É possível viver com o ligamento do joelho rompido?

Perguntado por: atavares2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Sim, é possível andar com o ligamento cruzado anterior lesado, principalmente após a melhora da dor que existe logo após a lesão. Porém, podem existir situações de falseio e instabilidade do joelho.

Por volta de 3 meses após a lesão deve ser possível correr. Mas antes de voltar a correr na rua você deve ter praticado na esteira e estar em acompanhamento com fisioterapeuta e ortopedista.

A ruptura de ligamento é uma lesão que pode causar muitas dores, além do inchaço na articulação. Existem alguns casos da ruptura de ligamento que os pacientes alegam não sentirem dores, apenas desconforto e insegurança para pisar no chão, por exemplo, e colocar força na articulação.

Sua lesão ou ruptura gera instabilidade e falseios e pode propiciar a ocorrência de outras lesões associadas se não tratada de forma adequada.

Este estalido geralmente indica que um ligamento (principalmente o ligamento cruzado anterior) está rompido. O joelho fica dolorido, inchado, rígido e, às vezes, apresenta hematomas. O local da dor depende da estrutura que for lesionada. O joelho pode parecer instável como se fosse dobrar.

Como já foi dito, a cirurgia para reparação de uma lesão de ligamento só é necessária quando este se rompe. O médico ortopedista é o profissional indicado para avaliar se há ou não necessidade de cirurgia. Em sendo constatada uma ruptura de ligamento, o procedimento cirúrgico será o indicado.

De início, o tratamento para esse tipo de ruptura de ligamento não envolve cirurgia. O especialista, normalmente, recomenda o uso de anti-inflamatórios e repouso para diminuir os sintomas. A maioria tem a liberação para apoiar a perna no chão, mas um auxílio é importante para evitar outros traumas.

O ligamento colateral medial (LCM) é o ligamento do joelho que mais sofre lesão. A sua função é estabilização do joelho contra o movimento em valgo excessivo. Já o ligamento colateral lateral (LCL) possui um papel de estabilização do joelho contra o varo excessivo. Você já ouviu falar de varo e valgo do joelho?

A lesão do ligamento cruzado anterior ( LCA ) causa instabilidade articular crônica se o ligamento não for reconstruído cirurgicamente. A instabilidade crônica provoca lesões nos meniscos. Essas lesões meniscais resultam em lesões na cartilagem que, por sua vez, evoluirão para artrose.

Inchaço do joelho; Dor aguda; Impossibilidade de colocar o peso no joelho e andar; Se outros ligamentos forem afetados, pode surgir um hematoma.

O tempo mínimo de recuperação da cirurgia do ligamento cruzado anterior do joelho é estimada entre quatro e seis meses após a intervenção cirúrgica. Contudo, a recuperação total pode levar até um ano.

O tratamento para reparação dos ligamentos colateral medial ou lateral podem ser realizados com fisioterapia e raramente requerem cirurgia. A fisioterapia deve ser iniciada logo após o diagnóstico e pode incluir o uso de aparelhos e exercícios prescritos pelo fisioterapeuta.

Para lesões graves, como um rompimento completo do ligamento, o tempo de recuperação pode levar de 6-12 meses ou mais para cicatrizar completamente e retornar à atividade normal. Nesses casos, a cirurgia reparadora ou reconstrutiva pode ser necessária e o tempo de recuperação pode ser prolongado.

A ressonância magnética de joelho é o exame mais usado para o diagnóstico das lesões do Ligamento Cruzado Anterior (LCA). Além de identificar possíveis lesões desse ligamento, a ressonância magnética também é um bom exame para avaliar a articulação do joelho como um todo.

Ruptura de ligamentos do joelho
A ruptura dos ligamentos do joelho é uma lesão grave que pode levar a dor e incapacidade de dobrar o joelho. Ela ocorre quando os ligamentos que fazem parte do joelho são rompidos, resultando na instabilidade da articulação.

O custo desse tipo de cirurgia na rede privada varia entre R$ 7 e R$ 10 mil.