É possível terminar o Ensino Médio pela internet?

Perguntado por: lesteves . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.2 / 5 3 votos

Como terminar o ensino médio online? Para quem quer saber como terminar o ensino médio online, uma das melhores opções é por meio do Supletivo à distância. De modo geral, esse ensino a distância pode ser feito de duas maneiras: pela internet ou por correspondência.

O método oficial para terminar o Ensino Médio rápido é a prova do Encceja. Ela serve para as pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental e o Médio.

Quais são os supletivos reconhecidos pelo MEC? A principal escola a oferecer supletivo profissionalizante reconhecido pelo MEC é o SESI EAD. O Sistema Social da Indústria está com novas vagas em várias regiões do país, incluindo mais de 500 vagas abertas agora.

A versão on-line do supletivo tem duração de três semestres, com material didático das aulas composto por vídeos e apostilas à disposição do aluno via internet. Apenas os exames para aprovação de módulo são presenciais e ocorrem duas vezes por semestre.

01 x R$ 160,00 + Taxa de Envio (Correios). Parcelado em até 3x no Cartão de Crédito.

Na página do Encceja, no portal do Inep, você pode ver os editais e conferir provas de edições anteriores, assim como acessar os materiais de estudos gratuitos. Mais informações em 0800 616161 ou pelo autoatendimento. Este é um serviço do(a) Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira .

Com o avanço da tecnologia, hoje é possível encontrar de tudo na internet! Agora, os candidatos às provas do Encceja 2022 podem se preparar com antecedência e realizar o simulado Encceja com questões bem parecidas com as cobradas na prova oficial. Atualmente, diversos sites disponibilizam este simulado.

Para os que têm 18 anos completos já no dia em que a prova será aplicada, podem realizar a inscrição para o Encceja Ensino Médio. Importante: Caso você não tenha concluído o ensino fundamental e médio, basta realizar a prova Encceja Ensino Médio para ter o seu diploma que certificará o término dos seus estudos.

Etapa 2 - Ensino Médio: com duração média de 18 meses, a fase do ensino médio na EJA completa a educação básica. Dessa forma, os estudantes estão preparados para prestar vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As provas do Encceja são aplicadas anualmente em um único dia (manhã e tarde). São quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, além da redação que deve ser desenvolvida no gênero dissertativo-argumentativo com um tema pautado em relevância social, cultural ou política.

Não sei qual prova escolher. O que eu faço? Neste caso, o mais indicado é consultar o Inep, autarquia responsável do governo federal pela elaboração da prova, para decidir quais provas selecionar durante a inscrição do Encceja.

A modalidade é uma oportunidade para quem não conseguiu finalizar o colégio no período regular e busca melhorias para a sua vida pessoal e profissional, já que o certificado de curso supletivo possui a mesma validade que um diploma de escola regular.

Para fazer a inscrição é necessário se cadastrar por meio do Portal da Educação (https://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/) ou presencialmente nas escolas-polo da EJA. É necessário apresentar Certidão de Nascimento ou RG, comprovante de residência e, em caso de candidatos menores de 18 anos, RG do responsável.

Candidatos inscritos no Exame para Certificação de Jovens e Adultos (Encceja) 2023 podem estudar de forma online e gratuita, de onde e quando quiser, para o exame que acontece em 27 de agosto em todo o país.

Depende. Ele pode ser uma opção viável para quem não tem pressa de receber o certificado do segundo grau. Porém, muitos alunos têm grande dificuldade em relação às metodologias de ensino tradicionais. Além disso, para quem trabalha pode ser muito cansativo frequentar as aulas todos os dias.

O curso é presencial, tem duração de 4 anos e está dividido em quatro Etapas: Etapa Alfabetização (2 semestres), Etapa Básica (2 semestres), Etapa Complementar (2 semestres) e Etapa Final (2 semestres). Cada etapa tem duração de 200 dias letivos.

Afinal, quem faz supletivo / EJA pode fazer faculdade? Se você concluiu o ensino médio com EJA pode fazer faculdade como qualquer outro estudante. O EJA não impede que o aluno faça faculdade, pelo contrário, é uma forma de dar oportunidade de educação para quem não conseguiu terminar os estudos na idade adequada.

A pessoa interessada pode fazer um cadastro simples na secretaria da escola e levar os documentos posteriormente, no momento da matrícula. Caso não tenha comprovante de escolaridade, a pessoa pode solicitar na secretaria da escola uma avaliação de classificação para saber em qual etapa pode começar a estudar.

No sítio http://emec.mec.gov.br é possível consultar a situação de instituições de educação superior e de cursos de graduação, assim como seus respectivos atos autorizativos.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente online. O Sesi-SP continua com inscrições abertas para a Educação de Jovens e Adultos, com aulas totalmente a distância e gratuitas. As vagas estão abertas para todos os públicos, e também é possível levar o EJA EaD para as empresas.