É possível usar um celular bloqueado pelo IMEI?

Perguntado por: oreis . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

O problema é que, como o IMEI está bloqueado, o dispositivo não conseguirá se conectar à rede e não poderá receber serviços de rede. A única maneira de usar o celular com IMEI bloqueado é desbloqueando o IMEI. Isso significa que você precisará entrar em contato com o operador de rede para pedir o desbloqueio.

Para que serve o IMEI? O IMEI serve como uma “impressão digital” dos celulares, e permite que as operadoras identifiquem os aparelhos conectados à sua rede de telefonia móvel. Apesar de ser utilizado pelas operadoras de celular, o IMEI é um código associado ao aparelho celular, e não ao chip.

Um IMEI impedido significa que o aparelho está cadastrado na lista de bloqueios da Anatel e, por isso, fica impossibilitado de conseguir sinal das operadoras em todo o território nacional. Sendo assim, não dá para fazer ligações, trocar SMS ou acessar internet móvel via 2G, 3G, 4G ou 5G.

Usar data de aniversário como senha: se o ladrão, por exemplo, roubou o celular e a sua carteira, ele pode usar os dados de documentos pessoais para tentar desbloquear o aparelho ou acessar aplicativos caso o telefone já esteja com a tela liberada no momento da ação.

Faça o Boletim de Ocorrência
O primeiro passo é fazer o boletim de ocorrência online pelo crime de roubo de celular. O procedimento não garante que seu aparelho será recuperado, mas oferece ao dono do aparelho maior segurança caso o telefone seja usado de forma ilícita.

Rastrear o telefone pelo IMEI não é impossível, mas é inviável; Você pode instalar um programa de monitoramento persistente no Android, mas isso pode ser contornado, fragiliza o sistema e, portanto, não é recomendado.

Com o rastreamento, os policiais militares conseguem localizar o aparelho roubado ou furtado, e com o bloqueio, o proprietário inutiliza o celular, que não poderá ser usado por um usuário que não possua os códigos corretos para acessar e desbloquear o aparelho.

Nas “Configurações”, localize o menu principal “Biometria e Segurança”. Em seguida, acesse “Buscar meu telefone”. Passo 3. Dentro do menu, ative a função “Localização offline” dentro das opções.

O desbloqueio do número de IMEI pode ser feito numa loja oficial da sua operadora de telefonia.

Parte 2: Alterar o Número IMEI do Android Sem Root
Acesse o módulo das Definições no seu celular Android. Localize e pressione na opção Salvaguardar e Restar. No menu seguinte, localize e pressione em Resetar Dados de Fábrica . Na nova notificação clique em Criar Novo (aletório) Android ID.

O bloqueio de IMEI (International Mobile Equipment Identity) impede que um celular perdido ou roubado acesse as redes móveis. No entanto, caso você recupere o aparelho, é possível desbloquear o IMEI para remover as restrições e voltar a utilizar o seu smartphone normalmente.

Claro, Oi, Vivo e TIM podem bloquear o IMEI do celular por falta de pagamento. Normalmente, o bloqueio de IMEI é feito em duas situações: caso o celular tenha sido roubado, furtado ou extraviado, ou se o aparelho é considerado pirata.

Digite o número de série do telefone no campo IMEI e aperte “Consultar”. 4. Se o Android for homologado pela Anatel e não tiver pendências, aparecerá a seguinte mensagem: “Até o momento o IMEI informado não possui restrições de uso”. Caso o número seja inválido, significa que pode ser uma réplica.

Basta cadastrar o IMEI (número de identificação do aparelho) no site www.sds.pe.gov.br, clicando no banner do Alerta Celular. Quando a PM aborda algum suspeito, pode verificar pelo aplicativo do sistema, na hora, se o celular foi roubado e quem é o seu verdadeiro dono.