É possível ver Marte da Terra?

Perguntado por: njordao . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

Podemos ver cinco planetas do Sistema Solar a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. O mais legal é que, às vezes, alguns deles ficam mais perto uns dos outros em uma fila que atravessa a abóbada celeste. Mas para observá-los é preciso saber quando aparecerão.

Marte pode ser facilmente visto da Terra a olho nu, assim como a sua coloração avermelhada. Sua magnitude aparente atinge -3,0 e é superada apenas por Júpiter, Vênus, Lua e Sol.

Planeta (03:00 – 07:00). O planeta Júpiter é visível perto do horizonte leste, na região da Constelação Ocidental de Áries.

planeta Vênus

O planeta Vênus possui um movimento aparente semelhante ao do planeta Mercúrio. Isso acontece porque esses dois planetas estão localizados entre o Sol e a Terra e por isso são chamados de planetas inferiores ou interiores. Mesmo assim, se comparado a Mercúrio, o planeta Vênus é o mais fácil de ser observado.

Os planetas visíveis a olho nu. Júpiter é um dos mais fáceis de identificar por se destacar bastante dos outros objetos celestes, com seu brilho muito maior que o das estrelas mais brilhantes do céu.

Conseguimos ver os planetas porque eles refletem parte da luz do Sol. Júpiter é especialmente visível devido ao seu tamanho — é o maior planeta do nosso sistema solar.

Os fenômenos no céu neste ano incluem 12 chuvas de meteoros, a conjunção de Vênus e Saturno, 2 eclipses lunares e 2 eclipses solares, além de superluas e até uma lua azul.

Há algum tempo atrás, uma equipe de astrônomos descobriu algo que pode ser a maior “coisa” do Universo e que é observável. Se trata de um anel de nove explosões de raios gama, com incríveis cinco bilhões de anos-luz de diâmetro.

Como acessar o Google Mars

  1. Abra o navegador e acesse google.com/mars;
  2. Escolha o modo de exibição no canto superior esquerdo;
  3. Role o scroll do mouse para dar zoom ou faça o gesto de pinça na tela do celular.

Planeta (00h00 – 05h40). O planeta Marte estará visível perto do horizonte leste, na região da Constelação Ocidental de Touro.

avermelhado

Então, em Marte, o céu é avermelhado durante o dia, e seu pôr do sol é azulado.

Saturno

No início da noite, Júpiter será o único planeta visível, bem alto no céu. De madrugada, Saturno tornar-se-á novamente visível na direção leste, pouco antes do nascer do Sol, na constelação de Virgo.

No entanto, atualmente, todos na Terra podem ver Vênus depois que o Sol se põe, e da maioria dos locais é visível por pelo menos algumas horas. Quanto mais alto estiver no céu, mais fácil será ver, então saia cerca de 45 minutos após o pôr do sol, assim que um crepúsculo azul profundo tomar conta.

O planeta vermelho será visível do início até meados das noites em junho de 2023. No início de junho, Marte estará alto no céu em relação ao horizonte Oeste, sentido onde o Sol se põe. Mas, com o passar do mês, o planeta estará razoavelmente alto no céu em comparação ao horizonte Oeste.

Lapônia

Lapônia, Finlândia
A região da Lapônia se estende por países como a Finlândia, Noruega, Suécia e Rússia, mas é na Finlândia em que é chamada de terra do sol da meia-noite. No verão, a região recebe até mesmo festivais relacionados aos dias eternos, como o Festival de Cinema do Sol da Meia-Noite.

Sirius

Mas há astrônomos que descartam o Sol por considerarem apenas as estrelas observáveis à noite. Dessa forma, Sirius passa a ser a estrela mais brilhante. Sirius: A estrela Sirius é considerada, simultaneamente, a segunda estrela mais brilhante e a mais brilhante do céu noturno.

Vênus

Vênus: O planeta mais brilhante do céu será visível por todo o mês de maio de 2023. Quando será observável no céu após o pôr do Sol à Oeste, sentido onde o Sol se põe. No início de maio, Vênus estará razoavelmente alto em relação ao horizonte Oeste.

O planeta, chamado Wolf 1069 b, provavelmente é rochoso, pode ter uma atmosfera e abrigar condições necessárias para água existir como líquido, vapor e gelo. Dos mais de 5.000 exoplanetas já descobertos, aproximadamente 12 deles têm massa semelhante à da Terra e povoam zona habitável do universo.

Na atualidade, sabe-se que todos os planetas gasosos (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) possuem anéis. A principal característica dos anéis de Urano é a opacidade, uma que vez ele não tem iluminação própria. O planeta Urano possui 13 anéis planetários conhecidos.