É possível viajar para o Polo Norte?

Perguntado por: ebarros . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

Hoje, é possível viajar tanto para o Pólo Norte como para o Pólo Sul. Não é barato, custando entre US$ 30 mil e US$ 100 mil, mas é mais em conta do que costumava ser. Essas viagens também o colocarão em um clube muito exclusivo. Apenas algumas centenas de turistas viajaram para ambos os destinos.

Apesar disso, existe vida animal nessa região, com destaque para os ursos polares e alguns tipos de peixes que vivem abaixo das camadas de gelo, além de baleias, focas e leões-marinhos.

O polo norte – também chamado de Ártico – não possui terra firme, sendo basicamente formado por gelo. Assim, ele não é considerado um continente.

Polo norte magnético
Ele se encontra a uns 1600 km do Polo Norte (Ártico), perto da ilha de Bathurst, no Canadá. Isto quer dizer que o polo magnético e o geográfico não são o mesmo.

O território pertence à Noruega e recebe milhares de visitantes por ano -- em 2019, pelo menos 77 mil turistas visitaram o local, número que caiu para 25 mil no último ano, de acordo com a Visit Svalbard, agência oficial de turismo local.

Por causa da inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol, a posição do Sol muda no decorrer do ano. Durante Junho (Verão no Norte), o Polo Norte está voltado para o Sol, que brilha lá durante 24 horas por dia: é o dia polar.

Já no pólo norte, são os meses de abril a setembro agraciados com o Sol da Meia-noite. Portanto, é no Círculo Polar Antártico (sul do planeta Terra), que acontece a noite polar. Ou seja, estes dois lugares têm seis meses de escuridão, bem como outros seis meses de luminosidade completos.

Os principais habitantes do Ártico são os esquimós que ficam em regiões do Canadá, Sibéria, Alasca e Groenlândia. São famosos pelos seus trenós puxados por cães e por terem baixa estatura, olhos puxados e maçãs do rosto salientes. Estima-se que atualmente existam mais de 100 mil esquimós no Ártico.

Por causa da inclinação do planeta em relação ao plano de sua órbita ao redor do Sol, o movimento que o Sol faz no céu é circular, sempre próximo ao horizonte sobre os polos durante todo um semestre do ano.

A Terra tem uma inclinação de 23.5 graus, o que faz. com que as quatro estações existam. Por conta dessa inclinação, quando é verão no. hemisfério norte, o Sol nunca se põe no polo norte, e no.

#1 A Antártica não pertence a nenhum país. Há no local bases de várias nacionalidades, mas o Tratado Antártico garante que ninguém possa declarar soberania sobre qualquer um desses territórios.

1 – A região não tem fuso horário
Já que os seres humanos não habitam o local, nenhum fuso horário foi atribuído. Ou seja, se você viajar para lá, vai poder escolher qualquer fuso para guiar o seu relógio!

Na verdade, o que existe ao redor do Pólo Norte geográfico é uma capa de mar congelado, que não supera 5 metros de espessura.

Isso ocorre porque o gelo presente no Polo Norte está apoiado diretamente na água do mar, que absorve parte do calor gerado pelo oceano. Ao contrário do Polo Norte, no Polo Sul, existe uma camada de terra entre o mar e o gelo, que impede essa troca de calor.

A Antártida é o continente mais frio, seco e ventoso da Terra, e isso explica por que é o único sem uma população nativa. No entanto, o quarto maior continente do mundo — depois da Ásia, América e África — é um dos lugares mais cobiçados do planeta.

Considerado que o polo norte está na altura do mar, e que o polo Sul está a uma altitude mais elevada, podemos concluir que esse é mais frio que aquele. E aí, quais dos dois polos você irá visitar? Não se esqueça do agasalho, independente da região - Sul ou Norte, esses locais são intensamente gélidos.

Os ursos polares vivem unicamente no Ártico, ou seja, na região do Polo Norte, e os pinguins (como as espécies pinguim-imperador e pinguim-de-adélia) vivem na Antártida, na região do Polo Sul.