É possível uma laje cair?

Perguntado por: aalmada . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

A laje vai passar a trabalhar com um peso maior do que ela foi projetada, o que pode levar a falhas e até a um eventual colapso da estrutura, dependendo da situação. Simplesmente fazer uma nova impermeabilização, assim como no caso da reforma do piso, também pode gerar um peso extra sobre a estrutura.

Este tipo de acidente pode ser causado por subdimensionamento do cimbramento/escoramento; fôrma sem a resistência necessária; descimbramento antes da cura do concreto; ou subdimensionamento da própria laje.

Por normas técnica uma laje pardão suporta até 150 kgf/m2 .

Mas nós ainda precisamos saber qual é este problema, sendo que os mais comuns são: A falta de impermeabilização em sua laje; Rachaduras que podem ter sido provocadas ou pelo tempo ou pela cura ruim da laje; Intempéries e a falta de uma manutenção na impermeabilização.

É normal que as edificações apresentem ligeiras trepidações e movimentações. Esses comportamentos das estruturas são calculados e previstos e devem ficar dentro de faixas de tolerância definidas pelos projetos estruturais.

Apoios são elementos estruturais dispostos horizontalmente que servem para sustentar a estrutura do escoramento da Laje. Pode ser um dos pavimentos da edificação, uma viga, ou mesmo o chão da obra.

A laje pode ceder ao retirar o escoramento, devido ao fato de sua constituição. Mas chegar ao ponto de trincar a alvenaria, isso depende do método construtivo. Pode acontecer, mas não é normal.

Avalie a estrutura atual
Em primeiro lugar, é preciso fazer uma avaliação detalhada da estrutura atual para saber se ela suporta um andar superior. Não basta adicionar colunas e elevar a construção, viu? É preciso uma laje mais resistente e um alicerce reforçado para isso.

Se não tratadas, as trincas, fissuras e rachaduras podem comprometer a estrutura do imóvel, com riscos até de desabamentos parciais ou colapso da construção, em casos mais graves.

O corte de laje de concreto é um trabalho que pode ser executado através de ferramentas diamantadas como disco diamantado, fio diamantado e coroas diamantadas ou serras copo. Cada um desses processos de corte de laje de concreto, usado de acordo com a necessidade, oferece um resultado final preciso.

Variação térmica
Esta é a causa mais comum para o surgimento de fissuras e trincas na laje. A variação térmica causa a contração e dilatação dos materiais e, caso as juntas de dilatação não sejam feitas, é aí que surgem as trincas e as fissuras.

Pode colocar caixa d'água em cima da laje? A caixa d´água precisa ficar em um local alto – para a água descer com força suficiente e correr pelos canos – e que aguente o peso dela (lembre: 1000l = 1 tonelada). Geralmente fica em cima de lajes sob telhados. ...

Suporta no máximo 300 litros é necessário fazer um reforço com uma capa de concreto e tela de aço.

De acordo com Osmar Mammini, 75, arquiteto e consultor da Abrapex (Associação Brasileira de Poliestireno Expandido), a laje comum pesa, em média, 36 kg por metro quadrado.

Com uma laje for bem impermeabilizada
Assim depende aí do modelo que você escolhe) mas a média e de uma média de 7 anos.

A manta líquida pode ser usada para impermeabilizar coberturas e lajes, assim como a manta asfáltica, mas sem a restrição contra os raios solares. Além disso, ela pode ser utilizada em lajes expostas, marquises, paredes externas e telhados.

O mais importante de como consertar vazamento de laje é fazer a impermeabilização correta, utilizando, de preferência, manta líquida ou vulcanizada. Além disso, a laje também deve ter certo grau de inclinação para que a água escorra até um ralo ou calha.

Uma das atividades que mais influencia o comportamento dinâmico de uma laje é o levantamento de peso. Isso porque o impacto de carga sobre uma laje provoca vibrações e descolamentos excessivos. Em estruturas de concreto armado, o fenômeno de vibração deve ser verificado conforme prescrito na NBR 6118 (ABNT, 2014).

E o que acontece se não molhar a laje? A superfície da laje apresentará várias trincas devido a retração do concreto. O pior efeito é a perda de resistência do concreto. Caso a cura não seja adequada, o concreto pode não chegar à resistência requerida em projeto.

Não se pode andar em cima da laje - por ela ficar exposta, você não pode trafegar em cima dessa laje. Então, não é recomendado que você aplique a manta líquida em uma laje onde você tem um varal ou uma churrasqueira, por exemplo, porque você não poderá andar por ali.