É possível ver um planeta no céu?

Perguntado por: eteixeira8 . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.8 / 5 6 votos

Através dos telescópios, é possível observar em detalhes os planetas do Sistema Solar, em especial Marte, Júpiter e Saturno. Vênus e Mercúrio, pelo fato de estarem muito próximos ao Sol, só são visíveis próximos ao horizonte e em poucas épocas do ano.

planeta Vênus

O planeta Vênus possui um movimento aparente semelhante ao do planeta Mercúrio. Isso acontece porque esses dois planetas estão localizados entre o Sol e a Terra e por isso são chamados de planetas inferiores ou interiores. Mesmo assim, se comparado a Mercúrio, o planeta Vênus é o mais fácil de ser observado.

Podemos ver cinco planetas do Sistema Solar a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. O mais legal é que, às vezes, alguns deles ficam mais perto uns dos outros em uma fila que atravessa a abóbada celeste. Mas para observá-los é preciso saber quando aparecerão.

Vénus é mais brilhante que qualquer astro visto no céu (descontando o Sol e a Lua), e sua magnitude aparente máxima é de -4,6.

Através dos telescópios, é possível observar em detalhes os planetas do Sistema Solar, em especial Marte, Júpiter e Saturno. Vênus e Mercúrio, pelo fato de estarem muito próximos ao Sol, só são visíveis próximos ao horizonte e em poucas épocas do ano.

Os planetas só brilham devido à luz solar que refletem. Se um planeta vai ser visível ou não depende da posição dele em relação ao Sol. Podemos ver até cinco planetas sem telescópio: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.

Vênus

Vênus: O planeta mais brilhante do céu será visível por todo o mês de abril de 2023. Quando será observável no céu após o pôr do Sol à Oeste, sentido onde o Sol se põe. No início de abril, Vênus estará razoavelmente baixo em relação ao horizonte Oeste.

Planetas (18h30 – 22h30) – Os planetas Júpiter, Vênus e Marte (de oeste para leste) aparecem ao mesmo tempo no céu. Júpiter estará bem próximo do horizonte oeste e, ao longo do período, ficará cada vez menos tempo no céu.

Encontre o horário certo do dia ou da noite.
A noite é ideal. No entanto, Júpiter é tão brilhante que, às vezes, pode até ser visto logo depois do anoitecer e logo antes do amanhecer. Durante o crepúsculo, ele aparecerá no leste. Conforme a noite avança, parecerá estar viajando pelo céu, em direção ao oeste.

A região da Lapônia se estende por países como a Finlândia, Noruega, Suécia e Rússia, mas é na Finlândia em que é chamada de terra do sol da meia-noite. No verão, a região recebe até mesmo festivais relacionados aos dias eternos, como o Festival de Cinema do Sol da Meia-Noite.

Por que é comum observarmos Vênus ao lado da Lua? - 10/03/2020 - UOL TILT.

A Betelgeuse é uma Gigante Vermelha, ou seja, um corpo espacial que está na fase avançada de evolução estelar e atingiu um tamanho colossal devido a mudanças dentro de seu núcleo. A ESA observa que seu escurecimento (ou perda de brilho) começou em outubro de 2019 e durou até meados de fevereiro de 2020.

Alfa Centauri

A mais brilhante estrela é Alfa Centauri (ou Alfa do Centauro). É a estrela mais próxima da Terra, com exceção do Sol. Enquanto o último está a aproximadamente 150 milhões de quilômetros de nosso planeta, Alfa Centauri fica a quarenta trilhões de quilômetros de nós.

Como assistir
Com um par de binóculos ou um telescópio, você poderá ver as bandas do planeta, segundo a Nasa. Os observadores de estrelas também podem ver três ou quatro das luas de Júpiter, incluindo Europa, disse Ray.

Júpiter é especialmente visível devido ao seu tamanho — é o maior planeta do nosso sistema solar. Com um raio de 69.911 km, é 11 vezes mais largo que a Terra. Vênus, que tem aproximadamente o mesmo tamanho e densidade da Terra, tem atmosfera com muitas nuvens, que refletem muito bem os raios do sol de volta ao espaço.