É possível ter o coração do lado direito?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

A dextrocardia (latim: dexter = direita + grego: kardia = coração) é uma condição congênita rara na qual o ápice do coração está voltado e localizado no lado direito do corpo, em vez do lado esquerdo. Menos de 1% da população geral nasce com dextrocardia.

"O coração fica localizado no mediastino, essa região que fica entre os pulmões. Pra você ter uma ideia, o nosso coração que fica bem centralizado, ele fica com a ponta para o lado esquerdo. Por esse motivo que o pulmão do lado esquerdo é um pouco menor.

Situs inversus é uma alteração congênita rara, caracterizada pelo desenvolvimento das vísceras no lado oposto de sua topografia, como se fosse uma imagem espelhada. O situs inversus totalis (SIT) é designado quando a alteração surge com dextrocardia - ápice cardíaco voltado para a direita.

A dextrocardia é o posicionamento do coração do lado direito. Pode estar associado ao situs inversus totalis , que é a inversão de todos os órgão do corpo ( fígado do lado esquerdo, baço do lado direito, etc).

O coração humano está localizado dentro da nossa caixa torácica, mais precisamente atrás do osso esterno e entre os pulmões. O coração é frequentemente descrito como um cone invertido, o qual apresenta seu ápice voltado para a base.

Podemos afirmar que o lado esquerdo do coração é maior se comparado ao lado direito. Esse ocorrido se deve ao fato de que o coração esquerdo bombeia sangue para todos os órgãos, enquanto o coração direito bombeia apenas para o pulmão , para que o sangue seja oxigenado.

A função primordial do coração é bombear sangue para todo o corpo. Para isso, ele funciona como uma bomba dupla, o seu lado esquerdo bombeia sangue oxigenado (arterial) para diversas partes do corpo. Enquanto isso, o lado direito bombeia sangue venoso para os pulmões.

O sangue chega ao átrio através de quatro VEIAS PULMONARES, duas direitas e duas esquerdas. Após chegar ao átrio o sangue passa ao VENTRICULO ESQUERDO, através da VÁLVULA MITRAL.

O sintoma mais clássico do infarto é uma dor opressiva na região do tórax, com uma pressão forte no peito, dor nos ombros, braços, queixo e até abdômen. É possível haver ainda suor frio e falta de ar. As dores no peito podem ter durações distintas, variando de 4 a 20 minutos, por exemplo.

O coração dói, e qualquer queixa de dor súbita desde o umbigo até ao maxilar inferior e desde a parte anterior do tórax até às costas, incluindo os dois braços, pode corresponder à apresentação clínica do enfarte do miocárdio.

A pontada no coração pode não ter relação com o coração, e precisa ser investigada por um médico. Pontada no coração, em geral, é associada com infarto. Mas isso não é totalmente verdadeiro, já que existem várias condições que podem levar a esse sintoma e algumas não têm relação específica com o coração.

Anomalia conhecida como "situs inversus totalis" ocorre em uma a cada 10 mil pessoas.

A síndrome de Kartagener é um subgrupo da discinesia ciliar primária, causada por uma doença autossômica re- cessiva rara e apresenta-se na tríade composta por pansinu- site crônica, bronquiectasias e situs inversus com dextrocar- dia2. A incidência desta desordem genética é estimada em 1/25.000 pessoas.

Situs Inversus (também conhecido por situs transversus ou situs oppositus) é uma condição em que alguns órgãos ficam localizados no lado oposto em relação ao local onde eles seriam normalmente encontrados.

O ventrículo direito impulsiona o sangue aos pulmões como uma bomba. A veias pulmonares então conduzem o sangue oxigenado de volta ao lado esquerdo do coração, onde primeiro chega ao átrio esquerdo e depois vai para o ventrículo esquerdo, de onde é bombeado para a artéria aorta.

Valvas presentes no coração impedem o refluxo de sangue. Não há comunicação entre os lados esquerdo e direito, sendo observada a circulação de sangue rico em gás carbônico do lado direito e a de sangue rico em oxigênio do lado esquerdo.