É possível um Endomorfo ficar magro?

Perguntado por: ddorneles9 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 5 votos

É possível emagrecer, independentemente de ser classificado como endomorfo, mesomorfo ou ectomorfo, mas é necessário mudar o estilo de vida com supervisão nutricional: veja 11 dicas.

Ser endomorfo não quer dizer que você nunca conseguirá um corpo forte e definido ao mesmo tempo, porém deve haver certos cuidados para conseguir manter o percentual de gordura baixo.

Agora, a hora da resposta da grande questão: se você pensa em somatotipos, não é possível. Os fatores genéticos são mais significativos e importantes do que anos de dieta e exercícios. É possível favorecer a manutenção do estado físico, mas com o tempo, o biotipo pode ser um fator muito difícil de contornar.

São eles: ectomorfo, endomorfo e mesomorfo. Eles são classificados através de heranças genéticas e não podem ser alterados. Por isso, a interferência dessa característica nos resultados de treino e dieta é inevitável.

Corpo endomorfo
Em contrapartida, têm dificuldade para perder peso, pois o metabolismo é lento. Boa parte do peso corporal dos endomorfos está em forma de gordura, sendo assim, uma alimentação equilibrada é essencial para esse grupo.

Na busca por um corpo saudável, os endomorfos tem uma maior facilidade e muitas vezes são vistos como sortudos entre os biotipos corporais. “Se agregar ao biótipo uma dieta saudável com proteínas e atividade física, a pessoa terá uma vantagem a outros biotipos de corpos. ” comenta.

Qual biotipo corporal é mais raro? O biotipo mais raro é também chamado o biotipo dos sortudos. Bem-vindo ao modelo mesomorfo. As pessoas mesomorfas são aquelas que possuem um corpo naturalmente atlético.

Os endomorfos são caracterizados pela baixa estatura e pela forma arredondada, possuem um metabolismo lento que facilita o acúmulo de gordura, mas, por outro lado, têm maior facilidade para ganhar massa muscular.

Endomorfo

Biótipo genético – Endomorfo
Esse biótipo tem predominância de músculos do tipo II, que são músculos de contração mais rápida e mais forte, dessa forma maior força e potência.

Mesomorfo

Confira em qual biótipo você melhor se encaixa: Mesomorfo: é mais comum. Na maioria das vezes, as pessoas têm ossos grandes, músculos bem definidos.

Ectomorfo: entenda o biotipo magro e de metabolismo acelerado. Pessoas que possuem o biotipo ectomorfo são magras, com quadris estreitos e braços e pernas longas. Além disso, possuem o metabolismo rápido: parecem comer o que querem, quando querem, sem ganhar peso.

- O endomorfo possui um metabolismo mais lento, com maior quantidade de fibras brancas do tipo 2, que são volumosas, armazenam energia para gastar em determinado momento. Por isso, são geralmente mais pesados e têm facilidade em ganhar peso e mais dificuldade na definição (muscular).

O treino de um endomorfo deve conter bastantes exercícios cardiovasculares, para aumentar o gasto energético e facilitar a queima de gordura. O ideal é que se mantenha uma frequência alta de aeróbicos, 5 vezes na semana, com duração de 30 minutos.

Quando nascemos, trazemos diversas características biológicas que determinam como será a nossa composição física. Elas são conhecidas como biotipo corporal. Podemos dizer que o biotipo é uma herança genética e varia de pessoa para pessoa.

tem o endomorfo que tem uma facilidade muito grande de levantar muita carga muita massa magra mas muita dificuldade queima de gordura e tem o meio termo que é o Biotipo ideal para musculação que é onde falam da genética mesmo que é o caso do Ramon que é o mesmo amor.

Tem o corpo mais equilibrado, não é tanto ectomorfo e nem tanto endomorfo. Os membros superiores são mais desenvolvidos, e a cintura, mais afinada. Os mesomorfos não têm nem dificuldade de perder peso, já que contam com metabolismo acelerado também.

Se você achar que está ganhando muita gordura, reduzir a ingestão de carboidratos em seus dias de folga, pode te auxiliar na redução de gordura. Alguns suplementos podem ajudar a acelerar o metabolismo e reduzir gordura corporal, portanto, estes suplementos podem ser os aliados perfeitos para os endomorfos.

O mesomorfo é o que chamamos de atleta, que já é forte por natureza e ganha força e volume muscular com facilidade e não tem a capacidade de acumular gordura. Já o endomorfo é aquele que sempre acumula mais gordura, tem muita dificuldade em perder e não tem facilidade com exercícios.”

Quanto ao perfil somatotípico, as maiores porcentagens estão nas classificações Ectomorfo – Endomórficas (33,3%) para a categoria Adulto, Ectomorfo Equilibrado (55,6%) para a categoria Sub 17 e Ectomorfo Equilibrado (80%) para categoria Infanto-juvenil.

Invista em carboidratos de baixo índice glicêmico
Uma das recomendações de dieta, tanto para o endomorfo masculino quanto para o feminino, é apostar em carboidratos de baixo índice glicêmico, como aveia, castanhas, cereais integrais, batata-doce e frutas.