É possível ter miopia em um olho só?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Embora seja incomum, uma pessoa pode realmente ter miopia em um olho e hipermetropia no outro. Há dois termos médicos usados para descrever essa condição: anisometropia e antimetropia. A anisometropia é a condição em que os dois olhos têm potências (grau) refracionais (flexão de luz) significativamente diferentes.

A variação do grau dos olhos ou do grau de refração, pode ocorrer por diferentes fatores: estado emocional do paciente, alterações em sua glicemia, fadiga física ou mental, interação do paciente com o médico durante a parte subjetiva do exame, alterações de contração do músculo ciliar, entre outros.

A miopia ocorre quando a córnea é curva demais ou, mais comumente, quando o olho é mais longo do que o normal. Em vez de estar focado justamente na retina, a luz é focalizada na frente desta, resultando em uma aparência borrada para objetos distantes.

Miopia leve: -0,25 graus a -3 graus. Miopia moderada: -3,25 graus a -6 graus. Miopia grave ou alta: maior que -6 graus.

A miopia causa problemas não só devido aos danos à retina, mas também pode aumentar o risco de catarata e glaucoma. Por isso, em casos extremos e malcuidados, existe a possibilidade de a miopia levar à cegueira.

Visão monocular é o termo utilizado para pessoas que só enxergam com um dos olhos, independente do motivo. A lei permite que pessoas com visão monocular conduzam veículos das categorias “A” e “B”, vetando, portanto, a condução de ônibus, caminhões e carretas.

“Quando se aperta o olho, a musculatura ao redor dele achata a córnea”, explica o oftalmologista Cláudio Lottenberg, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. “Isso muda o formato da lente e o desvio que ela causa na luz, fazendo a imagem se formar no lugar certo”.

§ 2º Considera-se baixa visão ou visão subnormal, quando o valor da acuidade visual corrigida no melhor olho é menor do que 0,3 e maior ou igual a 0,05 ou seu campo visual é menor do que 20º no melhor olho com a melhor correção óptica (categorias 1 e 2 de graus de comprometimento visual do CID 10) e considera-se ...

O grau da miopia pode aumentar? As pessoas que têm miopia podem apresentar um grau baixo, geralmente até 3 graus de miopia; um grau médio, de 3 a 6 graus de miopia; e grau alto, acima de 6 graus. Estes podem sim aumentar com o avançar do tempo, conforme algumas variáveis.

Ou seja, é possivel ter 20 graus de miopia e ter 100% de visão ou não ter grau nenhum e ser cego. Converse com seu médico Oftalmologista.

Nesse sentido, quem tem miopia enxerga os objetos de longe de maneira embaçada, além de apresentar visão turva.

Sim, a alta miopia (mais que 5 graus) pode levar a perda da visão por descolamento de retina e alterações maculares. O exame oftalmológico de rotina deve ser realizado pelo menos uma vez ao ano preventivamente. Mesmo se o seu grau não aumente pois, o seu oftalmologista deve fazer o mapeamento de retina anualmente.

O principal sinal de que a pessoa tem miopia é, de fato, a dificuldade para enxergar objetos distantes. Mas existem outros sintomas que aparecem como consequência do esforço que os olhos fazem para focar imagens. Por isso, é comum que os pacientes pisquem excessivamente ou sintam tensão ocular.

Além disso, o uso de aparelhos eletrônicos próximos aos olhos contribui para um esforço excessivo de acomodação ocular. Isso porque o músculo dos nossos olhos, que trabalha como uma espécie de zoom para a captura da imagem precisa fazer esse trabalho de maneira repetitiva, o que pode proporcionar o início da miopia.

Até o momento, não temos estudos que comprovem ou apoiem a eficácia da ideia de que exercícios desaceleram a miopia ou reduzem seus sintomas. Nesse sentido, essa prática não é capaz de mudar os formatos dos olhos ou aumentar a sensibilidade da visão no caso de erros de refração.

Entre os principais efeitos nocivos provocados pela exposição frequente às telas de dispositivos eletrônicos está a sensação de embaçamento dos olhos, chamada de falsa miopia. Nesses casos, as imagens ficam borradas e os olhos mais secos.

A miopia em geral não regride, diferentemente da hipermetropia, que pode regredir nos pacientes mais jovens.

Não usar óculos piora a miopia
O que acontece nesse caso é que essa é uma doença progressiva. Ou seja, ela continua evoluindo durante um tempo até que se estabilize. Esse movimento natural pode ser confundido com uma consequência do mau uso de óculos.

Cirurgia a laser nos olhos
Para adultos, a miopia pode ser revertida com cirurgia refrativa, também chamada de cirurgia ocular a laser.

A cirurgia refrativa corneana é indicada a partir de 18 anos, pois é a partir dessa idade que costuma ocorrer a estabilização do grau. Em alguns casos é recomendado aguardar até completar 21 anos.

A visão monocular é caracterizada pela capacidade da pessoa conseguir enxergar através apenas de um olho e com isso tem noção de profundidade limitada e redução de campo periférico. Geralmente, ela percebe que está enxergando com um dos olhos quando cobre o olho saudável enquanto executa alguma atividade diária.