É possível ver a Lua durante o dia?

Perguntado por: uconceicao . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 7 votos

Durante a lua cheia, ela só aparece no horizonte celeste quando já está anoitecendo. Portanto, a lua, durante o dia, pode ser vista sim, mas apenas durante as fases minguante e crescente.

A Lua está no céu durante toda a noite, com a forma de um disco. Nesta posição, o satélite mostra à Terra seu hemisfério iluminado pelo Sol. A Lua nasce aproximadamente às 18h e se põe aproximadamente às 6h do dia seguinte. O eclipse lunar só pode acontecer em Lua Cheia.

Ela brilha porque sua superfície reflete a luz do Sol. E, apesar do fato de que às vezes parece brilhar muito forte, a Lua reflete apenas entre 3 e 12 por cento da luz que a atinge. O brilho percebido da Lua na Terra depende de onde ela está em sua órbita ao redor do planeta.

Fevereiro é o único mês no qual não pode ocorrer uma lua azul pois mesmo nos anos bissextos o mês é mais curto que a duração de um ciclo lunar.

O movimento das marés realiza uma espécie de drenagem do fundo do mar. Além disso, se você tirar a Lua, o nível dos oceanos oceanos também seria alterado, provocando mudanças climáticas. Muitos seres vivos não seriam capazes de se adaptar tão rapidamente a essas mudanças e desapareceriam.

A noite podemos ver outros astros, como as estrelas e a Lua, por exemplo. É comum as pessoas pensarem que a Lua sempre será vista somente a noite.

A maioria dos planetas do Sistema Solar podem ser vistos a olho nu, mesmo em lugares onde há poluição luminosa. Quais são eles e como identificá-los? Podemos ver cinco planetas do Sistema Solar a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.

Estrelas durante o dia
As estrelas são muito tênues para serem facilmente vistas a olho nu durante o dia, mas você pode usar binóculos ou um telescópio. O melhor alvo para observação de estrelas durante o dia é Sirius, a estrela mais brilhante do céu depois do Sol.

“A Lua não emite luz, não tem luz própria. Quando olhamos para o céu e a vemos brilhante e imponente, olhamos na verdade o Sol na Lua. O Sol é fonte de luz primária, um corpo luminoso. A Lua é fonte secundária, um corpo iluminado”, comentou o professor Diego Mendonça.

Por causa de um fenômeno chamado "rotação sincronizada" nós só conseguimos ver uma face da Lua. Isso quer dizer que o tempo de rotação da Lua é igual ao seu período orbital. Ou seja, o tempo em que a Lua gira em torno de seu próprio eixo é igual ao tempo que ela leva para girar ao redor da Terra.

Se o nosso planeta não tivesse atmosfera, mesmo durante o dia, com o Sol na nossa frente mandando a luz, veríamos o céu escuro como a noite, independentemente se a superfície terrestre estivesse sendo iluminada!

A Lua viaja ao redor da Terra em uma órbita oval à 36.800 quilômetros por hora. A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius.

Segundo Grant, a Lua tem uma atmosfera fina, composta principalmente de hidrogênio, néon e argônio, o que não ajudaria os humanos. Porém, dentro dessa superfície composta por rocha e poeira, conhecida como regolito, há uma porção imensa de oxigênio para ser extraída.

A Lua é o único satélite natural da Terra. Na interação com o planeta, ela produz marés e eclipses. A Lua é o único satélite natural da Terra e o quinto maior do Sistema Solar.

A Lua Rosa é um fenômeno natural que ocorre quando a Lua Cheia coincide com o período em que as flores silvestres de uma espécie particular, chamada Phlox subulata, começam a florescer na América do Norte.

A "Lua Pascal" vai parecer maior e mais brilhante nas próximas três noites, quando estará em fase cheia. Publicado em 5 de abril de 2023 às, 10h23. Última atualização em 5 de abril de 2023 às, 10h29. Na madrugada desta quinta-feira, 6, uma lua cheia conhecida como "Superlua Rosa" poderá ser vista em todo o Brasil.