É possível ter furacão no Brasil?

Perguntado por: acaldeira7 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

O Atlântico Sul não apresenta temperaturas maiores que 26ºC próximo à costa brasileira, o que impede a ocorrência de furacão. No Brasil, as massas de água oceânicas não apresentam temperaturas maiores que 26ºC, sendo essas registradas especialmente na Região Nordeste do país.

Enquanto nos Estados Unidos são comuns tornados com ventos de mais de 300 km/h, aqui a maioria deles não supera 200 km/h. Graças a um relevo menos plano, os tornados no Brasil também não avançam muito, durando apenas minutos e não horas.

Ciclone ou Furacão Catarina foi um ciclone tropical do Atlântico Sul extremamente raro, sendo a única tempestade já registrada com força de furacão nessa região Oceano Atlântico.

Do ponto de vista econômico, o Furacão Katrina, que atingiu os EUA em 2005, lidera a lista. Quando se trata do número de mortos, contudo, um furacão que atingiu o Mar do Caribe em 1780 e ceifou 22 mil vidas, fica em primeiro lugar.

Respondendo à pergunta do título, então, até agora não há notícias de que o Ciclone Yakecan possa atingir o Nordeste do Brasil.

A previsão é que o ciclone se forme na costa paranaense e catarinense e de São Paulo e provoque rajadas de vento e chuvas nos três Estados ao longo da quarta-feira, sobretudo em cidades litorâneas.

As pancadas de chuva vão se estender até o final da quinta, em Minas Gerais, para áreas do Triângulo Mineiro, no Oeste, e no Sul de Minas. A instabilidade atingirá ainda no fim do dia localidades mais próximas de São Paulo no Rio de Janeiro, como na região da Costa Verde.

Um tornado atingiu o município de Sangão, em Santa Catarina, nesta sexta-feira (13). Rajadas de vento, acompanhadas de um temporal, chegaram a tombar um caminhão na região do distrito de Morro Grande. As imagens do fenômeno foram compartilhadas nas redes sociais por moradores e impressionam.

O Furacão sabe que não terá vida fácil em 2023, principalmente depois da subida de patamar de alguns clubes da Série A com as chegadas das SAFs - exemplos de Cruzeiro, Bahia e Vasco, que subiram da B e têm se reforçado bastante.

Afaste-se de janelas, claraboias e portas de vidro. O maior risco em um furacão é o de detritos voando ou de vidro quebrado. Para se proteger ainda mais, procure deitar no chão abaixo de algo resistente, como uma mesa. A água e a energia elétrica representam risco de eletrocussão durante um furacão.

315 km/h

Haiyan tocou terra inicialmente em Guiuan, província de Samar Oriental às 20:45 UTC trazendo consigo ventos máximos de 315 km/h, o mais forte já registrado na história.

Furacões são um tipo de ciclone tropical formado por um centro de baixa pressão atmosférica. A formação de um furacão acontece em zonas oceânicas onde há elevada temperatura da água e forte alteração dos ventos, gerando grandes tempestades.

O número de mortos causado pelo grande furacão de 1780 excedeu todas as mortes causadas por furacões em toda aquela década, sendo substancialmente maior do que o segundo furacão atlântico mais mortífero da história registrada, o furacão Mitch.

Um furacão considerado categoria 1 é o mais fraco, e causa pequenos danos materiais, e o de categoria 5, o mais forte, com ventos que ultrapassam os 249 km/h, pode destruir tudo o que estiver pelo seu caminho.

O olho do furacão é o responsável pela velocidade extremamente alta dos ventos. Há momentos onde as faixa de chuva são tão fortes que elas criam um segundo olho dentro do ciclone. À medida que o segundo olho avança, ele engole o primeiro.

O maior tornado já registrado nos Estados Unidos ocorreu em 1925. Chamado de Tornado de Três Estados, ele percorreu 352 quilômetros, atravessando os estados do Missouri, Illinois e Indiana. Ao todo, 695 pessoas morreram e mais de 2 mil ficaram feridas.

A temporada começou oficialmente em 1º de novembro de 2021 e terminou em 30 de abril de 2022; no entanto, um ciclone tropical pode se formar a qualquer momento entre 1 de julho de 2021 e 30 de junho de 2022 e contará para o total da temporada.