É possível tirar xerox de um documento plastificado?

Perguntado por: vescobar . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Também é proibida a emissão de cópia autenticada se o documento original contiver rasuras, tiver sido adulterado por raspagem ou corretivo, bem como contiver escritos a lápis. Documentos de identificação plastificados também não podem ser autenticados.

O Certificado de Conclusão do Ensino Médio deverá ser impresso, obrigatoriamente, em uma única folha, em frente e verso. Ambos documentos devem ser impressos em material de boa qualidade e não podem ter partes recortadas ou rasuras, evitando, desta forma, que sejam considerados inválidos.

O assessor jurídico do Instituto de Identificação da Polícia Civil, Evando Assis, explica que o plástico é destinado à conservação e proteção da carteira e garante que não há problema em fazer nova plastificação, se necessário.

No Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não há nenhuma penalidade criminal para quem plastificar um documento legítimo.

O Polaseal é ideal para proteger documentos pois é a prova d'água e também possui proteção UV. Ideal para trabalhos como: comunicados, Placas de Identificação, cardápios, certidões, fotos, cartões e qualquer Documento até o tamanho A4.

1) Original e uma cópia do documento brasileiro oficial: Não serão aceitos documentos plastificados. Atenção: a) Cada página a ser autenticada deverá conter fotocópia de apenas um documento.

Seleccione a caixa de verificação Modo de cartão plastificado. Configure outras definições se necessário (consulte Configurações de digitalização personalizadas). (Digitalização). O equipamento inicia a digitalização e a caixa de diálogo Digitalização concluída aparece a indicar o número de páginas digitalizadas.

Para solicitar a autenticação de um documento é necessário comparecer ao cartório de notas, portando a via original do documento. A parte interessada deve apresentar o documento e a reprodução da via original, que pode ser fornecida pelo usuário ou feita diretamente na serventia.

Documentos de identificação não podem ser plastificados! É muito importante que você saiba isso, pois essa prática já foi comum e aceita no Brasil antes dos anos 2000.

O novo documento de identidade (Registro Geral) não pode mais ser plastificado e inclui os números do PIS/Pasep, do CPF e da certidão de casamento. Ele possui uma tarja plástica cobrindo os campos impressos, que se retirada, rasga e inutiliza o documento, dificultando as falsificações.

O que eu não posso plastificar
Olha, as leis estaduais e federais proíbem plastificar alguns documentos como Carteirinha de Vacinação, Passaporte, Carteira de Trabalho, Registro Geral, o RG, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento e Carteira Nacional de Habilitação, a CNH, tá?

O assessor jurídico do Instituto de Identificação da Polícia Civil, Evando Assis, explica que o plástico é destinado à conservação e proteção da carteira e garante que não há problema em fazer nova plastificação, se necessário.

"A roupa deve preferencialmente ser de cor um pouco mais escura para destacar no fundo branco e com manga, nunca use o modelo tomara que caia, pois aparenta que a pessoa está sem roupa nenhuma,” diz Rafaela.

LEI Nº 5.553, DE 6 DE DEZEMBRO DE 1968.

É aplicado um filme de polietileno de 12 a 15µ de espessura sobre o impresso. Para impedir que o filme grude no cilindro térmico é usado uma película de poliéster como agente desmoldante que possui temperatura de fusão 260°C e espessura de 18 a 23µ.