É possível ter nanismo e gigantismo?

Perguntado por: ecordoba . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Além de ser o único caso registrado de alguém com nanismo e gigantismo, o homem ficou conhecido como uma das primeiras pessoas a se submeter à cirurgia da glândula pituitária, algo de imenso valor para a área médica e para o estudo do gigantismo.

Em medicina, o gigantismo é uma enfermidade hormonal causada pela excessiva secreção do hormônio do crescimento durante a idade do crescimento; se ocorrer na fase adulta é denominada de acromegalia. Os indivíduos que sofrem desta doença alcançam estaturas entre 2,30 m e 2,75 m.

O gigantismo ou acromegalia, são causados pelo excesso da produção de GH trás diversos problemas a saúde e psicológico, tais como: exclusão social, espessamento da pele, alterações respiratórias e cardiovasculares, hipertensão e diabetes.

Anões possuem uma sobrevida bem maior que a dos humanos, atingindo a idade adulta por volta dos 70 anos e chegando facilmente até os 350 anos. Um anão mede entre 1,30 a 1,50 metros, e pesa entre 50 e 70 quilos.

A taxa de mortalidade de uma pessoa com nanismo é duas vezes maior e a expectativa de vida média é diminuída em dez anos5 em relação à população geral. Não existe, até o momento, tratamento para a doença, a não ser ações pontuais focadas nos sintomas.

Tal descrição pertence ao anão mais bonito do mundo. Quem garante este título de beleza é o próprio Google. Basta digitar a expressão no tradicional campo de buscas e, logo de cara, surgem as fotos de Mateus Lucas Baptistella, de 29 anos. Natural de Pirajuí, ele adotou Bauru como a sua cidade do coração.

Esta pequena é a Rafaela Sousa de 33 anos. Ela trabalha com Educação à Distância, mora no Distrito Federal e tem 71 cm. Dois a menos que Camila. Tem Displasia Diastrófica, um tipo raro de nanismo, e foi exatamente sobre seu dia a dia com baixa estatura que resolveu publicar em seu canal.

Chandra Bahadur Dangi

Qual é o menor anão do mundo? Com 54,6cm de altura, o nepalês Chandra Bahadur Dangi acaba de ser reconhecido pelo Guiness. O Guiness confirmou que Chandra Bahadur Dangi, com 54,6cm de altura, é o homem mais baixinho do mundo.

“Várias alterações podem atrapalhar o crescimento de uma criança. Distúrbios metabólicos, alterações hormonais, desnutrição, atividades físicas inadequadas, lesões das cartilagens de crescimento pós trauma ou infecções são algumas delas”, explica.

– demora para começar a caminhar, o que pode ocorrer entre os 18 e os 24 meses de idade. Os homens adultos chegam a uma altura máxima de 1,45 metro e as mulheres não alcançam 1,40 metro, em média.

Mãos e pés são muito grandes, assim como os dedos dos pés, além de grossos; a mandíbula e a testa se tornam proeminentes e as demais características faciais se tornam grosseiras. As crianças com gigantismo também podem ter nariz achatado e cabeça , lábios ou línguas grandes.

Além da deficiência do GH, o distúrbio de crescimento também pode estar associado às doenças que afetam a tireoide, o coração, o intestino e os rins. Ainda existem os distúrbios genéticos, que podem afetar o desenvolvimento desde a fase intrauterina até a quase adulta.

Em alguns casos, a criança herda a acondroplasia de um dos pais com o transtorno, mas a maioria dos casos – cerca de 80% – é causada por uma nova mutação na família. Isso significa que os pais são de estatura média e não têm o gene anormal.

Ele está contente com o resultado, cresce uma média de quatro centímetros a cada seis meses.