atingir pessoas de qualquer idade e condição física. Ela é, basicamente, a não consolidação do osso após uma fratura. Os tratamentos apresentam altos índices de sucesso entre os pacientes.

A ão consolidação óssea, chamada de pseudartrose pode gerar dor, edema (inchaço) e limitação para desempenhar atividades. Importante seguir o tratamento proposto adequado para melhor recuperação…

A pseudoartrose não é uma doença rara, embora não seja tão conhecida da população. Aliás, ela é bastante comum, podendo atingir qualquer pessoa, independentemente da idade. Em geral, como uma fratura provoca dor intensa no indivíduo, este tende a procurar ajuda médica o mais rápido possível, o que acaba sendo benéfico.

Tomar bastante sol. A vitamina D é muito importante durante a cicatrização do osso pois é responsável por facilitar a absorção do cálcio no organismo. Assim, é importante que o paciente fique exposto ao sol pelo menos 15 minutos por dia.

Controlar doenças crônicas, como o diabetes e a hipertensão, além de praticar atividades físicas, manter o peso correto e consultar o médico regularmente são excelentes formar de permanecer saudável e prevenir o aparecimento de doenças, como a pseudoartrose”, conclui o especialista.

O paciente pode apresentar dor na região, edema (inchaço), dificuldade para movimentar o local e deformidade ou desvio do osso e da articulação.

Fatores que causam o retardo de consolidação óssea
Entre eles estão: Movimento dos fragmentos ósseos; levantamento de peso excessivo antes da recuperação. Alguns medicamentos, como corticosteroides e outros imunossupressores. Fraturas graves, complicadas ou com algum tipo de infecção.

A pseudartrose se caracteriza, basicamente, pela não consolidação óssea após uma fratura. Em outras palavras, é uma falha no processo de regeneração do osso fraturado.

A pseudartrose infectada é o resultado da infecção direta provocada por agente bacteriano, após fratura exposta, osteossíntese de fratura fechada, osteotomia ou artrodese, sendo a tíbia o local mais freqüente, seguida do fêmur(46).

O osso cola sempre? Não, as vezes o osso não cola, principalmente devido a fatores locais, principalmente vascularização e nesses sentido importante lembrar da má vascularização nos pacientes fumantes, fumar atrapalha a consolidação óssea.

O processo inflamatório alcança seu ponto máximo em alguns dias, mas demora semanas para desaparecer. Este processo causa a maior parte da dor que as pessoas sentem logo depois de uma fratura.

O tempo de consolidação das fraturas consiste no período em que a estrutura óssea leva para formação do calo duro, estando envolvidos processos biológicos que levarão à reparação óssea. Apresenta as seguintes fases: hematoma, fase inflamatória, calo mole (fibrosa), calo duro (ossificação) e remodelação óssea (2).

A média do tempo de consolidação na fratura fechada foi de 10 semanas e, na fratura exposta, 14 semanas.