É possível uma pessoa paraplégico voltar a andar?

Perguntado por: lmenezes . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Pela primeira vez na história, a combinação de tecnologias ajudou um paciente paraplégico a voltar a caminhar sozinho. O holandês Gert-Jan Oskam ficou paraplégico após sofrer um acidente de bicicleta, há pouco mais de dez anos, mas graças a uma inteligência artificial voltou a andar.

Pela primeira vez, uma pessoa com a medula espinhal completamente danificada foi capaz de andar novamente, graças a um implante desenvolvido por uma equipe de pesquisadores suíços.

Voltar a andar é possível após lesão de medula com reabilitação combinada. ATUALIZADO em 26 de setembro de 2018 — Recuperar a habilidade de andar após uma lesão de medula espinhal pode ser possível com uma combinação de métodos de reabilitação, sugere uma nova pesquisa.

Dessa forma, as lesões traumáticas da coluna cervical podem ocasionar diversos problemas neurológicos, sendo considerada uma das lesões mais perigosas, podendo levar o indivíduo a ficar paralítico.

Paraplégicos voltarão a andar? Custos – Nucelio Lemos, ginecologista que trouxe a técnica para o Brasil e realizou a cirurgia, estima que cerca de 100 pessoas no mundo foram submetidas a esse tratamento até hoje. O procedimento é caro: custa por volta de 300.000 reais, sendo metade consumida pelo aparelho implantado.

Quando a lesão ocorre abaixo da sexta vértebra cervical, a pessoa para de mexer as pernas. Isso se chama paraplegia.

As definições abaixo indicam de que maneira ocorre a plegia/paralisia: Monoplegia: paralisia de um membro. Diplegia: paralisia de dois membros simétricos. Paraplegia: paralisia dos membros inferiores.

Essa condição afeta muitas pessoas, mas quem usa cadeira de rodas necessita de mais atenção. Os problemas de má circulação podem apresentar sintomas, como dormência, varizes, dor e inchaço, especialmente nas pernas e nos pés.

Uma vez ocorrida a lesão primária, poucos recursos cirúrgicos e farmacológicos estão atualmente disponíveis e nenhum é capaz de reverter totalmente os danos da lesão inicial. A terapêutica cirúrgica limita-se a descompressão da medula espinal, retirada de fragmentos e estabilização da coluna vertebral(53).

Alguns exercícios para fortalecer as pernas e que podem ser feitos em casa são:

  1. Elevação da perna. ...
  2. Abertura de perna. ...
  3. Tesoura. ...
  4. Extensão de perna. ...
  5. Agachamento. ...
  6. Apertar a bola. ...
  7. Abertura lateral de pernas. ...
  8. Panturrilha.

Como dito anteriormente, a lesão medular é um problema de saúde muito grave e os tratamentos disponíveis não são capazes de regenerar a medula espinhal. Por isso, pode levar a déficits neurológicos permanentes, incluindo deficiências motoras e sensoriais, com altas taxas de incapacidade física e mortalidade.

Bem, de modo geral, a recuperação varia entre seis meses e um ano.

Alguns exercícios são comumente indicados como tai-chi-chuan, alongamentos diários, exercícios passivos e ativos, caminhada rápida e musculação. Os exercícios na água (hidroterapia) também são muito recomendados, pois oferecem os benefícios de qualquer atividade, mas sem sobrecarregar os músculos e articulações.

A tetraplegia, apontam especialistas, costuma ser uma situação irreversível. "Se for uma lesão parcial ou incompleta da medula, depois de muito tratamento e fisioterapia a pessoa pode voltar a andar com ajuda de muleta ou andador.

São três principais complicações no sistema circulatório, que podem ocorrer após a lesão medular/hipotensão postural, disreflexia auto- nômica, trombose venosa profunda.