E possível transformar ferro em ouro?

Perguntado por: erezende . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Ou seja, é sim possível transformar um metal em ouro, mas, além de não ser da maneira que os alqumistas propunham, é inviável economicamente.

Bombardeando-se o chumbo, pode-se, portanto, esperar arrancar suas 11 partículas núcleares excedentes, ou seja, três prótons e oito nêutrons. O que acontece é que a probabilidade para que isso se dê é bastante baixa. Logo, seria necessário que o bombardeamento durasse meses, mesmo anos, para que se obtivesse ouro.

Fisicamente e quimicamente falando é algo impensável, essa transformação, mas com as pessoas acredita-se que é possível.

Já o ferro, aço, níquel e cobalto possuem a propriedade magnética e quando ficam próximos de um ímã há uma atração muito forte. Muitas peças são de ferro banhadas em ouro e por esta propriedade pode descartar facilmente uma peça que não é de ouro maciça.

De onde vem o ouro? Assim como outros metais, o ouro surgiu a partir de uma fusão nuclear. Acredita-se que, há bilhões de anos, elementos complexos como ele resultaram da combinação de elementos mais simples a altas temperaturas, como o hélio e o hidrogênio. Isso ocorreu durante a formação do Sistema Solar.

A origem do Ouro
O ouro surgiu no espaço, há mais de 5 bilhões de anos atrás, antes mesmo do planeta Terra existir. Esse fenômeno ocorreu através de violentas explosões estelares, denominadas supernovas,que transportaram não só o ouro, como outros tipos de metais importantes.

Sendo assim, o ouro puro é misturado a pequenas quantidades de outros metais, como o cobre, zinco, níquel, prata e paládio, dando a "liga" necessária para que o material seja mais durável e resistente.

Na verdade, as peças de computador contêm mais ouro. É possível recuperar ouro de placas de computador; também é possível extrair ouro de placas-mãe, circuitos integrados, contatos, pinos e placas de circuito impresso.

O mercúrio é tradicionalmente usado para separar e extrair o ouro de rochas ou da areia porque adere ao ouro formando um amálgama, que posteriormente é aquecido. Com o calor, o mercúrio evapora e resta o ouro.

R$ 307,61

O valor do grama do ouro hoje está cotado em R$ 307,61.

Procure uma corretora autorizada pelo Banco Central e pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) a vender ouro. Entre as empresas mais conhecidas estão Ourominas, Parmetal e Carol DTVM. Evite comprar em lojas indicadas nas ruas. As barras vendidas nas distribuidoras autorizadas são lacradas.

O Ouro 24k, apesar de puro e de melhor qualidade, não é ideal para a confecção de joias e alianças, pois é macio e bastante flexível, amassando e arranhando com facilidade. O ouro utilizado para fabricação de alianças no Brasil é preferencialmente o ouro 18k (750), que possui 75% de ouro puro e 25% de ligas metálicas.

Ródio

Ouro, prata e platina são os metais preciosos mais populares do mundo. No entanto, o mais valioso é quase desconhecido: o ródio. Nos últimos anos, seu preço aumentou surpreendentes 265%.

ródio

O ródio é o metal mais caro do mundo, sendo também extremamente raro: uma tonelada da crosta terrestre contém apenas 0,001 gramas deste metal de transição, caracterizado pelo seu elevado ponto de fusão e excelentes propriedades anti-corrosivas.

Ouro, prata e cobre não são materiais magnéticos, ou seja, que são atraídos por um imã – ferro, aço, níquel e cobalto sim. Então, para saber se é ouro de verdade ou apenas uma peça banhada a ouro, basta usar um imã grosso próximo da joia. Se houver atração, é possível que realmente não seja ouro verdadeiro.