É possível trabalhar e estagiar?

Perguntado por: imuniz . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.2 / 5 6 votos

Fazer estágio e trabalhar ao mesmo tempo é permitido? É permitido fazer estágio e trabalhar ao mesmo tempo. No entanto, o estudante precisa tomar cuidado com o conflito de horários. Na maioria dos casos, um emprego tem jornada diária de 8 horas, enquanto o estágio o período máximo é de 6 horas.

  1. Organize os seus horários de aula para encaixar o estágio. ...
  2. Tente fazer o estágio aos finais de semana. ...
  3. Aproveite as férias para fazer estágio. ...
  4. Faça estágio na própria empresa onde trabalha. ...
  5. Negocie com o seu chefe. ...
  6. Avalie a possibilidade de fazer um estágio remunerado. ...
  7. Opte por uma faculdade EAD.

Entretanto, caso você já seja um profissional efetivo de uma empresa e atue na área do curso que está estudando, você não necessariamente precisa realizar o estágio. Em alguns casos, o aluno pode requerer um documento de Equivalência de Estágio, no qual sua atual experiência pode ser considerada um aprendizado prático.

Atualmente, se o estágio for remunerado, o salário estagiário está na média de valor entre R$600 a R$2.020, conforme a área de atuação. Em 2021, o Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) divulgou dados da média de remuneração de um estagiário no Brasil.

Qual é a jornada de trabalho de um estagiário? A carga horária de um estagiário pode ser de 4, 6 e 8 horas diárias ou 20, 30 e 40 horas semanais, respectivamente. O fator determinante para a jornada de trabalho será principalmente o nível de ensino do aprendiz.

O trabalho também é uma alternativa para a atual falta de estágios. Há diferentes sites que atuam como intermediários entre os profissionais e os contratantes.

A Lei de Estágio
De acordo com a Lei 11.788/2008, a carga horária máxima é de 6 horas diárias e 30 semanais, sendo proibido ultrapassar essa cláusula. Quando for de interesse, é possível reduzir até a metade desse tempo nos ciclos de provas.

Sendo assim, é possível, sim, atuar como um aluno estagiário em mais de 2 lugares. No entanto, não é tão simples assim. Independentemente de ter mais de um contrato em vigência, um estagiário ainda precisa seguir todos os preceitos da Lei n° 11.788.

Um dos principais pontos da Lei do Estágio é o entendimento de que o estágio não configura vínculo trabalhista e, portanto, não é regido pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). É justamente por essa razão que existe uma legislação específica.

O estágio não caracteriza vínculo de emprego de qualquer natureza, desde que observados os requisitos legais, não sendo devidos encargos sociais, trabalhistas e previdenciários. (arts. 3º e 15 da Lei nº 11.788/2008).

A resposta para a pergunta é sim, mas existem algumas regras. A primeira a ser observada é a idade da pessoa. A segunda coisa que deve ser consultada é se a sua área de formação exige ou autoriza estágio. Algumas carreiras têm ensino integral, o que inviabiliza uma atividade profissional.

O intervalo mínimo de 1 hora de almoço, de acordo com a CLT, é concedido apenas para quem segue uma jornada de trabalho acima de 6 horas. Quem trabalha por 6 horas ou menos, como estagiários, pode fazer a pausa para descanso ou uma refeição mais breve por 15 minutos.

Atenção: Diferentemente da demissão, o estagiário não tem vínculo empregatício, então não precisa cumprir um aviso prévio e não recebe verbas rescisórias.

O estagiário, no caso de programa não obrigatório, tem o direito de receber um salário conforme acordado e o vale-transporte. No entanto, não é vetado que a empresa ofereça mais benefícios dentro do programa de estágio.

2 anos

De acordo com a Lei nº 11.788/2008, um estagiário não pode ficar mais de 2 anos em uma mesma empresa, exceto quando se trata de um estagiário portador de deficiência. Sendo assim, não há prazo mínimo para a realização do estágio na faculdade. Contudo, os contratos não poderão ultrapassar 2 anos em cada instituição.

Estagiário pode trabalhar no sábado? Sim. O estagiário pode permanecer até seis horas diárias ou 30 horas semanais exercendo suas funções dentro da área de estudo, no caso de alunos de estudantes de graduação ou ensino técnico.

Por que o estagiário não pode fazer hora extra? Como o seu acordo contratual não é pautado com base nas Consolidações de Leis do Trabalho (CLT), os estudantes estagiando não têm direitos a benefícios como décimo terceiro, FGTS, aviso e outros.

Estagiário tem direito a horário de almoço? De acordo com a legislação, o profissional estagiário que exerce suas atividades na jornada de 4 a 6 horas diárias pode ter direito a 15 minutos de pausa.

Veja 8 erros que não podem ser cometidos durante o estágio

  1. Desrespeitar a cultura institucional. ...
  2. Ficar acomodado. ...
  3. Ignorar os colegas de trabalho. ...
  4. Desvalorizar o feedback. ...
  5. Estar desatento. ...
  6. Chegar atrasado. ...
  7. Não manter contato com os colegas após o fim do estágio.

Portanto, o MEI pode estagiar no próprio empreendimento, desde que tenha mais um colaborador e que este seja responsável pela supervisão do estágio.