É possível ter pneumonia e não ter tosse?
Às vezes a pneumonia pode ser atípica, ou seja, aparecer sem tosse, por exemplo, ou com uma tosse seca, sem catarro — ou até sem febre. Esse tipo de pneumonia pode causar pequenas epidemias familiares ou na escola, e costuma ser causado por vírus ou bactérias mais incomuns, como a clamídia e o micoplasma.
É possível estar com pneumonia e não saber?
Pessoas sadias não apresentam nenhum sintoma, porém em alguns casos, a doença pode ser extremamente grave, como no caso de indivíduos imunodeficientes. Tudo depende da condição imune do paciente e idade.
Como saber se não estou com pneumonia?
Sintomas de pneumonia
- Febre alta;
- Dor no tórax;
- Tosse;
- Mal-estar;
- Falta de ar ou dificuldade respiratória;
- Confusão mental;
- Fraqueza;
- Secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada.
Quais os primeiros sinais de pneumonia?
Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue.
Onde é a dor de pneumonia?
Alguns dos sintomas da pneumonia são muito semelhantes aos da gripe, como tosse, dor no peito, dores musculares e febre alta. Em geral os sintomas são insidiosos, mas podem ter início súbito.
Como saber se o seu pulmão não está bem?
Quais os sintomas de problemas no pulmão?
- Falta de ar. Esforços físicos costumam exigir mais dos pulmões, dificultando um pouco a respiração. ...
- Tosse persistente. Está aí mais um sintoma popular entre os males respiratórios. ...
- Sibilo ou chiado. ...
- Dor no peito. ...
- Tosse com sangue ou catarro. ...
- Cianose. ...
- Febre alta.
Quais são os 4 tipos de pneumonia?
O que muitas pessoas não sabem é que existem diversos tipos de pneumonia, que variam de acordo com o agente causador.
...
Quais são os tipos de pneumonia?
- Pneumonia viral. ...
- Pneumonia bacteriana. ...
- Pneumonia química. ...
- Pneumonia fúngica.
Como é a dor nas costas de pneumonia?
A pneumonia é uma infecção no pulmão, e essa infecção pode se manifestar como dor no meio das costas. Se a dor vem acompanhada de febre, tosse e dificuldade para respirar, provavelmente estes são indícios de uma pneumonia.
O que é pneumonia oculta?
Pneumonia silenciosa é um termo popular que se refere aos casos em que não há manifestação típica da doença. Ou seja, quando há ausência de sintomas de pneumonia. Lembrando que a pneumonia é uma infecção pulmonar que pode atingir diversas partes desse órgão.
Quando desconfiar de pneumonia?
Tosse, febre, desconforto respiratório. Sintomas que podem ser de um resfriado, uma gripe, uma bronquiolite ou uma pneumonia. Por ter sintomas não muito específicos, a pneumonia pode demorar a ser diagnosticada e tratada, o que é perigoso, especialmente quando falamos de crianças.
Como é o catarro de pneumonia?
Um dos principais sintomas de pneumonia é a presença de catarro grosso e amarelado. “Muitas vezes o catarro fica amarelo por causa do acúmulo de glóbulos brancos no muco.
Quando a gripe vira pneumonia?
“A gripe normalmente é uma infecção de via aérea superior que pode evoluir para uma pneumonia quando infecta os pulmões, um exemplo é a pneumonia pelo H1N1, ou pode ocorrer uma infecção bacteriana secundária, que também pode levar à infecção dos pulmões”, esclarece.
O que acontece se não cuida da pneumonia?
Isso porque, quando a inflamação não é tratada, o germe entra na corrente sanguínea, espalha-se pelo corpo e acarreta uma infecção generalizada. O quadro evolui para uma insuficiência respiratória, levando o paciente a precisar de um suporte de ventilação mecânica, cujo risco de morte é considerável.
O que fazer em suspeita de pneumonia?
É recomendado marcar uma consulta com um pneumologista ou um clínico geral quando surgem sintomas respiratórios que não melhoram, como tosse intensa, sensação de falta de ar ou cansaço, especialmente se forem acompanhados de febre.
O que é uma pneumonia leve?
A pneumonia é uma infecção de vias aéreas inferiores, que inclui, além dos pulmões, estruturas como a traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos. O problema, causado por vírus, bactérias e fungos, pode provocar doença leve a grave em pessoas de todas as idades.
Qual exame de sangue que detecta pneumonia?
PCR: Valores aumentados corroboram o diagnóstico de pneumonia bacteriana. Hemocultura: Essencial para todos os quadros com necessidade de internação hospitalar.
Quando se deve procurar um pneumologista?
O ideal é buscar um pneumologista quando apresentar sinais de cansaço sem esforço, falta de ar, rouquidão e dor ou chiado no peito. A busca por auxílio médico deve ser imediata caso ocorra tosse com uma quantia significativa de sangue (hemoptise).
O que leva uma pessoa a ter pneumonia?
No geral, o que causa a pneumonia costuma ser a ação de certos microrganismos que invadem o sistema respiratório e conseguem chegar aos pulmões, o que acontece com maior frequência em situações onde a imunidade está baixa por uma doença crônica ou infecção prévia do sistema respiratório.