É possível uma pessoa ter dois números de PIS?

Perguntado por: ilopes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 9 votos

Se você tirou uma nova carteira de trabalho, pode acidentalmente ter dois números de PIS. Nesse caso, um novo empregador pode ter feito um registro diferente do seu nome junto ao Ministério do Trabalho.

Entre no portal Meu INSS e acesse a sua conta Gov.br. Ao acessar o portal, clique na opção "Meu Cadastro" no canto superior esquerdo. A página seguinte terá todos os seus dados cadastrais, onde será possível localizar o seu PIS/NIT ao final da página.

- O servidor deverá comparecer a uma agência do Banco do Brasil e solicitar a atualização cadastral e/ou unificação cadastros, de posse dos documentos originais:

  • Identidade.
  • CPF.
  • Título de Eleitor.
  • Certidão de Casamento ou Nascimento.
  • CTPS (caso tenha)
  • Comprovante de residência.

Ao mudar de empregador, da iniciativa privada para o serviço público, o número de inscrição no PIS-PASEP é mantido. Apenas a administração da conta individual migra da Caixa (operadora do PIS) para o Banco do Brasil S/A (operador do PASEP).

COMO RESOLVER PROBLEMA DE IMPEDIMENTO ELOS PIS PASEP
Se em até três dias a situação com os elos PIS PASEP não mudarem, será necessário ligar para a central de atendimento do Ministério do Trabalho, o "Alô Trabalhador" pelo número 158.

A primeira é pelo Aplicativo Caixa Trabalhador, dispna página do PIS no site da Caixa. Nele, basta escolher as abas "Você", "Serviços Sociais", "PIS", "Consulta o Pagamento" para verificar os dados. A outra forma de verificar o cadastro é pelo Atendimento CAIXA ao Cidadão: 0800 726 0207.

Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo; Portal Meu INSS > Minhas Solicitações > Nova Solicitação > Atualizações de Inscrições e Eventos > Atualização de Dados Cadastrais: Anexe um pedido de NIT unificado. Também pode ser solicitado pelo telefone 135.

11 dígitos

O número do PIS é gerado quando uma pessoa trabalha pela primeira vez em um emprego na iniciativa privada. O número é composto de 11 dígitos e cada trabalhador possui um código único.

Como consultar o Pis/Pasep na Carteira de Trabalho Digital? O trabalhador pode consultar a aba Benefícios no aplicativo da CTPS Digital para saber se está habilitado a receber o abono Pis/Pasep em 2023.

0800-7260207

Para consultar o PIS pelo telefone, basta ligar para central “Alô Trabalhador”, 158. Também é possível consultar o PIS 2023 pelo telefone do INSS por meio do número 135 e pelo telefone da Caixa, no número 0800-7260207.

Erro ou falta de número do PIS: Ausência do número do PIS/Pasep no preenchimento da Rais ou até mesmo o envio com um número errado estão entre os motivos que podem ter gerado a falha no processamento. Nesses casos, é preciso entrar em contato com o empregador e solicitar a correção.

Em 2020, esses recursos foram destinados ao Benefício Emergencial, o que acabou por atrasar o calendário de pagamentos. Leia mais: Quais as diferenças entre NIT, NIS, PIS e Pasep?

É possível atualizar os dados cadastrais? Onde posso fazê-lo? Sim, os dados cadastrais podem ser atualizados. Se for somente no endereço e nos meios de contato, a atualização poderá ser feita pelo telefone, no atendimento ao cidadão, e as demais alterações deverão ser feitas em agência da Caixa.

Uma delas é pelo site ou aplicativo do Meu INSS, integrado ao login Gov.br. Na plataforma, o usuário deve entrar com seu CPF e senha, clicar na opção “Meu Cadastro” e então visualizar seus dados pessoais, incluindo o número do PIS.