É possível uma pessoa nascer cega e surda?

Perguntado por: operalta . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

As pessoas com essa deficiência não necessariamente nascem já com ambas, ou adquirem as duas ao longo da vida. É possível, por exemplo, nascer cega e adquirir a surdez depois, ou vice-versa.

A Surdocegueira é uma deficiência que compromete, em diferentes graus, os sentidos da visão e audição. A privação dos dois canais responsáveis pela recepção de informações a distância afeta o desenvolvimento da comunicação e linguagem, a mobilidade, a autonomia, o aprendizado etc.

Segundo o Censo de 2010 há no Brasil 9,7 milhões de deficientes auditivos. Destes 2,147,366 apresentam deficiência auditiva severa. O número de pessoas com deficiência visual – contabilizado por esse mesmo Censo – é de 6,5 milhões de pessoas. Destas meio milhão é de pessoas cegas.

Charada. O que é surdo, mudo e cego, mas sempre diz a verdade? Resposta: O espelho.

O próprio Evangelho diz muito bem: “Pior cego é aquele que não quer ver”, “Pior surdo é aquele que não quer ouvir”. Não que Cristo não tenha se compadecido daqueles mal afortunados e herdeiros de limitações físicas e materiais os quais sempre tratou com carinho e atenção.

Pessoa muda é aquela que não faz uso do seu aparelho fonador (conjunto de órgãos e estruturas que produzem os sons de nossa fala) para fala ou qualquer outra manifestação vocal. O ponto é que a “mudez” não está relacionada com a “surdez”. São minoria os surdos que também são mudos.

Uma das maneiras mais utilizadas é a língua de sinais tátil. Este é um sistema não alfabético, que corresponde à língua de sinais, porém adaptada para o tato. A comunicação se dá através do contato das mãos do interlocutor com as mãos da pessoa surdocega.

Afinal, os cegos sonham? Sim, as pessoas cegas sonham e é necessário derrubar o mito que associa sonhar com a formação de imagens. De fato, a visão é o sentido mais comum durante um sonho, mas ele também pode ter sensações de tato, audição e até mesmo olfato e paladar, além de sentimentos viscerais.

, o número levantado pelo censo de 2000, informou que o Brasil têm 128.000 pessoas cegas e surdocegas.

Segundo a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), estima-se que existam cerca de 40 mil surdocegos no Brasil.

O Instituto Benjamin Constant, vinculado ao Ministério da Educação, considera que a principal característica da população surdocega é a heterogeneidade, pois alguns podem ser totalmente surdos e cegos, enquanto outros podem ter resíduo auditivo e/ou visual.

A maioria dos surdos têm as cordas vocais em perfeito funcionamento, portanto, são minorias os surdos que também são mudos. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar. Alguns surdos falam, são os surdos oralizados, que desenvolveram a fala através de um trabalho com fonoaudiologia.

A deficiência visual apresentou a maior ocorrência, afetando 18,6% da população brasileira. Em segundo lugar está a deficiência motora, ocorrendo em 7% da população, seguida da deficiência auditiva, em 5,10% e da deficiência mental ou intelectual, em 1,40%.

A cegueira pode ocorrer desde o nascimento e, nesse caso, é chamada de cegueira congênita ou, ainda, ocorrer mais tardiamente, que é denominada de cegueira adventícia ou adquirida. Normalmente, as principais causas de cegueira são erros de refração não corrigidos e catarata.

Resposta: O papel.