É possível ter uma terceira guerra mundial?

Perguntado por: dalves . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 4 votos

A ocorrência de uma Terceira Guerra Mundial tem sido teorizada há muito tempo por diversos pesquisadores e analistas políticos que se dedicam ao estudo da conjuntura geopolítica, além de políticos e autoridades responsáveis pelas relações internacionais de seus respectivos países.

Mude-se para longe do conflito se possível.
Caso a área onde vive se torne insegura, faça o possível para se realocar e encontre outro lugar para se abrigar. O lugar onde você acabará ficando dependerá do curso que a guerra tomar.

Tal concepção recebe críticas por transparecer que o conflito de 1939–1945 tenha sido evento inevitável decorrente da guerra anterior. Além disso, esse período é também referido como a "crise dos trinta anos (1914-1945)", uma denominação também do historiador Arno Mayer (parafraseando o título de um estudo de E. H.

Aliado prioritário extra-Otan

  • Brasil.
  • Estados Unidos.
  • Finlândia.
  • Otan.

Segundo alguns analistas, o principal motivo que poderia desencadear uma guerra mundial neste momento seria a imposição de uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia em meio à invasão e ao bombardeio aéreo da Rússia em suas cidades.

Haveria algumas centenas de milhares de mortos e os sobreviventes ficariam entre os escombros dos edifícios desabados, as ruas obstruídas, impedindo a passagem das ambulâncias e bombeiros que porventura viessem de pontos mais distantes não atingidos.

Livrar-se de possível contaminação
Se for um abrigo público, também será preciso limpar ao máximo o ambiente ao redor e manter distanciamento das outras pessoas, além de usar máscara, caso tenha.

Islândia

Neste ranking, a Islândia figura como o primeiro. Tanto por sua localização geográfica (no extremo norte da Europa, no meio do Oceano Atlântico) como por sua tradição pacifista.

O decreto de Lei n° 1.187 de 1939 sobre o Serviço Militar informa no Art. 193 que “o reservista das Forças Armadas que for convocado para qualquer encargo de natureza militar e não se apresentar dentro do prazo fixado será considerado insubmisso e punido de conformidade com o disposto no Art. 186”.

A Terceira Guerra Mundial seria marcada pelo uso de armas nucleares. Recentemente, foram feitas diversas menções e ameaças com relação ao uso de armas nucleares por parte da Rússia, deixando nações como os Estados Unidos em seu alerta máximo.

Há, entretanto, alguns exemplos de ações típicas que seriam adotadas pelo Brasil, em caso de guerra: restrição do pleno exercício dos direitos de assossiação, imprensa e expressão, a passagem do controle das comunicações nacionais para as Forças Armadas, a impossibilidade da recusa de convocação para a guerra, e, a ...

As guerras são conflitos armados que acontecem por diferentes motivos, como desentendimentos religiosos, interesses políticos e econômicos, disputas territoriais, rivalidades étnicas, entre outras razões.

Os Aliados foram os países vencedores da Segunda Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial assumiu proporções muito maiores do que a Primeira Guerra Mundial.

O fim da guerra veio em 1918, com vitória dos aliados da França e grande derrota da Alemanha. O ponto mais importante a se destacar quanto ao fim da guerra são as determinações do Tratado de Versalhes.

Estados Unidos

O maior exército do mundo, atualmente, é o dos Estados Unidos. Em seguida, vêm os exércitos da Rússia e da China. Até a Segunda Guerra (1939-1945), a Grã-Bretanha era a maior potência naval da Terra.

China. Considerada a maior economia do Brics (Agrupamento Brasil-Rússia-Índia-China-África do Sul), com PIB (Produto Interno Bruto) de 15 trilhões, a China carrega o título de maior economia de exportação do mundo. É, atualmente, o principal parceiro comercial do Brasil.

Rússia é o país

Os 20 maiores países em extensão territorial estão distribuídos nos diferentes continentes. A extensão territorial é a área total de um país, cidade ou região. A Rússia é o país mais extenso do globo, e está localizada em dois continentes distintos, Ásia e Europa.

Uma guerra nuclear moderna pode matar até 5 bilhões de pessoas devido ao impacto da fome global desencadeada pela fuligem que bloquearia a luz solar, afetando plantações. Essas baixas seriam maiores que as causadas pela explosão, estimam cientistas da universidade de Rutgers, nos Estados Unidos.

O Brasil não faz parte da Otan, mas desde 2019 é tido como um parceiro dessa organização, chamado de aliado preferencial extra-Otan. Tal designação indica que o Brasil detém uma posição próxima àquela dos países que compõem a Otan em termos políticos e militares.