É possível ter folículo e não ovular?

Perguntado por: amarinho . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 9 votos

Uma mulher que costuma ficar sem menstruar por meses, sem qualquer previsibilidade de quando terá uma nova menstruação, pode ter ciclos anovulatórios (sem ovulação). No entanto, mesmo que uma mulher não menstrue, ela pode ovular. Os folículos primordiais podem existir — apenas não estão conseguindo amadurecer.

Um aumento nos níveis de LH no sangue pode prever quando o folículo (bolsa onde o óvulo amadurece) está maduro e pronto para a ovulação. Porque LH é liberado em pulsos ou rajadas curtas, o pico de LH nem sempre é encontrado por um exame de sangue ou urina único.

Tanto o anticoncepcional oral quanto o anticoncepcional do tipo implante impedem a ovulação. Os dois produtos são responsáveis pela liberação de hormônios que restringem a liberação dos óvulos pelos ovários. O desequilíbrio hormonal é um fator preponderante na ausência da ovulação.

As células do óvulo passam a estimular a secreção de progesterona, e ai os níveis hormonais pós período fértil são absolutamente normais aos olhos clínicos. O motivo para esse não rompimento não é específico.

Ela ocorre quando o óvulo não é liberado pelo ovário, indicando algum tipo de distúrbio, principalmente hormonal. Quando a anovulação acontece, os hormônios por algum motivo falharam e não estiveram em níveis adequados para desencadear a ovulação. Sem ovulação, a mulher não consegue engravidar.

A menstruação é o resultado de uma ovulação não fecundada. Se a mulher não ovulou, significa que não houve as alterações hormonais que estimulam a proliferação do endométrio. Portanto, se a mulher não ovula, ela não menstrua.

Uma mulher que costuma ficar sem menstruar por meses, sem qualquer previsibilidade de quando terá uma nova menstruação, pode ter ciclos anovulatórios (sem ovulação). No entanto, mesmo que uma mulher não menstrue, ela pode ovular. Os folículos primordiais podem existir — apenas não estão conseguindo amadurecer.

Caso seja um problema na ovulação, é possível prescrever medicamentos como citrato de clomifeno ou gonadotrofinas, que estimulam a liberação do óvulo e aumentam as chances de gravidez. Evidentemente, esse tipo de tratamento só pode ser realizado com orientação médica e jamais deve ser aplicado por conta própria.

A liberação do óvulo do folículo, ocorre cerca de 24 horas depois (10 a 12 horas após o pico de LH) (13, 17). O folículo utiliza enzimas para degradar a sua própria parede e formar uma abertura, permitindo que o óvulo saia do seu interior (18).

Neste sentido, durante a ovulação que acontece em cada ciclo menstrual, o folículo se desenvolve e libera apenas um óvulo. Por isso, antes de uma punção folicular realiza-se a estimulação ovariana para que um número maior de folículos se desenvolva, garantindo uma maior quantidade de óvulos maduros no mesmo ciclo.

Os folículos são estruturas que ficam nos ovários e abrigam os óvulos. Eles se desenvolvem durante o ciclo menstrual. Em cada ciclo um folículo amadurece, rompe e libera o óvulo que está no seu interior. Entretanto, conforme o tempo passa, eles atresiam e as chances de uma gravidez reduzem.

Recomenda-se o uso de leite de soja, carne de soja e qualquer outra preparação. Além disso, a soja ajuda no sistema hormonal como um todo. Auxilia até mesmo no equilíbrio de progesterona, testosterona e hormônios ligados à fertilidade.

A menstruação regular demostra que a mulher está produzindo hormônios, porém nem sempre isso significa que a ovulação ocorreu. Ciclos de menstruação sem ovulação podem acontecer, prova disso é que 35% das mulheres em algum momento de sua vida terão ciclos de anovulação, ou seja, com ausência de ovulação.

Portanto, o período fértil são os 4 dias que antecedem a ovulação, sendo os dois últimos os com maior chance de alcançar uma gravidez. Há quem prescreva um medicamento para “fazer o folículo romper”: chorimon® ou ovidrel® (hcg).

Após atingir o tamanho ideal, ele recebe um estímulo do Hormônio Luteiniziante (LH) que faz a ruptura desse folículo e libera então o óvulo.

Anovulação é o termo utilizado para definir a ausência de ovulação e geralmente é um problema causado por irregularidades menstruais, caracterizadas por ciclos mais longos do que o normal, com maior ou menor quantidade de fluxo ou inexistência de fluxo (amenorreia).

Continuando a falar do corrimento clara de ovo, logo após o período menstrual, a produção de muco cervical está em seus níveis mais baixos. Mas conforme a ovulação se aproxima, mais ou menos na metade do ciclo, a quantidade aumenta e você deverá sentir a ppk mais úmida.

Como saber se eu estou ovulando?

  1. Sinais da ovulação:
  2. Leve dor na zona ovariana:
  3. Abundância de muco vaginal:
  4. Mais sensibilidade nos peitos:
  5. A temperatura corporal aumenta:
  6. Maior desejo sexual e mais energia em geral:

Como saber se sou infértil? Cientificamente, a única forma de afirmar que um casal é fértil é se obtiver gravidez espontânea em menos de um ano de tentativas, recordando que 30% do casais inférteis são diagnosticados com infertilidade sem causa aparente se todos os exames são normais.