É possível ter resultados treinando 3 vezes por semana?

Perguntado por: ealves7 . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Juntamente com alimentos integrais e de qualidade, treinar 3 vezes por semana pode ser o suficiente para você alcançar o seu objetivo.

Inclusive, um estudo do Department of Health Sciences da Lehman College, nos Estados Unidos, mostrou que, especialmente para quem quer ganhar massa muscular, é necessário treinar um grupo muscular ao menos duas vezes por semana para obter resultados.

Fase 1 (3 a 4 semanas): Para muitos essa pode ser a pior fase, pois nela surgem as dores musculares. Durante esse período, nosso sistema circulatório, respiratório, cardíaco e outros, começam a trabalhar melhor. Sendo assim, o corpo diminui a retenção de líquidos, melhorando a digestão dos alimentos.

A frequência ideal para treinos de musculação pode variar de acordo com os objetivos individuais e a disponibilidade de tempo. No entanto, é recomendado realizar pelo menos duas sessões por semana para obter benefícios significativos.

A partir da primeira semana já se pode observar algum ganho de força muscular e melhora de aspectos do bem-estar, como disposição e qualidade do sono.

4 táticas para descobrir se seu treino está surtindo efeito

  1. Você sai da academia sentindo-se melhor do que quando chegou. ...
  2. Você eleva sua frequência cardíaca. ...
  3. Você atinge sua RPE ideal. ...
  4. Você aumenta a intensidade e carga dos exercícios regularmente (sem sentir dor)

Comece com exercícios básicos para criar resistência.

  1. Experimente correr, andar de bicicleta, nadar ou fazer pilates ou ioga. ...
  2. Esses exercícios básicos devem tomar, no mínimo, três horas de seu dia, diariamente, durante as primeiras semanas.

E, somente após 6 meses do início da atividade física, é que pode-se observar um ganho considerável de massa muscular. Os músculos que demoram mais tempo para se desenvolverem são o tríceps, parte interna das coxas e as panturrilhas.

As melhores dicas para acelerar o processo são: manter uma boa frequência de treino, aumentar gradativamente a intensidade e a repetição do exercício, focar na musculação e manter uma boa alimentação e hidratação. Só não vale exagerar – não adianta treinar pesado um dia e depois não se exercitar por muito tempo.

A resposta é que treinar pernas e glúteos todos os dias não é o ideal. Geralmente, após um treino de força, a recomendação é dar ao menos um dia de descanso total para o grupo muscular antes de voltar a trabalhá-lo.

Treinar de 3 a 5 vezes por semana
Para ganhar massa muscular, é importante que os treinos aconteçam de forma regular, sendo recomendado que o treino aconteça de 3 a 5 vezes por semana e o mesmo grupo muscular seja trabalhado 1 a 2 vezes, já que o descanso muscular é fundamental para a hipertrofia.

1 – Natação: Um dos esportes mais completos de todos, a natação emagrece e define o corpo. Ao nadar os quatro estilos, crawl, costas, peito e borboleta, a pessoa trabalha todos os músculos do corpo. Além disso, é um esporte divertido e relaxante, que ajuda também na redução da gordura corporal.

Mesmo que seu programa de exercícios não tenha essa valência física como prioridade, sentir os pesos mais leves é um grande indício de que as coisas vão bem e que seus músculos estão crescendo. Além desse sinal, é muito comum ouvir o relato de um maior inchaço na musculatura durante os treinos.

No entanto, os bons hábitos, a frequência e o compromisso com os exercícios e a alimentação os superam, de acordo com o personal. Ele afirma que a média de ganho de massa muscular de forma natural para homens é de 0,5 a 1 kg por mês. Para as mulheres, a média é de 0,5 kg.

5 aparelhos de academia que mais emagrecem. Esteira (Foto Ilustrativa) Os aparelhos de academia que mais queimam calorias, acelerando o processo de emagrecimento, para que você fique em forma mais rápido, são: 1- Esteira. Acompanhe para saber quais são e como montar um treino na academia para emagrecer.

As recomendações sobre quanto tempo deve durar um treino vão desde 30 minutos até mais de duas horas.

Mas isso nem sempre acontece nas primeiras semanas —ou meses— e, em alguns casos, pode até ocorrer o contrário: ao iniciar a prática de exercícios, o peso aumenta. Calma, não há motivos para desistir de tudo e abandonar a academia. Em alguns casos, o processo é normal.

Sentir ou não dor depois do treino não significa mais ou menos resultados. Apenas o nível de intensidade e volume empregado naquele dia de treinamento”, diz a educadora física Amanda Galindo, do SmartFit Coach. O que dá resultado é a consistência e o plano de treinamento como um todo, não o dia isolado de treino.

Mas em média, considerando uma dieta equilibrada e a prática regular de atividades físicas, é possível perder a barriga em cerca de 2 a 3 meses. É importante lembrar que cada organismo é único e os resultados podem variar de pessoa para pessoa.

É algo normal e que não precisa da sua preocupação, mesmo se esse ganho de peso for sentido por alguns meses. Se a pessoa estiver com pouca massa muscular, também pode acontecer isso, estendendo-se por até seis meses. Ainda assim, não deve ser preocupante porque é suposto que aconteça.