É possível uma pessoa não sonhar?

Perguntado por: amesquita . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

Drauzio – Existem pessoas que não sonham? Flávio Alóe – A não ser que estejam sob medicação ou tenham alguma doença orgânica, todas as pessoas sonham de quatro a seis vezes numa noite normal de sono. Os antidepressivos podem inibir o sono REM no início do tratamento, mas aos poucos ele vai sendo recuperado.

Quando sonhamos, nosso cérebro tenta resolver os problemas que nos ocupam durante o dia. Dormir pode ser a solução para um problema que não conseguimos resolver. Além disso, um sonho pode ser um reflexo fiel ou, na maioria dos casos, simbólico do que ocupa a nossa mente, de nossos medos e de nossos desejos.

Drauzio – Existem pessoas que não sonham? Flávio Alóe – A não ser que estejam sob medicação ou tenham alguma doença orgânica, todas as pessoas sonham de quatro a seis vezes numa noite normal de sono. Os antidepressivos podem inibir o sono REM no início do tratamento, mas aos poucos ele vai sendo recuperado.

O que fazer quando não se tem metas e objetivos?

  1. Analise a sua rotina.
  2. Não se desespere.
  3. Descubra o que você não quer.
  4. Tenha momentos de reflexão.
  5. Compare-se apenas consigo mesmo, nunca com os outros.
  6. Acalme-se.

“A ideia de que dormir e não sonhar é um estado inconsciente, não é verdade, já que não há evidência que realmente sustentem esta ideia”, explicou Evan Thompson, pesquisador da Universidade de Columbia Britânica, no Canadá, à revista Live Science.

A psicóloga explica que o "eu" da pessoa com depressão está desinvestida de esperança, de vontade de viver, de sonhar, de desejar. O depressivo para de desejar, não tem mais desejo pela vida, pelas suas atividades. "Então ele vai ter um esvaziamento do eu.

40 minutos

Cada sonho pode durar de alguns segundos até uma hora. Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos. O enredo de um sonho está vinculado com os nossos medos, preocupações, desejos, etc.

Sonhos premonitórios são aqueles que são concretizados na vida real. Você já sonhou com alguma situação e depois ela realmente aconteceu? Então, se você já passou por isso é porque você teve a experiência de um sonho premonitório, que também podem ser chamado de precognitivo.

Quem nunca viveu uma situação inusitada enquanto dormia? Até aí, ok. O problema mesmo é lembrar dos sonhos. Nem todas as manhãs nós acordamos lembrando do que sonhamos e isso é completamente normal.

Os sonhos são uma maneira excelente por meio da qual Deus derrama profecias pelo mundo. Ouvi bem – disse ele – o que vou dizer: Se há entre vós um profeta, eu lhe aparecerei em visão; eu, o Senhor, é em sonho que lhe falarei (Números 12,6).

Sonhar faz bem não somente para consolidar a nossa memória, mas para mostrar sinais de bem-estar, saúde e autoconhecimento.

Poderia ser que, relacionado com sentimentos de medo e negatividade, os sonhos nos quais não pode correr simbolizem esse sentimento de que algo que lhe importa muito está fora do seu controlo. Outra explicação que poderia ter o feito de não poder correr num sonho é a baixa autoestima.

O REM é o último estágio do ciclo do sono, que dura cerca de 20 minutos cada e é nele que os sonhos acontecem. Nesse momento nosso batimento cardíaco acelera e ocorrem as chamadas “paralisias do sono”, pois o cérebro bloqueia os neurônios motores para que o corpo não reproduza os movimentos ocorridos nos sonhos.

Indução mnemônica de sonhos lúcidos

  1. Ao dormir, pense em um sonho passado.
  2. Identifique alguma coisa nesse sonho que só aconteceria em um sonho, como a habilidade de voar.
  3. Pense em voltar ao sonho e continue lembrando do que acontece nele.
  4. Repita a frase “a próxima vez que eu sonhar, quero lembrar que estou sonhando”

Num mundo tão conectado quanto líquido, como este em que vivemos, é comum as pessoas não encontrarem um propósito de vida. O problema é o quanto isto tem afligido uma multidão de gente por aí. A verdade é que temos uma sociedade perdida, precisando de um estímulo, um caminho a seguir.