É possível ter o celular hackeado?

Perguntado por: ameireles3 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Há várias maneiras do seu telefone ser hackeado e múltiplas vulnerabilidades que os criminosos cibernéticos usam para obter acesso ao seu dispositivo. Alguns métodos são mais comuns que outros, então você deve estar sempre atento, pois isso pode acontecer quando menos se espera.

Se os seus hábitos de uso permaneceram os mesmos, mas a bateria está se esgotando mais do que o normal, preste atenção. Não importa o quanto você carregue, isso pode ser um sinal de que seu iPhone ou Android foi hackeado. O spyware está ativo o tempo todo, então ele usa muita energia e esgota a bateria no processo.

Os dígitos funcionam tanto no sistema operacional Android quanto no iOS. A primeira indicação é pela discagem da sequência *#21#, que abre uma tela com diferentes informações relacionadas ao desvio de informações; a ideia do alerta é que, caso tudo esteja desativado, o celular não está sendo espionado.

Um dos sinais mais claros de que alguém pode ter invadido seu aparelho (ou de que há outra ameaça nele) é a aparição de pop-ups e anúncios enquanto você utiliza o celular. É comum receber mensagens de origem desconhecida, as quais requisitam permissões ou pedem para que você faça a instalação de algum arquivo.

Fique atento: Observe se o seu telefone está esquentando além do comum, ou se a bateria está descarregando de forma repentina; confira se os alertas e notificações recebidas estão abrindo de forma automática, sem que você tenha dado algum comando ou visualizado as mensagens previamente.

Smartphones. Alguns sinais no seu telefone podem ser indícios de que ele esteja hackeado. Consumo maior de dados, superaquecimento e mensagens que você não reconhece podem ser resultado de uma espionagem.

Por Tech Tudo

  1. Verifique as atividades da sua conta. A principal dica para descobrir se seu WhatsApp foi clonado é estar sempre de olho. ...
  2. Confira as sessões ativas. ...
  3. Atente-se a aplicativos espiões.

Outros pontos de atenção. Uma outra maneira de identificar se o seu WhatsApp está sendo acessado por outra pessoa é a verificação de mensagens estranhas na ferramenta, que não foram enviadas por você, nesse caso, desconfie! Outra situação para ficar de olho é o WhatsApp Web.

Sua conta foi acessada em outro aparelho (WhatsApp Web)
O que é possível fazer, segundo recomendação oficial dos desenvolvedores, é acessar a aba do WhatsApp Web, em seu smartphone, e verificar as seções ativas que possuem acesso às suas conversas.

Alguns segundos ou milhões de anos separam o tempo em que um hacker pode conseguir descobrir a sua senha. Tudo isso depende de quão forte ela é. Senhas tradicionais com sequências de números seriam quebradas quase que instantaneamente.

A estratégia mais comum para hackear esses perfis é o “phishing” ou engenharia social. Os criminosos enviam uma mensagem para o Instagram, Whatsapp ou email da vítima com ofertas ou prêmios. Quando o usuário clica no link da mensagem, um programa malicioso fornece ao hacker acesso aos dados da vítima.

Contas do WhatsApp estão sendo roubadas através do truque de encaminhamento de chamadas. Para obter o acesso à conta pessoal, lista de contatos e mensagens da vítima, os hackers (invasor) estão utilizando o serviço automatizado de encaminhamento de chamadas das operadoras para um número de telefone diferente.

A resposta tecnicamente correta para sua pergunta é "não" – não há como invadir a câmera sem um aplicativo, porque o hacker precisa de um código que programe o celular para essa finalidade.

Para descobrir se alguém está monitorando suas conversas por meio dessa função, abra o aplicativo, vá até as Configurações/Ajustes e selecione WhatsApp Web. Se estiverem usando o seu WhatsApp, aparecerá o nome do dispositivo no qual ele está conectado.