É possível tirar 900 pontos no Enem?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 1 de maio de 2023
4 / 5 13 votos

Cada área de conhecimento tem uma nota máxima de 200 pontos, totalizando 800 pontos no total. Além disso, há a redação, que pode valer até 1000 pontos. Dessa forma, a pontuação máxima que um candidato pode obter no Enem é de 1000 pontos + 800 pontos = 1800 pontos.

É claro que a nota final também depende de como o candidato foi nas questões, mas, segundo o professor João, tirar cerca de 800 pontos na redação já é sim considerado uma boa nota, que permitiria a aprovação em vários cursos de universidades pelo Brasil.

Já a ruptura de 900 ocorre com mais de 40 itens assinalados como corretos. Sérgio destaca que nas outras áreas esses números são bem menores. Em linguagens, por exemplo, é necessário praticamente fechar a prova para tirar 800, cravando 44 a 45 questões. Em humanas, essa pontuação também só é obtida acima de 42 acertos.

No entanto, o candidato deve ter feito, no mínimo 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação para participar. A nota de corte em Medicina pelo FIES gira em torno de 723 pontos. Em 2021, a maior pontuação foi de 773 pontos, e a menor, 672 pontos.

É perfeitamente possível tirar mais de 1000 no Enem! Costuma-se acreditar que a escala do Exame vai de 0 a 1000 e que, se o aluno acerta tudo, tira 1000; se erra tudo, tira zero.

A estudante Bianca Lara, de 18 anos, da Escola Estadual de Ensino Médio Vera Cruz, foi destaque na região ao obter nota 940 na redação na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

1000

Qual é a nota máxima em cada uma das provas? O candidato pode atingir um máximo de 1000 (mil) pontos em cada uma das cinco áreas (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Redação e Ciências da Natureza).

Para alcançar uma nota em torno de 750 pontos no Enem, é recomendado obter uma pontuação acima de 25 e próximo dos 30 pontos. No entanto, é importante lembrar que a pontuação no exame é influenciada por vários fatores e não depende exclusivamente do número de questões corretas.

700 não é difícil não, basicamente se você tira uma nota acima de 700 na redação e tira uns 600 em cada matéria ou uma nota muito boa na área que você tem interesse, é fácil chegar a média de 700. O truque do ENEM é tirar nota boa na redação, se você tirar nota ruim na redação mas tira nota boa nas outras matérias ...

700 a 750 pontos: Administração, Odontologia, Enfermagem, Arquitetura, Ciências Contábeis, Nutrição e Comunicação. 651 a 699 pontos: Farmácia, Fisioterapia, Recursos Humanos, Secretariado, Webdesign. 600 a 651 pontos: História, Letras, Geografia, Biblioteconomia, Sociologia e Agronomia.

Para garantir 700 pontos na nota do Enem, esqueça a quantidade de questões corretas. O segredo aqui é garantir coerência pedagógica nos seus acertos. Isto é, demonstrar que você realmente sabe responder sobre o conteúdo cobrado na questão.

Responder 50 questões de 90 de maneira correta no Enem corresponde a 55,55% da prova. Isso significa um bom desempenho porque o candidato acertou mais da metade de um dia de prova.

Além disso, tirar nota 1000 na redação pode ser um grande diferencial em processos seletivos para bolsas de estudos e estágios, por exemplo. Isso porque a redação é uma das habilidades mais valorizadas pelas empresas e instituições de ensino.

Apenas 0,3% conseguiu resultado maior do que 800 e cerca de 14% tiraram entre 300 e 400 pontos. Neste ano, o Enem não tem uma média global, como acontecia em edições anteriores. As notas são apresentadas separadamente, uma para cada área do conhecimento avaliada.

Para conseguir aumentar sua nota no ENEM, o ideal é sempre começar pela resolução das questões consideradas como mais fáceis da prova. Isso porque, quando você erra uma questão difícil, a sua nota tende a cair.

Quando se perguntar: “400 pontos no Enem dá para qual curso?”, uma das respostas mais interessantes é a de Engenharia de Pesca. Mesmo sendo uma graduação mais específica, é uma ótima possibilidade para quem quer unir conhecimentos técnicos, mais voltados a área de exatas, com biológicos.

O Ministério da Educação (MEC) estipulou uma nota mínima para o Enem de 450 pontos na média geral das provas e superior a zero na redação para poder se candidatar ao ensino superior através dos seus programas.

A seguir, listamos as 3 universidades com a menor nota de corte de Medicina no Sisu: Universidade Federal de Mato Grosso — UFMT: 622,28 pontos; Universidade Federal do Rio Grande do Norte — UFRN: 627,65 pontos; Universidade Federal do Vale do São Francisco — UNIVASF: 634,98 pontos.