É possível uma idosa engravidar?

Perguntado por: dbelem . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 13 votos

Gravidez idosa — ou gravidez tardia — é a gestação que acontece a partir dos 35 anos de idade da mulher. Nessa faixa etária, uma gestação é perfeitamente possível, apesar de as chances de engravidar diminuírem bastante.

A atriz Claudia Raia, de 55 anos, anunciou que está grávida do terceiro filho. Ao lado do marido, o também ator e cantor Jarbas Homem de Mello, de 53 anos, ela compartilhou um vídeo no Instagram dando a notícia aos fãs e explicando que a gravidez foi uma surpresa.

Não. Se a mulher estiver, de fato, no período da menopausa não é possível engravidar sem um tratamento de medicina reprodutiva. Isso porquê o processo natural de ovulação é cessado, bem como também há uma drástica diminuição na produção dos hormônios ligados a fertilidade.

“As pacientes que engravidam a partir dos 35 anos têm mais chances de apresentar essas condições. A partir dessa idade, as mulheres também têm mais probabilidades de já estar acometidas por doenças crônicas, como a hipertensão e diabete prévia à gestação.

Crianças com essa condição chegam à adolescência muito antes que o comum. O corpo ganha características de adulto antes dos 8 anos de idade, então o organismo de Lina já era capaz de desenvolver uma gravidez aos cinco anos.

O primeiro exame normalmente indicado para as mulheres é a avaliação da reserva ovariana, que permite identificar a quantidade de folículos antrais, que ainda amadurecerão para liberar o óvulo. Já o espermograma é o exame utilizado para avaliar a fertilidade masculina.

Nessa idade, as mulheres necessitam de tratamentos específicos para conseguir engravidar. “Mas é importante lembrar que, para se submeterem a uma técnica de reprodução assistida, elas devem ser, fundamentalmente, saudáveis”, continua. Assim, o primeiro passo é passar por uma avaliação com uma equipe multidisciplinar.

Na menopausa, a paciente tem sua produção dos hormônios estrogênio e progesterona afetada por causa da interrupção da ovulação. Como a gestação só é possível a partir da fecundação (encontro do óvulo com o espermatozoide), engravidar na menopausa de forma natural é praticamente impossível.

Linda Medina tinha apenas 5 anos quando deu à luz um menino, tornando-se a mãe mais jovem da história.

Algumas posições que 'desafiam' a gravidade, como a mulher sentada, por cima do homem, durante a relação sexual, podem dificultar o acesso do sêmen à cérvix. “É uma questão de gravidade e o sêmen pode 'se perder' nesse caminho.”

Se você quiser responder a essa pergunta, considere vários elementos. Um deles, talvez o mais importante, é a data da sua última menstruação; a partir daí, você contará catorze dias: quatro dias antes e quatro dias depois dessa data, é o seu período mais fértil.

O começo exato da perimenopausa – a transição para a menopausa – é difícil de identificar. Um estudo que monitorou mulheres enquanto passavam pela transição para a menopausa descobriu que a irregularidade menstrual começava em média entre os 47 e 48 anos. No entanto, essa mudança pode começar muito antes ou depois.

A primigesta idosa, conhecida como a primeira gravidez após os 35 anos, pode trazer vários problemas de saúde para a mulher e o feto. Engravidar nessa faixa etária pode ocorrer um parto prematuro e aumentar o risco da Síndrome de Down, além de ocasionar a diabetes gestacional e a hipertensão arterial na grávida.

Nessa idade as chances de ocorrer uma gravidez espontânea são raríssimas.

A gestação de mulheres com mais de 35 anos não é mais uma exceção, e tem se tornado cada dia mais frequente. Para o Ministério da Saúde, mulheres com mais de 35 anos são consideradas gestantes de alto risco, pois são mais vulneráveis a algumas doenças como hipertensão gestacional e diabetes gestacional, por exemplo.

Sim, é possível, se o parceiro ejacular muito perto da vagina e a jovem estiver no período fértil.

Uma britânica de 47 anos surpreendeu os médicos ao engravidar naturalmente sete anos após entrar na menopausa. De acordo com o jornal inglês "The Sun", a gravidez foi detectada durante a realização de exames de emergência após uma suspeita de câncer de ovário.

Compartilhe este conteúdo: De acordo com informações divulgadas pelo Guinness World Records, a mulher japonesa Kane Tanaka tem 116 anos de idade e tem o título de pessoa e mãe mais velha do mundo e Mãe mais velha do Mundo .

O teste de ovulação caseiro consiste em introduzir a ponta do dedo indicador na vagina e retirar uma pequena quantidade de muco. Ao esfregar este muco na ponta do dedo polegar, deve-se observar a cor e a sua consistência.

7 sintomas da infertilidade para observar e buscar ajuda

  • Alterações menstruais.
  • Dor pélvica.
  • Dor durante as relações sexuais.
  • Problemas com a ovulação.
  • Alterações na pele.
  • Disfunção erétil.
  • Problemas nos testículos.