É possível uma pessoa hermafrodita engravidar?

Perguntado por: ldamasio . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

Geralmente, o hermafrodita não pode ter filhos, uma vez que os órgãos como ovários ou testículos, podem não ser capazes de produzir óvulos ou espermatozóides. Além disso, no caso da pessoa hermafrodita que tem útero, esse órgão pode não estar funcionando adequadamente, o que não permitiria uma gravidez.

Hermafroditismo é o nome de uma condição na qual a pessoa nasce com dois órgãos sexuais, tanto do sexo masculino, como do feminino. Em geral, os pacientes só manifestam o problema durante a puberdade.

O termo Intersexual é o termo correto para referir-se a pessoas que nascem com essa condição biológica. Hermafrodita era usado antigamente, na Biologia e na Medicina, estritamente para espécies não-humanas e que significava basicamente: espécies que apresentam dois sistemas reprodutores em um mesmo organismo.

Vantagem: não necessitam de parceiros para se reproduzirem: são rápidas; todos podem se reproduzir, possibilitando uma reprodução mais acelerada; Desvantagem: não ha diversidade de indivíduos; difícil adaptação a alterações ambientais; não favorece a evolução das espécies.

três tipos de hermafroditismo: o hermafroditismo verdadeiro, o pseudo-hermafroditismo masculino e o pseudo-hermafroditismo feminino.

Definição contemporânea para “hermafroditismo” não traz luz sobre o tema, e preconceito persiste. Eles são muito mais comuns do que podemos imaginar. Apesar de não haver dados precisos, estima-se que um em cada 1.200 nascidos vivos no Brasil tenha essa condição, um total estimado em aproximadamente 167 mil pessoas.

No pseudo-hermafroditismo masculino existe testículo, porém a genitália externa e/ou ductos genitais (epidídimo, ductos ejaculatórios, vesícula seminal, vas deferens) não são completamente masculinizados.

Pessoas intersexuais nascem com características sexuais – incluindo genitais, padrões cromossômicos e glândulas, como testículos e ovários, que não se encaixam nas noções binárias típicas de corpos masculinos ou femininos.

O hermafroditismo pode ser identificado logo no nascimento ou durante a adolescência através de exames laboratoriais e de imagem. Se forem notadas ocorrência de menstruação em homens ou presença de uma estrutura semelhante ao pênis nas mulheres, é importante consultar um médico para que seja feito o diagnóstico.

Por conta da origem de que a intersexualidade seria uma punição que movimentos de pessoas intersexo pede que o termo hermafrodita não seja mais utilizado, ainda que conste na literatura médica.

Resumo: Hermafroditismo ou intersexo é um termo geral que inclui várias anomalias congênitas do sistema genital que são usadas para definir animais com características sexuais ambíguas. Ocorre em animais domésticos, mais comumente em porcos e cabras, e raramente em cavalos, cães, ovelhas e gado.

A exemplo disso, no âmbito lexical, o movimento intersexo considerara que o termo “hermafrodita” é ofensivo, porque é um termo antiquado e estereotipado. As pessoas transgêneras também requerem, dentre outras coisas, que a concordância gramatical com a identidade de gênero da pessoa seja respeitada.

Quando tem cerca de seis meses de idade se tornam hermafroditas, ou seja, desenvolvem órgãos reprodutivos femininos e masculinos. Algumas semanas após o acasalamento, cada caracol pode depositar entre 10 e 400 ovos, dependendo das condições ambientais.

Após dez anos de silêncio, Roberta Close revela que nasceu hermafrodita.

Quais são as causas do hermafroditismo ? O hermafroditismo geralmente é causado pela exposição excessiva do feto feminino aos hormônios masculinos no útero .