É possível ter saco gestacional e não estar grávida?

Perguntado por: rjaques8 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 12 votos

Quando o saco gestacional é visto no ultrassom sem nenhuma estrutura interna, pode ser o caso de uma gravidez anembrionada ou anembrionária, que também é conhecida como ovo cego, mas pode ser apenas que o ultrassom está um pouco adiantado e o embrião poderá ser visto nas próximas semanas.

A gravidez anembrionada, também conhecida como gestação anembrionada ou ovo cego, é uma condição em que ocorre a fertilização do óvulo, mas não há desenvolvimento do embrião. Ou seja, a gestação não evolui, mesmo com a formação da placenta e do saco gestacional. Essa condição é mais comum do que se imagina.

Se o médico não visualizar o saco gestacional no útero durante o exame ou o hormônio não aumentar de uma maneira adequada, esses podem ser sinais da gestação ectópica.

Quando há suspeita de ausência de um bebê recomenda-se repetir a ultrassonografia após alguns dias ou semanas e, se ainda houver apenas o saco gestacional, há duas formas de tratamento: a primeira é a conduta expectante, ou seja, esperar que a paciente sangre e a eliminação aconteça espontaneamente em no máximo 1 mês.

Em alguns casos, um procedimento chamado dilatação e curetagem (D&C) é usado para remover os tecidos placentários.

Mas, afinal, com quantas semanas dá para ver o embrião ao fazer um ultrassom? Em geral, a visualização é possível quando o exame é feito entre a 6ª e 7ª semanas de gestação, período em que a mãe poderá ver o saco gestacional, vesícula, embrião e seus batimentos cardíacos.

3. Com quantas semanas dá para ver o embrião no ultrassom? O ultrassom transvaginal permite a visualização do embrião a partir da quinta semana, quando ele mede cerca de 5 milímetros. Também é possível ver o saco gestacional e a vesícula vitelina, descartando uma gravidez ectópica (nas tubas uterinas).

Mesmo nessa fase há o risco de não conseguir ver o bebê, apenas um saco gestacional com 5 semanas ou nem isso devido ao risco de ovulação tardia, comum em mulheres com ciclos maiores ou mesmo com problemas como SOP. Por isso nada de pânico caso faça o primeiro ultrassom e não consiga ver nenhuma evidência de gravidez.

Assim, o ginecologista poderá analisar a bolsa amniótica e verificar que não há embrião, batimentos cardíacos e movimento fetal. Dessa forma, é necessária a realização desse exame para ter certeza de que o saco gestacional está vazio.

Ao ultrassom, é possível visualizar o saco gestacional dentro do ovário podendo ou não conter embrião. Deve-se tomar cuidado, entretanto, para diferenciá-lo do cisto de corpo lúteo, que é muito mais comum. A parede do cisto de corpo lúteo é mais fina e hipoecoica que o saco gestacional.

O saco gestacional é uma membrana que mede de 2 a 3 mm de diâmetro. Sua principal função é proteger e ajudar no desenvolvimento do bebê durante os primeiros três meses da gravidez. Ele também é a primeira estrutura visível no ultrassom, o que ajuda na hora de confirmar que a mulher está grávida.

Depende de cada caso, mas normalmente são necessários alguns meses em um processo onde o corpo irá expulsar todo o material da perda e restabelecer os ciclos menstruais e ovulação novamente. É importante seguir as orientações do seu médico sobre tempo de espera antes de começar com as novas tentativas de gravidez.

Dentro do saco gestacional, há a vesícula vitelínica, uma estrutura temporária responsável por nutrir e levar oxigênio e sangue ao embrião até que a placenta esteja formada e madura para assumir essa função.

Tudo indica, porém, que essa condição pode ser consequência de uma falha genética na união dos gametas. Acredita-se que essa condição ocorra porque uma parte do óvulo fertilizado, que formaria o bebê (embrioblasto),não se desenvolve.

As principais causas para o descolamento do saco gestacional são as quedas nos níveis hormonais e impactos na gestante. O descolamento de saco gestacional é uma condição grave, que precisa de acompanhamento médico.

O que esperar do primeiro ultrassom
Ele forma-se por volta de 6 a 7 semanas de gestação.

Não conseguir observar o bebê nas primeiras semanas é normal, pois o embrião somente será observado no final da 5ª semana / início da 6ª semana de gestação. Na 4ª semana de gestação é observado o saco gestacional, cujo diâmetro aumenta progressivamente ao longo das semanas.

O cisto funcional ou cisto de corpo lúteo é a certeza de que houve ovulação e com isso uma possível gravidez pode ficar ainda mais próxima de acontecer. Porém, o corpo lúteo também pode ser confundido com algum cisto dermoide pelo seu formato, até pelos médicos.