É possível ver Vênus da Terra?

Perguntado por: acamilo . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Através dos telescópios, é possível observar em detalhes os planetas do Sistema Solar, em especial Marte, Júpiter e Saturno. Vênus e Mercúrio, pelo fato de estarem muito próximos ao Sol, só são visíveis próximos ao horizonte e em poucas épocas do ano.

Vênus (mag -3,9) será o primeiro planeta a aparecer cerca de uma hora antes do nascer do sol local. Será o objeto mais brilhante no céu antes do nascer do Sol. Mercúrio e Marte surgirão em seguida. Você pode distinguir Marte (mag 1,3) por sua tonalidade avermelhada.

planeta Vênus

O planeta Vênus possui um movimento aparente semelhante ao do planeta Mercúrio. Isso acontece porque esses dois planetas estão localizados entre o Sol e a Terra e por isso são chamados de planetas inferiores ou interiores. Mesmo assim, se comparado a Mercúrio, o planeta Vênus é o mais fácil de ser observado.

Vênus é o planeta mais próximo da Terra e reside entre ela e o Sol. Portanto, após a Lua, Vênus é o corpo mais brilhante no céu noturno. Conhecido como "Estrela D'Alva", quando visto pouco antes do nascer do Sol no céu do leste e "Estrela da tarde", quando visto no céu do oeste ...

Vénus é mais brilhante que qualquer astro visto no céu (descontando o Sol e a Lua), e sua magnitude aparente máxima é de -4,6. O planeta pode ser visto facilmente quando o Sol está baixo no horizonte.

Mercurio, Vênus, Marte e Saturno estarão visíveis após o pôr-do-Sol, na direção oeste. O mais difícil deles é Mercurio, que permanecerá sempre muito próximo ao horizonte. Vênus é facilmente reconhecido pelo seu intenso brilho e sua cor branco-azulada.

Júpiter é especialmente visível devido ao seu tamanho — é o maior planeta do nosso sistema solar.

Qual o planeta que brilha a noite? São eles ... A junção do brilho de Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, com o de Vênus, que é o mais brilhante, criará um brilho espetacular, garante a Nasa, a agência espacial americana.

Vênus é um deles. Seu brilho peculiar é causado pela pesada atmosfera, que irradia o calor da luz do Sol na superfície. A pressão atmosférica ao nível do mar é 92 vezes maior que a da Terra.

O planeta vermelho será visível do início até meados das noites em junho de 2023. No início de junho, Marte estará alto no céu em relação ao horizonte Oeste, sentido onde o Sol se põe. Mas, com o passar do mês, o planeta estará razoavelmente alto no céu em comparação ao horizonte Oeste.

Segundo Zurita, quem tiver a oportunidade de contemplar o fenômeno por telescópio ou binóculo, poderá observar os dois planetas no mesmo campo de visão e ver, ao mesmo tempo, as luas galileanas de Júpiter e a fase minguante de Vênus, que estará 86% iluminado pelo Sol.

Através dos telescópios, é possível observar em detalhes os planetas do Sistema Solar, em especial Marte, Júpiter e Saturno. Vênus e Mercúrio, pelo fato de estarem muito próximos ao Sol, só são visíveis próximos ao horizonte e em poucas épocas do ano.

Aliás, esse brilho venusiano o faz ser confundido com uma estrela e muitos o chamam de Estrela D'Alva (aquela vista no alvorecer) ou Estrela Vésper (a primeira vista no período vespertino).

Isso significa que da órbita não podemos ver mais do que uma densa camada de nuvens de ácido sulfúrico e sem detalhes de superfície. Por este motivo, nota-se em todas as fotos que Vênus tem uma cor amarelada quando vista do espaço. Isso ocorre porque as nuvens de ácido sulfúrico absorvem a cor azul.

Sirius

Sirius, da constelação de Cão Maior, é a estrela mais brilhante do céu noturno visível a olho nu. O nome do astro vem do grego “seirios”, que significa “brilhante”. A estrela Sirius é também uma das mais próximas da Terra, situada a apenas 8,6 anos-luz.

Sirius

Mas há astrônomos que descartam o Sol por considerarem apenas as estrelas observáveis à noite. Dessa forma, Sirius passa a ser a estrela mais brilhante. Sirius: A estrela Sirius é considerada, simultaneamente, a segunda estrela mais brilhante e a mais brilhante do céu noturno.

Vênus: O planeta mais brilhante do céu será visível por todo o mês de maio de 2023. Quando será observável no céu após o pôr do Sol à Oeste, sentido onde o Sol se põe. No início de maio, Vênus estará razoavelmente alto em relação ao horizonte Oeste.

O planeta, chamado Wolf 1069 b, provavelmente é rochoso, pode ter uma atmosfera e abrigar condições necessárias para água existir como líquido, vapor e gelo. Dos mais de 5.000 exoplanetas já descobertos, aproximadamente 12 deles têm massa semelhante à da Terra e povoam zona habitável do universo.