É possível um nódulo na tireoide sumir?

Perguntado por: rsilveira . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

“Tanto os cistos como os nódulos, também chamados de nódulos coloides, são benignos e não se transformam em câncer. Eles podem, inclusive, desaparecer sozinhos ou após cirurgias, ablação ou até mesmo após punção realizada para diagnóstico.

Não existe um limite que defina quando os nódulos da tireoide serão considerados grandes ou pequenos. Na prática clínica, nódulos que passem de 2,0cm ou quando surgem múltiplos nódulos que podem se somar em tamanho, podemos dizer que estamos lidando com nódulos grandes.

No caso do nódulo de tireoide, os principais sintomas que os pacientes percebem são:

  • Dificuldades para engolir alimentos e líquidos;
  • Rouquidão ou outras alterações na voz;
  • Dor na região do pescoço;
  • Caroço no pescoço;
  • Problemas de respiração.

O principal fator de risco de surgimento de neoplasias malignas da tireoide é a exposição a radiação ionizante, que acontece em fases precoces da vida do indivíduo. Além disso, pessoas expostas à radiação do ambiente também apresentam uma maior suscetibilidade para o desenvolvimento desse tipo de câncer.

Alguns sintomas de nódulos na tireoide indicam a necessidade de realização de exames e a avaliação de um endocrinologista: dor na garganta; inchaço do pescoço; dificuldade para respirar ou engolir; perda de peso sem causa aparente; tremores; nervosismo; rouquidão ou perda da voz.

Para preparar um chá para tireoide, você só precisa misturar uma planta medicinal benéfica para a tireoide, como fucus, dente-de-leão ou erva-cidreira, com água fervente.

Maçãs, peras, ameixas e frutas cítricas são abundantes em pectinas, que ajudam a desintoxicar o mercúrio – um dos principais metais que estão ligados a problemas de tireoide. Sementes de abóbora, sementes de girassol e nozes são ricas fontes de zinco. Níveis baixos de zinco são associados a problemas de tireoide.

Chá de geniciana
Esta é uma planta que tem uma forte ação tônica, além de melhorar a disposição, permitindo combater os sintomas associados ao hipotireoidismo. Dessa forma, este chá é uma boa opção para completar o tratamento médico e melhorar o bem-estar.

Como tudo na vida, a PAAF tem riscos, mas são muito baixos. Deve ser evitada em pacientes com algum distúrbio da coagulação ou plaquetopenia para que não ocorra o aparecimento de hematoma cervical.

Dosagem do TSH
A dosagem dos níveis sanguíneos do hormônio tireoestimulante, mais conhecido como TSH, serve para verificar a função da glândula tireoide.

Em pacientes com alterações hormonais, seja hipertireoidismo ou hipotireoidismo, o tratamento medicamentoso é necessário. Quando há nódulos, que podem ou não afetar a função tireoideana, sejam malignos ou benignos, é imprescindível investigarmos qual sua natureza.

Trata-se de um nódulo benigno, de formato arredondado, liso, móvel, indolor e de crescimento lento. É bastante comum entre as mulheres em idade fértil, ou seja, com menos de 35 anos. Causam dor na região da mama e o aparecimento de pequenos cistos e placas semelhantes à nódulos, durante a palpação das mamas.

Em algum momento, podem ocorrer alterações em sua estrutura, caracterizando um nódulo. O conceito de nódulo costuma assustar, porque as pessoas logo associam com câncer. “Mas a maioria dos nódulos de tireoide são benignos. Apenas cerca de 5% a 10% são malignos”, informa a Dra.

Nódulos grandes, acima de 3 a 4 cm, e aqueles localizados anteriormente à traqueia podem causar sintomas mesmo em tireoides com volume normal. O tamanho normal da tireoide varia de acordo com idade, sexo e peso do indivíduo. Mulheres têm tireoides entre 10 e 15 mL e homens entre 12 e 18 mL.

Recomenda-se remover completamente da dieta o álcool, o tabaco e a cafeína. Também se deve evitar alimentos refinados, como pães, massas e doces, e os que contenham gorduras saturadas e gorduras trans, como carnes vermelhas e processados.

O nódulo na tireoide é mais preocupante quando caracterizado por nódulos com bordas irregulares, pacientes com alterações na voz, pacientes com nódulos que já possuem casos de câncer na família e pacientes que já foram submetidos a sessões de radioterapia, principalmente na região da cabeça e do pescoço.

A tireoide engorda? De acordo com o Departamento de Tiroide da Sbem, existe sim um aumento de peso, porém não ocorre devido à disfunção hormonal e sim pela má alimentação durante o quadro de hipotireoidismo. Como o paciente gasta menos energia durante o processo, existe a tendência a engordar.

O principal sintoma é o surgimento de irregularidades no pescoço. A pessoa também passa a sentir desconforto na região, falta de ar e dificuldade para engolir, além de apresentar tosse e rouquidão.

Pode ter diversas causas, que incluem a falta de iodo, inflamação da tireoide por doenças autoimunes ou pela formação de nódulos na tireoide, e pode provocar sintomas como sensação de aperto na garganta, dificuldade para engolir, rouquidão, tosse e, nos casos mais graves, até dificuldade para respirar.