É possível uma pessoa perder a capacidade de amar?

Perguntado por: emagalhaes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

A gente sabe que, em alguns casos, a sua capacidade de amar pode ser afetada por vários fatores. Então, um trauma, uma infância conturbada, um problema de relacionamento, qualquer coisa que afete o seu emocional pode, também, afetar a sua expressão de amor.

A dificuldade em identificar e expressar sentimentos é mais comum do que parece e, existe um termo para isso: alexitimia. A alexitimia pode ser descrita como uma condição relacionado à dificuldade de experimentar, identificar e expressar emoções.

O amor sempre terá um limite: a dignidade. Porque o respeito que cada um de nós temos por nós mesmos tem um preço muito alto e jamais irá aceitar cortes para saciar um amor que não é suficiente, que machuca e nos deixa vulneráveis. Dizia Pablo Neruda que o amor é curto e o esquecimento é muito longo.

As causas mais comuns são depressão e ansiedade e níveis severos de estresse. O transtorno de estresse pós-traumático, que pode estar ligado à depressão e à ansiedade, também pode fazer com que você se sinta “vazio”. Os medicamentos usados para tratar ansiedade e depressão também podem ser causas.

O que é bloqueio emocional? É um mecanismo de defesa inconsciente que tem como objetivo evitar dor e sofrimento em situações futuras como reflexo de experiências negativas passadas e não processadas.

A perda global de emoções pode ocorrer após eventos que causam muita dor ao individuo, fazendo com que ele simplesmente não reaja a emoções e sentimentos. Segundo os psicólogos, as consequências podem ser muito graves, levando à depressão e até mesmo ao suicídio.

Dormência emocional é o processo mental e emocional de reprimir sentimentos e que pode ser sentido como um déficit de resposta e reatividade emocional”, explica a Dra. Mayara Mendez. Geralmente, a dormência emocional resulta em restrições temporárias na capacidade de sentir ou expressar emoções.

Outras possíveis razões que explicam o comportamento de pessoas frias estão relacionadas a fatores da vida adulta, tais como: decepções amorosas, estresse, excesso de desconfiança e medo de se machucar.

o psicopata possui um único medo, o medo da punição, por isso muitos não praticam crimes violentos, mas sempre praticam transgressões, como por exemplo, a prática de fraudes. Diferentes dos seres humanos normais, que possuem diversas formas de medo.

O embotamento afetivo, portanto, acontece quando a pessoa perde suas reações emocionais. Esse bloqueio costuma acometer indivíduos que apresentam transtornos psiquiátricos como a esquizofrenia, mas também é bastante comum em pessoas que sofrem com o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT).

Quando o amor já acabou, esse fato se manifesta no próprio projeto de futuro, pois ao imaginar o futuro, você não observa o seu parceiro em seu roteiro de vida, mas a imagem do seu bem-estar é a solidão. Você quer ficar sozinho, simplesmente porque agora está experimentando a pior solidão que existe.

Um relacionamento tóxico é caracterizado pela falta de apoio mútuo, pela competição, desrespeito e, muitas vezes, pelo conflito.

A “teoria dos 3 amores” ainda mostra que podemos ter várias paixonites ao longo da vida e até namorar e se comprometer com mais de três pessoas, mas apenas três delas são capazes de despertar esses três tipos de amores que somos capazes de experimentar.

O Taj Mahal é considerado a maior prova de amor do mundo! Situado em Agra, na Índia, o monumento foi classificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade em 1993, e foi recentemente anunciado como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno em 2007.

Para alguns indivíduos, a capacidade de ter apenas um ser amado por vez é fundamental para a felicidade de um relacionamento. Outros acreditam que ninguém pode amar duas pessoas de verdade, já que o amor requer uma conexão íntima com apenas um parceiro. No entanto, nem todo mundo concorda com tal ideia.

Esses sentimentos de solidão e vazia, que expressa, indicam que você pode estar passando por um momento muito complicado de sua vida, podendo a vir a desenvolver depressão, se não trabalhar esses sentimentos logo.

O desinteresse da pessoa deprimida é geral, como se nada valesse a pena. Amor e depressão podem coexistir na mesma pessoa. Somos seres de afectos, com a capacidade de dar e receber amor. A pessoa com depressão, não deixa de amar o seu par, só não consegue demonstrar.