É possível ver a aurora boreal no Brasil?

Perguntado por: asanches . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Muitas pessoas tem dúvidas, então é bom esclarecer que no Brasil não é possível contemplar o fenômeno, assim como em todos os países tropicais. Devido ao campo magnético terrestre, as auroras são vistas nas regiões polares. Como mencionamos, a Boreal no Norte e a Austral no Sul.

Normalmente o fenômeno é inofensivo e ocorre quando partículas carregadas do sol atingem a atmosfera da Terra, mas, como tudo que envolve a natureza, não temos muito controle sobre a violência desta 'chuva de sol'.

O nome aurora boreal é dado quando o fenômeno acontece em regiões perto do Polo Norte. O mesmo ocorre no Polo Sul, e recebe o nome de aurora austral. Os planetas Júpiter, Marte, Vênus e Saturno também têm ocorrências da aurora boreal.

Diferentemente do que ocorre em países como Noruega, Suécia e Canadá, não é possível observar a aurora boreal no Brasil. O hemisfério sul até possui um fenômeno parecido, chamado aurora austral, que acontece em regiões como Austrália, Ilhas Falkland, Tasmânia e Nova Zelândia.

Em Ushuaia, Argentina, de maio a julho o turista tem boas chances de ver o fenômeno mais nitidamente. Isso acontece porque as noites são longas nessa época. E, com mais horas de escuridão, a aurora boreal fica bem visível. Esse tipo de evento ocorre, principalmente, durante tempestades solares.

Jokulsarlon Glacier Lagoon

1) Jokulsarlon, Islândia | Melhor lugar: Jokulsarlon Glacier Lagoon. Segundo especialistas, é possível ver a Aurora Boreal em toda a Islândia, mas há um lugar perfeito: a Jokulsarlon Glacier Lagoon,, na costa sudeste da Islândia, a 250 km de Reykjavik. Por lá, um iceberg dentro da lagoa reflete ainda mais as luzes.

A aurora boreal é um fenômeno luminoso visível durante a noite nas áreas localizadas acima do Círculo Polar Ártico. Aurora boreal é o nome dado a um fenômeno luminoso visível nos céus das regiões de alta latitude do Hemisfério Norte do planeta Terra, caracterizado por junção de luzes e cores.

Quando a aurora ocorre em regiões próximas ao pólo norte, chamamos de aurora boreal, e quando acontece no pólo sul, chamamos de aurora austral. As auroras podem aparecer em diversos formatos: pontos luminosos, faixas no sentido horizontal ou circulares, mas sempre alinhados ao campo magnético terrestre.

As luzes por si só não tocam música, mas as partículas energizadas que vêm do Sol causam uma interferência audível ao entrarem em contato com o campo magnético da Terra. Os especialistas colocaram três microfones em uma região onde auroras boreais ocorrem. Um deles captou um ruído parecido com um “bater de palmas”.

A aurora boreal é observada com mais frequência em fevereiro, março, abril, setembro e outubro. Além disso, ela acontece apenas nas áreas de elevada latitude, como o Polo Norte, em razão da força do campo magnético da Terra.

A sua raridade em latitudes médias ou baixas cria a convicção de ser impossível serem observadas em países como o nosso. Porém, em Portugal também já foram observadas auroras boreais, algumas de tal forma grandiosas que provocaram alarme entre as populações.

Ushuaia, no Chile, é uma das únicas cidades abaixo da linha do Equador onde dá para apreciar o fenômeno. As luzes aparecem mais coloridas entre a Antártida e a América do Sul. Já ouviu falar em aurora austral?

Em razão da localização dentro da Faixa Auroral, Alaska (EUA), Canadá, Islândia, Groenlândia , Finlândia, Noruega, Suécia são os países onde é mais provável ver uma aurora boreal e a passagem para estes destinos custa, em média, entre R$ 7 e R$ 10 mil.

Qual é a melhor época para ver a aurora boreal na Islândia? A melhor época para ver as auroras boreais é, oficialmente, de setembro a abril. Dentro destas variadas opções, é possível encontrar dias muito propícios e outros que nem tanto, dependendo do tempo e das horas de exposição solar.

Quais as cores da Aurora Boreal? As cores mais frequentemente associadas à Aurora Boreal são verde, rosa, violeta, azul, amarelo e, ocasionalmente, laranja e branco.