É possível ter pulga no cabelo?

Perguntado por: yteixeira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

É possível ter pulga no cabelo? Tecnicamente, sim. As pulgas podem “pegar carona” no cabelo humano, caso haja contato com um lugar infestado (poltrona de cinema, assento de ônibus etc.). Contudo, uma boa rotina de higiene é suficiente para afastar complicações.

Pulga em humanos: como identificar
O ideal é consultar um dermatologista. Assim, ele pode indicar um remédio ou pomada para aliviar o incômodo. Também é importante tomar cuidado ao coçar demasiadamente as áreas afetadas. Isso porque você pode acabar ferindo a pele e abrindo espaço para o desenvolvimento de infecções.

O tratamento para a picada de pulga deve ser orientado pelo clínico geral ou dermatologista e serve para aliviar os sintomas, podendo ser indicado o uso de medicamentos anti-histamínicos orais ou tópicos e/ ou pomadas corticoides.

Frederico lembra que as pulgas são parasitas que preferem animais de sangue quente, ou seja, importunam outros mamíferos, como o rato e o ser humano. Isso quer dizer que qualquer mamífero que se expuser a um ambiente em que haja pulgas tem o potencial de carregá-las para dentro de casa — e isso inclui você.

Os inimigos naturais dos pulgões incluem tanto insetos predadores como as joaninhas, larvas de moscas, meurópteros e vespas parasitóides, entre outros, que podemos chamar de Fatores Bióticos de mortalidade.

A reação mais comum ao ataque de pulgas em humanos é a urticária. Você pode sentir uma coceira intensa e notar vermelhidão no local das picadas. No entanto, cuidado para não se coçar demais. Esse ato pode causar lesões na sua pele, abrindo caminho para a entrada de bactérias.

Como as pulgas não apreciam o odor dos cítricos, o uso de limão, lima, laranja ou outra fruta cítrica também servem para mantê-las longe. Ferva um litro de água e adicione umas rodelas de limão. Deixe esfriar durante a noite e no dia seguinte coloque a água por todo o corpo do cachorro, evitando o focinho e os olhos.

Como saber se tem pulgas em ambientes sem animais domésticos
As lesões são protuberantes e causam uma coceira intensa. Infelizmente, essa é uma das únicas formas de saber se tem pulga em casa ou não.

Caso haja poucas pulgas, você poderá espremê-las com a unha para matá-las. Porém, se existem muitas pulgas, significa que elas já se reproduziram e você deverá tomar rapidamente medidas para eliminá-las.

As pulgas adoram ficar escondidas em lugares abafados e de difícil acesso, então dê atenção especial a almofadas, sofás, poltronas e camas, principalmente nos cantinhos mais escondidos. Higienize tudo, não esqueça de caprichar na caminha do pet, claro, e utilize uma solução em spray para garantir melhor eficácia.

Uma pulex irritans, a pulga comum ou "pulga do homem", começa a pôr ovos 48 horas depois de sugar sangue. E coloca de 20 a 22 ovos por dia. Nos seus 110 dias de vida, ela pode colocar até dois mil ovos.

dois meses

Caso esteja em casa ou na natureza, a pulga pode viver, no mínimo, dois meses e, no máximo, um ano e meio.

A resposta simples e rápida é SIM! Mas calma, não se desespere. Apesar de nós estarmos sujeitos a levarmos algumas picadinhas das pulgas, elas não vivem na pele humana, portanto, nós não somos hospedeiros desses ectoparasitas.

Produtos como o Herbalvet e Hysteril são alguns exemplos de produtos fundamentais para acabar com a infestação e evitar que o ciclo da pulga ocorra no ambiente. Além disso, a higienização com K-Othrine e água sanitária pode colaborar com a eliminação dos parasitas.

Veja algumas dicas para combater pulgas e carrapatos.

  1. Dica 1. Aplique um produto antipulga e anticarrapato. ...
  2. Dica 2. Deixe seus animais de estimação isolados. ...
  3. Dica 3. Aspire sua casa todos os dias. ...
  4. Dica 4. Lave as roupas de cama e vestuário. ...
  5. Dica 5. Pulverize sua casa com um pesticida. ...
  6. Dica 6. Evite o retorno das pragas.

O hábito de picar para sugar o sangue não confere ao animal parasitado apenas um desconforto, pois as pulgas têm grande importância em saúde pública como transmissoras de viroses, verminoses e doenças transmitidas por bactérias, além dos processos alérgicos causados pelas secreções salivares liberadas no local da ...

A pulga mede 2 a 3 milímetros e tem uma cor castanha ou vermelha. Ao contrário dos piolhos, as pulgas não ficam agarradas ao cabelo ou à pele. Portanto, podem cair para o chão ou para o cesto do seu animal de estimação.

Um dos principais problemas são as pulgas na cama, criaturinhas que também podem transmitir doenças; já os gatos, em simples brincadeiras, podem, por seus arranhões, transmitir problemas para o homem.

A pulga dos ratos (Xenopsylla cheopis) é a mais perigosa para o homem, sendo um dos vetores da peste bubônica ou peste negra.

A picada de pulga em humanos faz com que a pele coce muito e ao redor da picada pode ficar dolorido. Você também pode ter erupções na pele perto do local da picadas de pulgas. Dê uma boa olhada nas mordidas das pulgas em busca de sinais de infecção, como bolhas ou erupções cutâneas.