É possível um psicopata se apaixonar?

Perguntado por: rrezende6 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Embora o psicopata não possa se apaixonar como tal, ele pode estabelecer relações sentimentais. No entanto, essas serão baseadas em seu próprio interesse (em algo que a pessoa psicopata deseja conseguir e manter). Para um psicopata, as relações sociais são uma forma de conseguir o que ele precisa naquele momento.

O psicopata tende a ser muito ciumento. É possessivo. E como tem muita gente que confunde ciúmes com amor, acaba se deixando levar, acha que se o outro está tão preocupado, se fica ligando pra saber onde você está, com quem, que horas volta, e você acaba achando que isso só pode ser amor.

Sociopatas podem parecer estar apaixonados
Eles podem ser carismáticos, charmosos e lisonjeiros, e alguém com TPAS pode parecer amar os outros quando isso se adequa ao seu objetivo final. Mas esse 'amor' vai se desgastar ou desaparecer assim que as necessidades do indivíduo forem atendidas.

Essa atração pela "obscuridade" do psicopata é perceptível. Também existe a ideia de que elas, com seu afeto, oferecem benefícios a eles. Além disso, Dra. Brown, aponta que 30% das mulheres que se apaixonam por psicopatas já possuem um histórico prévio como vítimas de abusos e de relacionamentos violentos.

Os psicopatas gostam de sentimentos intensos e, por isso, a adrenalina precisa estar sempre presente. Não são fãs de rotina e até mesmo de manter relacionamentos, seja com amigos, família ou parceiros.

Impulsividade: dificilmente aceitam ser contrariados, rejeitados ou frustrados, por isso reagem impulsivamente de forma mais agressiva e explosiva, sem se importar com o sentimento ou envolvimento de outros ao redor; Egocêntricos e megalomaníacos: possuem orgulho exacerbado e sempre acham que estão certos.

Psicopatas não suportam se submeter ao poder de outra pessoa
Esse é o ponto de maior fraqueza nos psicopatas. Por serem sedentos por poder, sua vida consiste na antecipação de domínios e na afirmação de uma superioridade sobre os outros, antes que sejam controlados e dominados.

Os psicopatas não sentem ansiedade, medo e tristeza, mas sentem alegria, felicidade, surpresa e nojo. Quando são provocados, os psicopatas sentem raiva e frustração quando não conseguem alcançar os seus objetivos.

O referido detector é denominado pelos especialistas de “detector moral”, e permite afirmar que o psicopata é desprovido de tal regulador moral. o psicopata possui um único medo, o medo da punição, por isso muitos não praticam crimes violentos, mas sempre praticam transgressões, como por exemplo, a prática de fraudes.

A pessoa psicopata tende a ser bastante manipuladora e centralizadora, apresentando comportamentos extremamente narcisistas e não se responsabilizando por nenhuma de suas atitudes. A psicopatia pode acontecer devido a alterações cerebrais, fatores genéticos e traumas na infância, como abuso sexual ou emocional.

Em geral, os psicopatas do cotidiano não se responsabilizam pelos próprios atos. Eles estão sempre culpando os outros e costumam injetar sentimentos de culpa no outro. Acham que o problema está fora, que o mundo os atrapalha. Para eles, quando algo não vai bem em suas vidas, o problema é dos que os cercam.

A melhor forma de lidar com um psicopata é se afastar dele e de qualquer situação que o envolva. Termine e não entre mais em contato. Parece desnecessário, mas é o melhor para as suas saúdes emocional e física.

Os psicopatas são o tipo mais perigoso do transtorno de personalidade antissocial e compreendem 1% da população mundial. Embora pareça um número pequeno, 1% engloba milhões de indivíduos que andam por aí, fingindo e enganando.

Definitivamente não. Como são desprovidos de empatia, não conseguem se colocar no lugar do outro, ao mesmo tempo que se identificam com o funcionamento mental e emocional de outros psicopatas, então deste modo ou são inimigos ou comparsas, sem terem consciência disso.

O que buscam os psicopatas? Psicopatas, assim como a maioria dos predadores, buscam poder e controle. Eles querem dominar seus parceiros sexualmente, emocionalmente e fisicamente.

Sim, tem boa oratória, charme e manipulação são comportamentos que se sucedem ao psicopata. Eles sabem que é preciso seduzir uma pessoa antes de manipulá-la, e por isso costumam ser encantadores. Eles mentem para conquistar privilégios e justificar suas condutas.

A psicopatia não tem cura, mas pode ser tratada. O tratamento do transtorno inclui várias abordagens de forma simultânea, como a psicoterapia, o treinamento de habilidades comportamentais e o reconhecimento dos papéis da família, da escola, de colegas e da comunidade.

Um dos maiores estereótipos do cinema é mostrar que psicopatas gostam de música clássica. Desde Hannibal Lecter, de O Silêncio dos Inocentes, que ouvia Mozart, até Beethoven em Laranja Mecânica, a música clássica sempre esteve ligada a pessoas com esse distúrbio mental.

De acordo com um estudo feito pela Universidade de Innsbruck, na Áustria, as pessoas que apresentam tendências antissociais, sádicas ou mesmo psicopatas gostam de comer alimentos amargos, como chocolates (com alto índice de cacau), café, água tônica, frutas cítricas, entre outras comidas e bebidas do gênero.