É possível ter elasticidade depois dos 30 anos?

Perguntado por: mramos . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.3 / 5 12 votos

É possível sim ganhar alongamento em qualquer idade.

Uma boa flexibilidade pode ser conquistada por meio de atividades simples. Dentro das rotinas de treinamento, os exercícios de alongamento têm como finalidade ajudar na prevenção de lesões e promover um ganho de força.

Como ser mais flexível? Manter o corpo hidratado, consumir alimentos ricos em nutrientes e praticar atividade física regularmente é essencial para manter o corpo flexível. Além disso, existem alguns exercícios específicos que contribuem para dar amplitude aos movimentos.

Muitas vezes, não realizar alongamentos frequentemente é o que torna alguém pouco elástico. Mas existe também o componente genético, que faz com que algumas pessoas sejam menos ou mais flexíveis do que outras.

As flexões também são boas opções para quem quer saber como ser flexível. Um dos tipos utilizados para isso é a flexão coxo-femural. Para realizar, você deve deitar de costas no chão e elevar sua perna direita. Em seguida, segure com as duas mãos abaixo do joelho e puxe a perna em direção ao peito.

Adultos saudáveis devem fazer exercícios de flexibilidade (alongamento, yoga, tai-chi) para todos os principais grupos musculares e tendões – pescoço, ombros, tórax, tronco, coluna lombar, quadris, pernas e tornozelos – pelo menos duas a três vezes por semana.

Uma pessoa flexível, por exemplo, consegue se adaptar de maneira fácil a diferentes ambientes, atividades ou situações. Atualmente, principalmente em alguns setores profissionais, ter a capacidade de ser flexível é uma vantagem para os indivíduos que precisam desempenhar funções multifacetadas e diversificadas.

Os treinos de alongamento, para melhoria da flexibilidade, devem ser feitos no mínimo três vezes por semana, mas não há contraindicação caso você queira realizar todos os dias, em casa, no trabalho, na academia…

Existem fatores que podem influenciar o grau de flexibilidade, como a capacidade de distensão da pele, ligamentos, tendões e cápsula articular. Elementos endógenos como idade, sexo, individualidade biológica, condição física, respiração e concentração, também alteram o nível de flexibilidade das pessoas.

O Pilates é uma das melhores atividades físicas para trabalhar a flexibilidade. Todos os seus exercícios têm foco no fortalecimento muscular e na respiração, dois fatores ligados à flexibilidade. Os exercícios de força e alongamentos são essenciais na busca por mais flexibilidade.

O que fazer para melhorar a flexibilidade corporal?

  1. Alongue-se. Para manter uma boa movimentação dos membros e melhorar a sua flexibilidade é indispensável se alongar. ...
  2. Respire corretamente. Você sabia que a respiração correta é uma grande aliada da flexibilidade corporal? ...
  3. Beba água.

Jaspreet Singh Kalra, um indiano de 15 anos, é capaz de fazer movimentos inacreditáveis graças à flexibilidade do seu corpo. Ele consegue se curvar para trás, encostando a parte de trás da cabeça na parte de trás do joelho, fazer "abdominais invertidos", além de girar a cabeça 180º.

Turibio explica que o alongamento de um determinado grupo muscular deve ter a duração mínima de 15 segundos e a duração máxima de 45 segundos. Menos do que 15 segundos não trará efeito e mais do que 45 segundos pode prejudicar o desempenho muscular em atividades realizadas imediatamente após alongar.

Embora seja comum sentir alguma tensão ao alongar um músculo, você nunca deve sentir dor. Se a área que você está alongando começar a doer ou formigar, pare o alongamento até não sentir um desconforto além do comum. Ao invés de forçar o alongamento além do confortável, tente diminuir a intensidade.

Em pé, abra as pernas na largura do quadril e deixe os pés apontados para fora. Desça o tronco e apoie as duas mãos no chão (tente manter a coluna ereta o máximo que conseguir). Vá abrindo as pernas aos poucos, e pare quando você atingir o seu máximo. Mantenha a posição por 30 segundos.

Alongamento com avanço
Dobre a perna direita em direção ao lado direito e deixe a perna esquerda estendida e reta, alongando a parte interna da coxa esquerda. Segure a posição por 30 segundos, tomando cuidado para não balançar o corpo e lembre-se de realizar o alongamento com cautela.