É possível uma pessoa nascer com cabelo branco?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

A pessoa jovem que tem cabelo branco costuma carregar isso como uma herança familiar. É comum que essa condição se instale por conta de uma versão alterada do gene que regula a produção de melanina (substância que dá cor ao cabelo e à pele também).

Os cabelos brancos, também chamados de canice, são resultado de um processo natural do organismo, o qual geralmente acontece após os 25 ou 30 anos. É nessa faixa etária em que os melanócitos, células responsáveis pela produção de pigmento no bulbo capilar, começam a perder a capacidade de produzir melanina.

Ryan nasceu com uma condição rara chamada síndrome de Waardenburg. Ryan é um menino de três anos que surpreendeu quando veio ao mundo: nasceu com a pele branca e o cabelo platinado, mesmo sendo filho de pais negros. Por isso, ficou conhecido na internet como “bebê platinado”.

Arrancar o cabelo branco ou não, eis a questão
Arrancar cabelos pode mesmo danificar definitivamente a estrutura do folículo e levar à sua perda irremediável, pelo que é uma prática desaconselhada.

Sobre a crença de que arrancar um fio branco faz com que nasçam mais, a médica diz tratar-se de um mito. Segundo ela, se o cabelo branco for continuamente arrancado, o que pode acontecer é ele não nascer nunca mais.

"Quando a fonte de estresse é removida, o cabelo pode voltar e recuperar a cor anterior. Mas quando o cabelo ultrapassa esse limite há décadas, é altamente improvável que ele volte a ter outra cor", acrescenta.

Muitos estudos também têm apontado que a vitamina B5 ajuda a manter a pigmentação do cabelo, impedindo o surgimento de fios brancos por bastante tempo. Para pessoas que não desejam ter um visual grisalho, incluir o consumo dessa substância no dia a dia é essencial.

Antigamente, as mulheres começavam a notar os primeiros fios brancos aparecendo por volta dos 30, 40 anos de idade. Atualmente, ao redor dos 25 elas já percebem o surgimento dos temidos brancos. Genética e estilo de vida são os grandes responsáveis por esta mudança que faz a cabeça de muitas.

Provérbios 16:31 NVT
Os cabelos brancos são coroa de glória, para quem andou nos caminhos da justiça.

O cabelo branco em jovens pode ocorrer por motivos que vão além da genética. De acordo com especialistas da SBD, fatores externos como estresse, poluição, alimentação desequilibrada e exposição contínua e desprotegida à radiação solar também podem causar o problema.

Para aumentar a melanina no cabelo, você deve incluir no prato boas doses de vitaminas e nutrientes capazes de deixá-los mais fortes, como vitaminas A, C e E. Outro elemento (e boa dica para quem quer saber como aumentar a melanina!) que merece entrar no seu cardápio é o cobre.

O branco é a cor mais rara de cabelo, sobretudo, porque ocorre em pessoas que têm albinismo, que é uma condição genética rara. Além disso, ocorre com o passar do tempo com algumas pessoas também, conforme passam dos 40 anos de idade, no entanto, as causas são diferentes.

Após a adolescência, o cabelo parece permanecer igual por um longo período, mas com a chegada da terceira idade, podem ocorrer novas mudanças. "Após os 50 anos há uma rarefação natural das madeixas devido, principalmente, ao envelhecimento do corpo e perda de proteína corporal e capilar.

Mas afinal, por que será que nenhum bebê nasce com os fios coloridos? “Como nosso corpo não produz nenhum tipo de pigmentação colorida, é impossível que nosso cabelo nasça de outra cor que não as já conhecidas”, garante a tricologista.

Formas de retardar os fios brancos
Evitar o uso de cigarro, pois fumar acelera o processo de envelhecimento; Aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina B12, como salmão, frango, peru, leite, queijo, ovos, ostra e fígado porque melhoram a irrigação do bulbo capilar. Veja mais alimentos ricos em vitamina B12.

Cabelos brancos não sofrem mudanças em sua estrutura ao perderem a cor. Não são mais fracos e propensos à queda. Segundo dermatologistas, nascem até mais grossos, fortes e rebeldes. Isso porque a melanina, que lhes dava cor, é substituída temporariamente por bolhas de ar.

De maneira geral, todo e qualquer fio pode ficar branco, mas aqueles com maior quantidade de melanina são os inicialmente afetados, portanto, “no couro cabeludo e nas regiões genitais”, explica Thaís. Mas eles podem aparecer em qualquer parte do corpo desde os cílios até as pernas.

Arrancar fios de cabelo faz crescer mais no lugar? MITO! Isso na verdade vai acabar maltratando o bulbo capilar e com o tempo, você pode começar a perder fios, pois ele enfraquecerá até parar de produzir novos cabelos. Em outras palavras, em vez de crescer mais, você vai ter menos fios de cabelo.

A ingestão de medicamentos que contenham ácido fólico é uma alternativa para não pintar os fios tão cedo, em muitos casos o uso destes medicamentos (suplementos alimentares), como o folim folim, cessam o aparecimento de fios brancos, a explicação pode ser simples, com o passar dos anos a circulação de melanina pelo ...

O uso do alecrim no cabelo é capaz de escurecer os fios? Mito! O óleo de alecrim não tem pigmentação o suficiente para escurecer os fios ou neutralizar os fios brancos.

Atualmente existem muitos produtos no mercado que se dizem capazes de reverter ou frear o avanço dos fios grisalhos. O uso da catalase para cabelo branco é um deles. É claro que é válido o surgimento de novos compostos para combater sinais de envelhecimento que podem incomodar.