É possível usar WhatsApp no avião?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4 / 5 3 votos

É uma dúvida comum entre os passageiros de avião: posso usar o WhatsApp ou outros serviços de troca de mensagens durante o voo? A resposta é : sim. O g1confirmou que três companhias nacionais já oferecem os serviços de troca de mensagens durante os voos: Gol, Latam e Azul.

A proibição da utilização de aparelhos eletrônicos se deve ao fato de que as ondas eletromagnéticas emitidas pelos celulares são capazes de se comunicar via rede sem fio e podem ser de tamanho suficiente para causar interferências em certos equipamentos do avião.

Basta verificar se há um alerta de wi-fi ao lado do sinal de atar cintos. O acesso à rede só estará disponível quando este alerta estiver ligado. A rede a ser conectada tem o nome “gogoinflight”. Automaticamente, o seu dispositivo deverá abrir o navegador com a página para escolha do pacote desejado.

O sinal de Wi-Fi no avião funciona porque é levado aos milhares de metros de altitude basicamente de duas maneiras: pelas tradicionais torres de transmissão, instaladas por todo o mundo; ou por conexão via satélite. Ou seja: o sinal Wi-Fi funciona no avião vindo ora de cima, ora de baixo.

Quando em modo avião, seu celular ou tablet reduz o uso de bateria, e permite, pelo menos, que o usuário veja fotos ou documentos. Isso é útil quando, por exemplo, se está numa área sem cobertura. Se o telefone perde a conexão, tentará encontrar uma rede, o que fará com que gaste muita bateria.

Se você não desligar o aparelho ou ativar o modo avião, cada vez que a aeronave passar pelo raio de alcance de uma torre de operadora, por exemplo, ele vai tentar se conectar com ela, causando, eventualmente, ruídos na comunicação do comandante com o solo.

Durante todo o voo, é importante manter o seu celular em modo avião — função do sistema que desabilita o sinal 4G para ligações e internet sem a necessidade de desligar o aparelho. Assim, é possível usar todos os recursos do dispositivo sem problemas.

O que o modo avião faz, na verdade, é configurar o celular para não emitir qualquer tipo de sinal. É por isso que um smartphone configurado dessa maneira desabilita a rede WiFi, 3G/4G, Bluetooth e até a rede tradicional usada para envio de mensagens SMS e ligações.

Você pode usar seus fones de ouvido, mas é sempre uma boa ideia primeiro verificar com a empresa aérea. Se estiver ouvindo música na Internet, você pode ficar restrito à música reproduzida no local, a menos que se conecte ao serviço de Wi-Fi do avião.

Em um aeroporto, por exemplo, se um viajante se conectar a esse “Wi-Fi”, todas as suas informações pessoais, incluindo detalhes do cartão, e-mails privados e outras credenciais, serão capturadas. No entanto, redes públicas e legítimas também são um problema, já que ainda estão sujeitas ao acesso de hackers.

Power banks: O carregador portátil pode ser levado na cabine, com basicamente as mesmas regras das baterias de lítio metálico, de acordo com a capacidade.

Os aparelhos auditivos Bluetooth podem ser usados num avião? Sim.

Voo tem acento? Não, a forma correta de se escrever é voo, sem acento. De acordo com a nova ortografia, não devemos acentuar as palavras terminadas nas vogais dobradas “eem” ou “oo”.

Quando estiver dentro da aeronave, habilite o Wi-fi do seu dispositivo móvel e conecte-se à rede LATAM Play. Digite latamplay.com no seu navegador e escolha um dos pacotes de Wi-Fi. Realize o pagamento* e pronto: é só navegar!

Caso seja aberta em condições adversas, pode acelerar a inundação e impedir que a evacuação do avião seja feita a tempo, por isso a importância em se observar o lado de fora antes de abrir a porta.