É possível ter TDAH e ir bem na escola?

Perguntado por: omenezes4 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 9 votos

As crianças portadoras de TDAH não se adaptam bem a instituições de ensino muito tradicionais e que tenham um código disciplinar muito rígido.

Devido aos sintomas do distúrbio, algumas pessoas têm dúvida se quem tem TDAH consegue fazer faculdade e até mesmo trabalhar. De fato, o transtorno pode gerar algumas dificuldades nos estudos e trabalho, como a falta de concentração, dificuldade em seguir instruções ou se relacionar com os colegas.

Por isso, em adultos tratados, o transtorno pode até mesmo parecer invisível. No entanto, este adulto ainda lida com uma série de sintomas e limitações que são impostas pelo TDAH. Já em adultos que não foram diagnosticados e tratados durante a infância, o transtorno também pode parecer invisível.

O aluno pode até conhecer o assunto e saber a matéria, mas não consegue bom rendimento nas provas e exames.

Aluno com TDAH reprovado de série, por falta de atendimento das suas necessidades educacionais especiais, consegue ser aprovado na justiça! O Direito do aluno com Necessidades Educacionais Especiais ser atendido de forma diferenciada.

Os pacientes costumam apresentar dificuldade para dormir e acordar de manhã, além de despertares noturnos frequentes e sonolência diurna. Consequentemente, diante deste quadro, pode ocorrer piora dos outros sintomas do TDAH.

As provas devem ser enxutas, objetivas, curtas, sem pegadinhas. Como este aluno se distrai e se perde nos detalhes, é importante ao final da prova que seja dado um tempo complementar para que reveja as questões em busca de possíveis lapsos ou distrações e dada à oportunidade de corrigir ou refazer a questão.

O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra). Muitos dos sintomas podem estar associados a outras comorbidades correlatas ao TDAH e outras condições clínicas e psicológicas.

Policial ou bombeiro – por serem altamente intuitivos, indivíduos com TDAH podem se sair bem em cargos que é interessante conseguir pensar em resoluções diferentes para problemas e em que não há uma rotina rígida.

A pessoa diagnosticada com o TDAH, embora apresentem a dificuldade de realizar algumas atividades, não possuem uma incapacidade que pode ser considerada um impedimento. Nesse caso, as condições especiais para a aplicação da prova para os deficientes não se aplicarão a você.

As crianças com TDAH apresentam maior dificuldade para aprendizagem e problemas de desempenho em testes e funcionamento cognitivo em relação aos seus colegas, principalmente por dificuldades nas suas habilidades organizacionais, capacidades de linguagem expressiva e/ou controle motor fino ou grosso.

Dificuldade de concentração, agitação, distração e atitudes impulsivas podem ser sinais de TDAH, o transtorno de deficit de atenção com hiperatividade. A desatenção, juntamente com outros sintomas, podem indicar TDAH e merece atenção.

Existe uma diferença? Não mais. Em 1994, os médicos decidiram que todas as formas de transtorno de déficit de atenção seriam chamadas de “transtorno de déficit de atenção/hiperatividade”, ou TDAH, mesmo que a pessoa não fosse hiperativa.

7 técnicas de estudo para o Enem para quem tem TDAH

  1. 1 Metas diárias.
  2. 2 Eliminação de distrações.
  3. 3 Visualização de imagens.
  4. 4 Cronograma com blocos de tempo.
  5. 5 Foco na prática.
  6. 6 Desenvolvimento de hábito.
  7. 7 Método de recompensas.

Se você estiver com problemas para se concentrar em alguma tarefa, levante-se, estique o corpo e caminhe um pouco para arejar a mente e recuperar o foco. Se for preciso, tome uma água ou um cafezinho. Esses intervalos são poderosos!

De maneira alguma seu filho pode ser expulso da escola por ser portador de TDAH.