É possível um casal de canhotos ter um filho destro?

Perguntado por: lassuncao2 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

A chance de ter uma criança destra é sempre maior. Mas, quando um ou ambos os pais são canhotos, a chance do filho ser canhoto é maior do que quando ambos são destros. Ainda assim, a chance de passar a característica é pequena.

Pode ser considerado que sim, pois cerca de 10% da população humana é canhota, ou seja, no geral, uma em cada grupo de dez pessoas. A dominância cerebral é o que determina se a pessoa será canhota ou destra. O hemisfério direito do cérebro controla o lado esquerdo do corpo (mais ativo nos canhotos).

Um estudo feito no início dos anos 90 revelou que filhos de pais destros têm apenas 9,5% de chance de ser canhotos. Mas se um dos progenitores é canhoto, a possibilidade sobe para 19,5%. Se os dois são canhotos, o filho terá cerca de 26% de probabilidade de ter a mesma lateralidade dos pais.

Fatores genéticos também determinam se alguém vai escrever com a mão direita ou esquerda. A chance de ter uma criança destra é sempre maior. Mas, quando um ou ambos os pais são canhotos, a chance do filho ser canhoto é maior do que quando ambos são destros. Ainda assim, a chance de passar a característica é pequena.

Isso por que alguns estudos mostram que os canhotos são mais criativos e poderiam ter uma ligeira vantagem nos esportes, jogos e uma série de atividades que envolvam estímulos, lançamentos simultâneos ou até mesmo rápidas sucessões. Já os destros, sofrem menos com dislexia e gagueira, por exemplo.

Canhoto, ou também chamado de esquerdinho, é aquele que com mais frequência usa os membros do lado esquerdo do que o direito do corpo.

Ser canhoto significa em várias línguas alguém que trabalha melhor com a mão esquerda, mas também que é desajeitado, tolo ou pateta. Estudos científicos indicam o contrário: afinal, pensam mais rápido quando conduzem, praticam desporto ou jogam no computador.

Você sabia que apenas 10% da população mundial é composta por pessoas canhotas? Um novo estudo, conduzido pela Northwestern University, nos Estados Unidos, sugere que o motivo de existirem tão poucos canhotos no mundo se deve ao fato de a raça humana ser mais cooperativa que competitiva.

No rol das desvantagens são apontadas a discriminação e a falta de objectos adaptados a canhotos como as cadeiras escolares, as tesouras, os cadernos de argolas, o teclado do computador ou mesmo os smartphones.

Canhotos têm uma maior especialização do hemisfério direito enquanto os destros apresentam essa característica no hemisfério esquerdo. No seu lado de preferência, a pessoa terá habilidades mais desenvolvidas como força, precisão, velocidade e coordenação dos movimentos.

VANTAGENS DE SER CANHOTO
Isso acontece porque, por comparação aos destros, que utilizam maioritariamente os recursos do hemisfério direito, os canhotos servem-se dos dois hemisférios cerebrais. Essa vantagem torna-os mais imaginativos e permite um melhor raciocínio no que toca ao processamento da informação.

Uma criança geralmente é descrita como destra, canhota ou ambidestra, e essas nomenclaturas começam a ser utilizadas quando elas estão desenvolvendo habilidades linguísticas - por volta dos quatro anos.

Canhotos são aqueles que desenham, pintam, rabiscam e realizam outras atividades com a preferência pela mão esquerda. Os que preferem expressar a sua arte com a mão direita são os destros, já os ambidestros usam as duas mãos.

A pessoa ambidestra é aquela capaz de desenvolver-se com a mesma habilidade tanto com a mão direita como com a mão esquerda. Deve-se ressaltar que normalmente cada indivíduo tem mais habilidade com uma mão do que com a outra e é pouco habitual a capacidade de utilizar ambas as mãos com a mesma eficiência.

Se você colocar uma tigela e uma colher na frente do seu filho canhoto, ele vai segurar a tigela com a mão direita (não dominante) e comer com a colher na mão esquerda (dominante). Conforme o bebê canhoto fica mais velho, você vai perceber que ele mexe alimentos ou bebidas no sentido horário.

Existem diversas teorias para explicar a existência de canhotos. Alguns pesquisadores afirmam que o principal fator da existência de canhotos está no ventre da mãe e a causa seria hormonal; outros acreditam que é um comportamento de origem genética.

Entre as possíveis causas da menor expectativa de vida, os pesquisadores apontam o maior risco de sofrer acidentes por parte dos canhotos.

Coincidência ou não, gênios da ciência como Leonardo da Vinci, Marie Curie e Nicola Tesla, usavam a mão esquerda para executar suas tarefas.

Os canhotos são mais inteligentes do que os destros (pelo menos na matemática) Um novo estudo sugere que as pessoas que escrevem preferencialmente com a mão esquerda são melhores a matemática do que as que usam a mão direita, especialmente na resolução de problemas.

Redação Galileu. Estima-se que entre 10 e 12% das pessoas sejam canhotas. Mas mesmo com esse expressivo número, aqueles com mais habilidade na mão esquerda sofrem para se encaixar em um mundo ...

Eles mostraram que a prevalência de canhotos se situa entre 9,34% (usando o critério mais rigoroso de canhoto) e 18,1% (usando o critério mais brando de não destros). A melhor estimativa geral é de 10,6%.