É possível um arromântico se apaixonar?

Perguntado por: oqueiroz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

P: Os arromânticos conseguem amar? R: Arromanticidade não determina a capacidade de alguém de amar. A maioria dos arromânticos não sentem atração romântica e não se apaixonam. Mas há aqueles que podem sentir atração romântica (seja de maneira infrequente ou não-normativa) e que conseguem sentir amor romântico.

About. Arromântico estrito: Pessoa que não sente atração romântica em nenhuma circunstância por nenhum gênero. Demirromântico: Pessoa que não sente atração romântica, porém, após densenvolver um vínculo afetivo com outra pessoa , a atração romântica pode surgir.

O que é aroace? Abreviação para arromântica e assexual, pessoas aroace não sentem atração sexual nem romântica. O oposto de arromânticidade é romanticidade, e de assexualidade é allosexualidade.

A assexualidade é a falta de atração sexual. Ou seja, a pessoa não se sente atraída por ninguém, nem age por um desejo erótico. Essa definição é apenas um espectro sobre o tema, que é amplo e diverso dentro da comunidade. Portanto, a assexualidade não é determinada por aquilo que a pessoa faz ou deixa de fazer.

A pessoa arromântica pode ou não sentir atração sexual por outras pessoas. A preferência por beijar, fazer sexo – ou sentir desconforto com isso – é particular e individual; Uma pessoa arromântica pode ter qualquer orientação sexual, ou seja, ser hétero, gay, bi, pan, etc.

Inclusive, o termo arromântico engloba pessoas que também sentem atração, isto porque é um espectro. Aro não-estritos apresentam atração romântica, e, além disso, o bloqueio emocional pode ou não englobar também amizades e outros tipos de relacionamentos.

"É uma orientação sexual de pessoas que não têm interesse pela prática sexual com uma outra pessoa, mas que podem ter o interesse romântico. Essas pessoas mantêm o desejo de estar na companhia de alguém, de ter compromissos, de ir ao cinema, de sair, de receber presentes e tudo mais, mas não o interesse sexual.

O espectro arromântico é um termo guarda-chuva para pessoas que sentem pouca, condicionada ou nenhuma atração. Dentro desse espectro, é possível encontrar a “área cinza”, uma denominação que abrange essas pessoas experienciam a atração, mas diferente da forma esperada pela sociedade allonormativa.

Arromanticidade ou espectro arromântico é uma identidade romântica (orientação romântica) que se caracteriza pela ausência de atração romântica por qualquer gênero, OU pela pouquíssima sensação de atração romântica OU pela sensação de atração romântica só em circunstâncias específicas.

Atração romântica é a atração que se sente quando se está apaixonade; amar alguém, e muitas vezes, ter vontade de ter um relacionamento sério com outra pessoa.

Pessoas demiarromânticas sentem atração romântica por outras pessoas apenas a partir de uma conexão, sendo esta relativa à interpretação de quem se entende como demiarromântique. No entanto, formar um vínculo emocional não garante que a atração romântica ocorra.

Atração platônica: Vontade de ter intimidade emocional com alguém, sem necessariamente envolver sentimentos românticos ou sexuais.

Verde clara: Espectro arromântico. Branca: Relações platônicas e sua importância. Cinza e preta: Pessoas arromânticas assexuais e não-assexuais.

Não há uma idade específica em que se espera que todas as pessoas se deem conta de sua orientação ou identidade sexuais.

Sentir Atração Por Outra Pessoa é Normal
Mas calma, a autora do estudo, Dra. Margo Mullinax, afirma que é normal sentir atração por outra pessoa, mesmo namorando ou efetivamente casado. Pensa comigo: o simples fato de você ser casado com uma determinada pessoa não significa que você não sentirá nada por outras.

Normalmente está relacionada com alto índice de estresse, ansiedade, rotina, desânimo ou falta de estímulos e cansaço, além de fatores fisiológicos como deficiências hormonais. Então, sim é possível amar alguém e estar com seus desejos sexuais contidos ou recolhidos.