É possível ter som no espaço?

Perguntado por: dcaldeira . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 12 votos

Luz, raios x, micro-ondas e ondas de rádio são classificadas como eletromagnéticas. O som não pode propagar-se no espaço, pois, nesse ambiente, existe o vácuo. Por não haver moléculas no ambiente, as ondas sonoras não são transmitidas, e o resultado de uma explosão no espaço, por exemplo, seria o silêncio.

O som é uma onda mecânica, e por isso não pode se propagar no vácuo. Ou seja, a propagação do som ocorre somente nos meios materiais. No nosso cotidiano é mais comum presenciar o som se propagando no ar, mas nada impede que existam ondas sonoras nos líquidos e nos sólidos.

O espaço tem sim, luz, afinal existem zilhões (quantidade genericamente grande) de estrelas emitindo "luz" (mais genericamente, ondas eletromagnéticas) por aí.

Pontuação: 4.6/5 ( 17 avaliações ) O espaço não tem ar que transmita as ondas e como na Lua não há ar, também não há som, assim os astronautas tinham que utilizar um pequeno rádio para poder comunicar.

O som OM é reconhecido como o som básico do universo, cantá-lo simbolicamente e fisicamente sintoniza-nos com esse som conecta-nos com tudo, no mundo e no universo.

340 m/s

Velocidade do Som X Velocidade da Luz
A onda sonora (trovão) se propaga em um espaço com a velocidade de 340 m/s. Por outro lado, tem-se a onda luminosa (raio), que é considerada eletromagnética, pois não precisa de meio de propagação. Com isso, a velocidade da luz se propaga em 300.000.000 m/s.

As ondas sonoras foram extraídas com ajuda do Observatório de Raios-X Chandra, da Nasa. Os dados saem em direções radiais, ou seja, do centro para fora e foram transformadas no alcance da audição humana, escalando-as para cima em 57 e 58 oitavas acima de seu tom verdadeiro.

A luz se propaga em linha reta no vácuo. A razão para a propagação retilínea é que como a luz é composta por fótons, a tendência dessas partículas ao se moverem no vácuo, sem colisões, tendem a se manterem num movimento retilíneo e uniforme.

A erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga, na ilha de Tonga, em janeiro deste ano, provocou o som mais alto já ouvido no planeta em 139 anos. A explosão superou a de outro vulcão, o Krakatoa, na Indonésia, em 1883. As informações são de um estudo publicado em 12 de maio por pesquisadores da Universidade da Califórnia.

Não se pode ouvir sons no vácuo porque ele não possui um meio para transmissão de som, e nele só se propagam ondas eletromagnéticas que não precisam de um meio para se mover – por exemplo: a luz, que se propaga em forma de onda eletromagnética.

Sim. Os astronautas podem fazer chamadas de voz do espaço, mas não com um celular convencional. Em vez disso, são utilizados telefones com um tipo de rede especial: a IP (ou “Protocolo de Internet”, na sigla em português).

Pois é, a falta de partículas para refletir a luz irradiada pelas 1.000.000.000.000.000.000.000.000 de estrelas (ou um septilhão, como se lê esse número com 24 zeros), incluindo o Sol, também ajuda a definir a paisagem permanentemente escura do Universo.

Não é correto dizer que no espaço não há oxigênio. Ele existe lá também, mas em quantidade muito pequena e insuficiente para nós, seres humanos, respirarmos e, consequentemente, sobreviver sem a ajuda de roupas especiais como as usadas pelos astronautas.

O espaço não tem ar que transmita as ondas e como na Lua não há ar, também não há som, assim os astronautas tinham que utilizar um pequeno rádio para poder comunicar.