É possível trocar só a junta do cabeçote?

Perguntado por: ltorres . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Em muitos casos, só a troca da junta do cabeçote queimada por uma nova já é suficiente para resolver o problema. Mas, em alguns casos mais graves pode ser necessário fazer a retífica do cabeçote. Nesses casos, tanto a junta quanto o cabeçote podem apresentar danos.

Uma eventual queima da junta empena o cabeçote, afetando também a rotação do motor ao misturar água da refrigeração com o óleo lubrificante, à medida que a estrutura da junta se destrói com o superaquecimento. Dessa forma, o motor trava.

Pedro, da Elring, também é enfático: “sempre que o cabeçote for removido, por qualquer motivo, a junta de cabeçote deve ser trocada. Nunca reaproveitar a junta em hipótese nenhuma”.

A causa mais comum de danos severos ao cabeçote é quebra da correia dentada que aciona o comando de válvulas. Quando se rompe, tira de sincronismo a abertura e o fechamento das válvulas.

Caso perceba fumaça em excesso saindo do escapamento, é bom ficar atento, pois também pode indicar sérios problemas na junta do cabeçote. Se a fumaça for branca, não há razão para desespero. Mas, se notar uma fumaça preta saindo, inclusive depois que o motor esquentar, procure o mecânico o mais rápido possível.

A retífica do motor precisa ser feita a cada 200 mil km rodados. Isso porque, devido à alta temperatura e ao atrito das peças, o motor fica naturalmente desgastado, até o ponto em que não há outra alternativa a não ser fazer a retífica.

O preço médio de cabecote depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar cabecote por valores entre R$ 83,09 e R$ 254,59.

É bom lembrar que alguns cabeçotes aceitam apenas uma plaina de superfície, enquanto outros suportam até três. Também existem outros serviços, como troca de sede de válvulas e guias de válvulas, bem como retífica do alojamento do comando de válvulas.

A retífica de cabeçotes geralmente é feita para corrigir folgas e assentamentos. Após desmontar o componente, ele passa por um teste de pressão. É onde se descobre se há trincas ou rachaduras na peça. Se este for o caso, deve ser feita uma soldagem.

A Nakata é a marca que lidera na pesquisa Revista O Mecânico/IBOPE Conecta na preferência dos mecânicos na hora de adquirir juntas homocinéticas e terminal axial.

Casos em que não precisa de retífica
Nesse caso, um dano menor no superaquecimento, não acarretará em retífica do cabeçote, sendo necessária apenas a troca da junta. Geralmente é quando se percebe imediatamente o superaquecimento do motor, desligando o propulsor e rebocando o veículo.

É perfeitamente normal que a água do radiador baixe com o tempo. Evaporação e pequenas perdas no sistema acabam acontecendo com o uso do dia-a-dia, portanto é normal ter que completar o nível do radiador de tempos em tempos (que em carros mais novos deve ser feito com fluido adequado, não com água).

Para identificar se o vazamento de água no motor está vindo do radiador é preciso primeiramente ter um dia com tempo seco. Após deixar o carro esfriar, passe mão por baixo do radiador. Se for percebido a presença de água na região, é possível que esteja havendo um vazamento.

Quando a junta do cabeçote está gasta também ocorre vazamento, assim como quando há problema nos retentores. Nesses casos você vai precisar trocar, ou a junta do cabeçote ou os retentores, conforme qual for o problema.

Após a retífica, o motor retorna praticamente novo. Afinal, suas peças foram trocadas e, assim como em um carro zero, ele ainda não se adaptou a certos movimentos. Por isso, o motor retificado precisa ser amaciado e ter troca de óleo prematuramente.

O consumo de óleo pelo motor pode ser indicado pela fumaça azulada, porém se ela for branca e espessa também é sinal de retífica iminente. A fumaça branca e espessa pode indicar que o líquido de arrefecimento está sendo queimado nas câmaras de combustão.

Quanto custa para consertar um motor fundido? O reparo de um motor fundido pode custar até 50% do valor do automóvel.

O defeito na peça pode apresentar alguns sintomas como:

  • Indicação de alta temperatura no painel;
  • Fumaça excessiva nos canos de escape;
  • Redução rápida da água do radiador;
  • Velas de ignição úmidas;
  • Falhas no motor.

tranquilamente. de 2.600 a 2.700 reais para fazer um cabeçote e isso pessoal que a gente consegue.

Explicando o cabeçote: DOHC, OHC, OHV.

A vantagem da junta em fibra é uma margem maior para problemas de planicidade de cabeçote e bloco. A junta de aço possui uma resistência muito maior a calor e é muito utilizada em carros com alta taxa de compressão. No caso da junta de cabeçote em aço, a margem para problema de planicidade é mínimo.