É possível ter lembranças de quando tinha 2 anos?

Perguntado por: iescobar . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 11 votos

Em média, as primeiras memórias que as pessoas podem recordar são de quando elas tinham apenas 2 anos e meio de idade, sugere um novo estudo. As descobertas, publicadas na revista Memory, afastam as conclusões anteriores sobre a idade média das memórias mais antigas serem por volta de um ano.

Um estudo feito na Universidade Memorial de Terra Nova, no Canadá, concluiu que as memórias mais antigas das pessoas são de quando elas tinham 2 anos e meio de idade, em média. O estudo demorou 21 anos para ser feito e levou também em consideração uma revisão de dados previamente coletados.

Crie o hábito de escrever em um diário para ajudar compreender as suas memórias melhor.

  1. Ler seu diário também pode ajudar a juntar as peças de como as coisas aconteceram.
  2. Escrever muitas vezes ajuda a liberar os pensamentos ou memórias que estavam escondidos no cérebro.

Gritos, birras e choros incessantes passam a fazer parte do seu comportamento. Essa fase é chamada pelos pais e pediatras de “crise dos 2 anos” ou “terrible two” (“terrível dois”, em tradução livre). Ela não é mito e faz parte do desenvolvimento do bebê. Nessa hora, é necessária uma boa dose de paciência dos pais.

Traumas psicológicos ou o trauma infantil são compilados de acontecimentos que acabam gerando desconforto na criança, mas também deixam cicatrizes profundas na sua mente.

Por exemplo, aos 6 meses de idade o bebê recorda-se de ações por 24 horas, mas não por 48 horas; aos 9 meses de idade, por um mês, mas não por três meses; e aos 20 meses de idade, por períodos que chegam a um ano.

Humanos começam a escutar sons quando ainda estão no útero, com cerca de 27 semanas de gestação. Porém, nunca ficou claro se esse processo auxilia o bebê a moldar sua própria percepção e desenvolvimento de linguagem, durante a infância. Agora, pesquisas revelam que há indícios de que isso aconteça.

Com um ano, a memória se desenvolve lentamente, a informação que recebe provoca sensações. Começam a ter uma linguagem ou sons mais eficazes para apontar e mostrar o que quer. Pode fazer onomatopeia relacionando com os sons que conhece.

De acordo com o cientista, se gravássemos ininterruptamente um sinal de TV em uma câmera digital, o aparelho teria que gravar continuamente por mais de 300 anos para preencher 2,5 petabytes.

Tipos de Memória: Descubra quais são e como funcionam

  • Tipos de memória. ...
  • Memória sensorial. ...
  • Memória de trabalho. ...
  • Memória de curto prazo. ...
  • Memória de longo prazo. ...
  • Levando seus tratamentos para um próximo patamar.

Segundo o artigo da Neurocase, as principais características da hipertimesia são a capacidade de "passar uma quantidade anormal de tempo pensando no passado" e "de lembrar eventos específicos do próprio passado".

Lembrança Obsessiva: é uma ideia fixa, ou representação prevalente, manifesta-se com o surgimento espontâneo de imagens mnêmicas ou conteúdos ideativos do passado que, uma vez instalados na consciência, não podem ser repelidos voluntariamente pelo paciente.

Segundo o que apontam os psicólogos, um dos motivos mais comuns para uma pessoa se sentir conectada ao passado é por alguma cicatriz emocional que ainda está aberta, ou por uma sensação – muitas vezes ilusória – de algo que pode não ter sido concluído da maneira que ela acha que deveria.

Crise dos 3 anos de idade
Mesmo que alguns traços de birra e teimosia permaneçam, aos 3 anos é mais fácil estabelecer um diálogo com a criança. Nessa etapa eles entendem o que pode ou não ser feito, além de já saberem qual tipo de comportamento é adequado para cada ocasião.

Do nascimento até completar 6 anos. Essa é a primeira infância. É a janela em que experiências, descobertas e afeto são levados para o resto da vida.