É possível uma pessoa desafinada aprender a cantar?

Perguntado por: rnogueira . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

A boa notícia pra quem se acha super desafinado(a) ou sem ritmo é que essa percepção é totalmente “treinável”! Numa aula de canto sempre é possível trabalhar aspectos musicais mais básicos como afinação, ritmo e o desenvolvimento de uma linguagem musical.

Pratique exercícios de respiração.
A respiração é o “combustível” para que possamos cantar as notas, logo, se falta o ar, ficamos sem fôlego, fica mais difícil sustentar a nota e podemos acabar desafinando.

A verdade é que cantar é muito divertido e não é preciso ter dom para cantar bem. Como diversas outras habilidades, o importante para desenvolvê-la é a dedicação e a prática.

Você pode descobrir se tem ou não talento para cantar se aprender a ouvir a si mesmo da maneira correta. Grave sua voz e ouça à procura de elementos como seu tom, seu timbre e seu controle vocal. Depois, comece a praticar para melhorar as áreas em que sua voz não é tão forte.

Pelo que vc descreve, podem ser: nódulos vocais, cisto vocal, laringite por refluxo, entre outros. Para isso recorremos a um exame complementar que se chama Laringoscopia. Após identificado seu problema, será iniciado o tratamento, que pode envolver desde medicação até terapia de voz com um Fonoaudiólogo.

O Que Você Pode Fazer para Aprender a Cantar Afinado

  1. Fazer Aula de Canto. ...
  2. Alongar a Musculatura. ...
  3. Treinar a Respiração e Apoio Vocal. ...
  4. Treinar a Percepção Musical. ...
  5. Aprenda Tocar um Instrumento.

3 fundamentos básicos para cantar

  • Fluxo respiratório: Quando nós cantamos, estamos soprando o ar, que vem dos nossos pulmões até chegar nas nossas pregas vocais, fazendo com que elas vibrem. ...
  • Colocação de voz: A colocação de voz também é conhecida como encaixe ou impostação vocal. ...
  • Postura ao cantar:

Por que deve-se evitar chocolate, refrigerante, café e bebidas alcoólicas antes de cantar? Assim como o leite e os seus derivados, o chocolate também pode prejudicar a vibração das pregas vocais, por deixar o muco do trato vocal mais espesso.

Exercício para relaxar a garganta
O exercício é o seguinte: usando a sílaba “nhe”, um som que traz nossa voz pra frente, devemos erguer um pouco a cabeça, como se estivéssemos bebendo um copo d'água. Nessa posição, dificilmente contraímos algum músculo dessa região.

Estima-se que apenas 1,5% da população global não consiga aprender a cantar de forma nenhuma. Isso porque essas pessoas sofrem de “amusia congênita”, uma condição que impede que a pessoa consiga diferenciar as notas musicais da mesma forma que outras pessoas conseguem.

Deus Todo-Poderoso, que nos destes a vida, os sons da natureza, o dom do ritmo, do compasso e da afinação das notas musicais, dai-nos a graça de conseguir técnica aprimorada em nossos instrumentos a fim de que possamos exteriorizar nossos sentimentos por meio dos sons.

O ar sai dos pulmões, expulso pelo diafragma ao entrar em relaxamento e passa pelas pregas vocais. Localizadas na laringe, as pregas vocais vibram e transformam o ar em som. São os músculos da laringe que determinam a altura e a duração do som (por consequência, definem as notas cantadas).

Escreva em seu diário o que você precisa fazer para desenvolver esse dom. Reconheça os dons espirituais nas pessoas ao seu redor. Ao fazê-lo, registre o que aprendeu. Você pode perguntar a essas pessoas como elas desenvolveram esses dons ou como elas os usam para ajudar e servir ao próximo.

7 dicas para te ajudar a cuidar da saúde vocal:

  1. Aquecer e esfriar. É imprescindível que você aqueça a sua voz antes de começar a cantar. ...
  2. Hidratar a voz. ...
  3. Umidifique a sua casa. ...
  4. Tire sonecas vocais. ...
  5. Evite substâncias nocivas. ...
  6. Não use a garganta para cantar. ...
  7. Não cante se isso estiver te causando dor.

A melhor opção é realizar o teste ao lado de um profissional de música, pois ele poderá conferir se você está entoando as notas musicas corretamente, além de fazer uma avaliação mais precisa. O timbre vocal depende das dimensões e da forma das cavidades de ressonância.

Um problema de voz, chamado de disfonia, pode ser um sintoma de um problema maior de saúde do corpo, como de doença de Parkinson (que provoca voz mais fraca e trêmula) ou um problema mental, como depressão (com voz mais fraca e grossa).

Segundo Sean Hutchins, pesquisador canadense do Conservatório de Música de Toronto, a capacidade de cantar tem menos a ver com talento e mais com prática. O elemento-chave que distingue os cantores bons dos ruins, diz ele, não está vinculado ao talento natural, mas ao treinamento para usar a voz corretamente.