E possível tomar banho no Mar Morto?

Perguntado por: ahipolito . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Sim, você pode se banhar no Mar Morto. Mas você deve fazê-lo nos lugares condicionados para isso, já que nem toda a margem deste grande corpo de água é composta precisamente de areia da praia: uma boa parte de seu perímetro é uma costa de pedra, rocha ou mesmo sal fossilizado.

Cuidados para entrar no Mar Morto

  1. Não salte.
  2. Não mergulhe.
  3. Não molhe os olhos.
  4. Entre somente até a cintura, depois deite-se devagar.
  5. Não afunde a cabeça.
  6. Não jogue água nos outros.
  7. Não beba a água. ...
  8. Não se esqueça de tomar água mineral, pois a água salgada desidrata o corpo rapidamente.

O que é preciso saber antes de entrar no Mar Morto
Não entre com acessórios, a grande quantidade de sal pode corroê-los, e muito cuidado com câmeras e go pro! Não pode molhar o rosto e tem que tomar cuidado com os olhos! Arde muito se cair alguma gotinha!

Por causa do alto nível da concentração de sal, não há como ficar de pé. Nem como afundar. Apesar de gostosa, a experiência não deve levar mais que 15 minutos por dia, para evitar o risco de ter uma desidratação. Não saia de lá sem passar a famosa lama do mar Morto no corpo todo.

As águas do Mar Morto são ricas em sais de cloreto de magnésio, sódio, potássio, enxofre, iodo, cálcio e bromo. Em contato com o corpo, esses compostos podem desintoxicar e estimular o metabolismo, equilibrar os níveis de pH e aumentar a proteção das camadas da pele.

Para os que têm medo de tubarão, uma linda notícia: nem tubarão tampouco outro peixe, de qualquer tamanho, virá beliscá-lo por aqui.

20 minutos

Depois, saiba que visitar o Mar Morto é bem diferente de curtir o mar “comum” da praia. Você não fica a manhã toda boiando ali vendo o tempo passar, pelo contrário: o intervalo máximo recomendado de permanência na água é de 20 minutos.

Recebeu esse nome em função da afirmação de que, nesse local, não é possível haver vida. No entanto, sabe-se que há sim ao menos uma forma de vida habitando essas águas, a bactéria Haloarcula marismortui. O índice de salinidade do mar morto é um dos maiores do planeta.

O mar que Ezequiel viu é chamado de Mar Morto porque não pode sustentar vida animal ou aquática, pois tem alta concentração de sal na água. Do que aprendeu em Ezequiel 47:8, o que as águas que saem de debaixo do templo farão às águas do Mar Morto?

Para aproveitar ao máximo a sua visita no Mar Morto, recomendamos levar alguns itens básicos na sua mochila, como: roupa de banho (sunga, biquíni ou maiô); boné ou chapéu, protetor solar, chinelos, toalha e água (se quiser economizar).

Roupa de banho: Se você planeja visitar as praias de Israel ou nadar no Mar Morto, não se esqueça de levar roupa de banho. Lenço ou chapéu: O sol pode ser forte em Israel, por isso é importante levar um lenço ou chapéu para se proteger do sol.

Explicação: O Mar Morto tem esse nome devido à quase ausência de vida em suas águas que decorre da grande concentração de sal naquele repositório, cerca de dez vezes superior à dos outros oceanos. Entretanto existem alguns tipos de arqueobactérias e algas que sobrevivem naquelas águas.

Passagens aéreas para Mar Morto a partir de R$ 2.409.

A grande quantidade de sal faz com que a densidade da água seja muito alta. Essa característica atrai turistas do mundo inteiro, em face do fato de as pessoas flutuarem com muita facilidade.

O Rio Grande do Norte é o grande produtor de sal do Brasil. O Estado é repleto de salineiras. Inclusive, na região de Galinhos dizem que existe um lugar com a maior concentração de sal do país, a região próxima a Duna do Capim é considerada o "mar morto brasileiro".

1 — O mar Morto perdeu 35% da sua superfície entre 1954 e 2014, em grande parte por causa do aumento na captação das águas de seu afluente, rio Jordão, por parte das autoridades de Israel e Jordânia somado à natural evaporação das suas águas.

A estrada 40 leva o turista até Eilat, o balneário no Mar Vermelho conhecido por ser um destino perfeito para mergulhos. Os menos afoitos podem optar por uma massagem sensorial. O clima quente e seco de Eilat convida para as atividades na água.